
Quem é fã sabe que Woody Allen teve em "Vicky Cristina Barcelona" seu primeiro longa ambientado em terras espanholas, onde adotou um estilo completamente diferente daquele que caracterizou grande parte de seus filmes. Mas você sabia que antes de receber subsídios da cidade de Barcelona, o roteiro originalmente trazia São Francisco como pano de fundo? E que Penélope Cruz não foi a primeira estrela a receber um Oscar de melhor atriz coadjuvante por uma obra de Woody? Confira essas e mais curiosidades sobre "Vicky Cristina Barcelona" na lista abaixo:
1. Ídolo
Para que Woody Allen filmasse em Barcelona, a cidade ofereceu quase dois milhões de euros como incentivo para a produção do filme, cerca de 10% do orçamento. Woody aceitou a proposta e adaptou um de seus roteiros, cuja trama se passaria em São Francisco, para uma história ambientada na Espanha, e assim surgiu "Vicky Cristina Barcelona". O cineasta nova-iorquino é tão querido no país que em Oviedo, cidade que também está no filme, existe uma estátua em homenagem a ele.
2. Participação marcante

Sabia que Penélope Cruz aparece durante apenas 41 minutos do filme? Sim! Mas mesmo em pouco mais de meia hora de participação, sua performance como a louca e passional Maria Elena acabou rendendo a Penélope o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Aliás, essa não é a primeira vez em que atrizes de um filme de Woody Allen levam a estatueta da Academia. Dianne Wiest levou o prêmio duas vezes, por "Hannah e Suas Irmãs" e "Tiros na Broadway", e Mira Sorvino foi premiada por "Poderosa Afrodite".
3. Parceria

Este é o terceiro filme em que Scarlett Johansson trabalha com o diretor. A atriz, que é considerada uma das novas musas de Woody (posto que já foi ocupado por Mia Farrow e Diane Keaton) esteve nos longas "Match Point" and "Scoop", ambos filmados na Inglaterra. Woody Allen já tinha Scarlett em mente quando escreveu a personagem Cristina, assim como Javier Barden, que foi a primeira e única escolha para o papel de Juan Antonio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário