segunda-feira, 5 de abril de 2010

Escrito nas Estrelas: Saiba todos os detalhes do visual dos personagens

Umas das principais regras da figurinista da nova novela das 18h da Rede Globo, Escrito nas Estrelas, Natalia Duran, é não ter regras. Em seu trabalho, ela procura se guiar pelo texto, mas evita “engessar” um guarda-roupa com um tipo específico de peça. Busca o que é simples e realista:


- Cada dia as pessoas estão de um jeito, a não ser que seja uma roupa relacionada a uma profissão, um uniforme de governanta, por exemplo. Mas não costumo trabalhar pensando ‘tal personagem jamais usaria uma calça jeans’. Se vestir e ficar bom, pode usar, sim.

Isso permite que a equipe de figurino eleja um personagem e ouse bastante na composição dele. No caso de Escritos nas Estrelas, uma das escolhidas foi Beatriz (Débora Falabella). Fútil e mimada, é quem está mais vinculada ao universo da moda, o que permite brincar bastante com as tendências. É nela que a figurinista está apostando suas fichas:

- Acho que o figurino da Beatriz vai fazer sucesso; as composições estão bem interessantes e até divertidas. Nós nos inspiramos em modelos que estão em alta, como Alice Dellal e Lizzy Jagger, que recentemente posaram para um catálogo de joias, com atitude bem rock and roll e irreverência.

Para a vilã da novela, isso se traduz em cinturas mais altas e marcadas; correntes e elementos metálicos, como fivelas, tachas e zíperes; além de calças leggings em tecido vinil ou cirrê. O look também conta com um corte de cabelo moderno, picotado na altura do ombro, e com um tom loiro ruivo. A personagem ainda tem um aplique de rabo de cavalo comprido para lançar mão dele em uma festa. A supervisora de caracterização da novela, Valeria Toth conta mais detalhes:

- A bolsa de maquiagem da Beatriz é uma caixa de brinquedo, com direito a sombras prateadas ou com brilho. Sua marca registrada é o olho preto esfumaçado. É o tipo de menina que acorda e vai para o espelho se maquiar antes de sair do quarto. No dia a dia, ela usa um gloss cor de boca, mas também tem batons bem legais.

No extremo oposto, está a heroína da novela, Viviane (Nathalia Dill), que, apesar de linda, é pouco vaidosa, em função das circunstâncias da sua vida. O cabelo de Nathalia foi escurecido e as pontas foram picotadas para dar mais volume e render um jeito mais amassado e despenteado. A personagem quase não usa maquiagem, a não ser o tom mais bronzeado da pele em função dos bicos que faz passeando com cachorros e entregando os panfletos de Madame Gilda (Jandira Martini). A roupa das cenas iniciais também é bem simples: camiseta e calça jeans larga, um tanto envelhecidas pelo uso.

Viviane (Nathalia Dill) passará por uma primeira transformação através das mãos de Gilmar (Alexandre Nero), orientado pela personal beauty, Leninha (Maria Clara Mattos). Neste momento, os cabelos estarão mais escovados e com mechas mais claras nas laterais à meia altura, para iluminar o rosto, além de um rímel completando o visual. A figurinista completa:

- Teremos mais surpresas adiante, quando entraremos com cores quentes no visual dela. O vermelho e o rosa, por exemplo, ficam ótimos na Nathalia.

Para Mariana (Carol Castro), toda composição foi pensada para conferir um ar jovem, de uma estudante de psicologia. O corte de cabelo é com franja, luzes nas pontas e um ondulado natural, enquanto o guarda-roupa é repleto de batinhas, coletes e sandálias rasteiras. Outras atrizes que encararam mudanças no visual foram Giovanna Ewbank e Carolina Casting, que interpretam Suely e Judite, respectivamente. Giovanna está com fios bem lisos e mais loiros e Carolina ostenta um visual bem moderno: corte picotado curto em tom loiro, quase platinado.

Outra curiosidade na caracterização dos personagens de Escrito nas Estrelas é a quantidade de perucas e apliques que a equipe está usando. Além do rabo de cavalo eventualmente usado por Débora Falabella, Walderez de Barros, Suzana Faini, Marina Ruy Barbosa e Alexandre Rodrigues estão muito orgulhosos com seus novos fios. Valeria conta que os atores trouxeram sugestões:

- Gosto de trabalhar dividindo ideias com os atores. Dessa vez foi engraçado porque tanto a Walderez quanto a Suzana trouxeram a sugestão de usar peruca. No início fomos um pouco resistentes, mas depois incorporamos mesmo, porque ficou ótimo.

No caso de Antonia (Suzana Faini), é uma discreta peruca grisalha, que passa despercebida como cabelo natural. Para Zenilda (Walderez de Barros), uma vaidosa senhora de Copacabana louca para arranjar um pretendente, há várias perucas disponíveis, para desfilar a seu bel-prazer: uma castanha com franjinha e corte Chanel; outra preta com penteado em gomos, mais “senhora”; uma ruiva com penteado alto e para trás, sustentado com muito laquê; e ainda uma castanha com mechas loiras, meio acinzentadas. A supervisora de caracterização finaliza:

- Nesse time ainda temos o Alexandre, que adorou o discreto black power que estamos usando no Seth, e a Marina, que também está curtindo muito o aplique de dread locks com fios castanho, loiro e ruivo, que preparamos para a Vanessa.

Nenhum comentário: