
Além dos cinco episódios da série, o DVD traz cenas inéditas para o público que acompanhou a atração na TV. Os extras mostram trechos de oficinas teóricas que fizeram parte do processo de criação, ministradas por profissionais de áreas diversas que levantaram temas centrais do contexto da obra.
Dentre os depoimentos, a psicanalista Maria Rita Kehl discorre sobre o universo feminino, a força da personagem Capitu no imaginário masculino, uma personagem construída pela fantasia de um homem ciumento; o jornalista e escritor Daniel Piza faz uma análise sobre Bentinho, sobre sua falta de coragem mesmo diante de uma traição; e o ensaísta Gustavo Bernardo lembra uma frase do livro - ”Deus é o poeta, mas a música é de Satanás” – que mostra a postura cética do autor.
'Making of' da microssérie tem depoimentos de Luiz Fernando Carvalho
No 'making of' da microssérie, o diretor Luiz Fernando Carvalho conta como foi todo o processo de construção da obra.
- Costumo dizer que não acredito em adaptações. Elas são um achatamento da obra, um assassinato do texto original. Defino este trabalho como uma aproximação -, afirma.
Os ensaios e entrevistas com nomes do elenco também estão no material do DVD. Michel Melamed, Antonio Karnevale e Eliane Giardini falam sobre seus personagens, as questões emocionais tratadas no texto de Machado de Assis e sua atualidade e comentam também a grandiosidade da locação escolhida que serviu de cenário para quase todos os atos da série, o Automóvel Club do Brasil, um antigo palácio, hoje em ruínas, localizado no centro do Rio de Janeiro.
Por fim, há uma cena inédita de Marcolini (Sandro Christopher) e Dom Casmurro (Michel Melamed) dentro de um vagão de trem.
Trilha sonora eclética: do samba ao rock
Uma obra clássica vista sob a ótica de uma ópera-rock. Assim foi pensada a trilha sonora de Capitu, também parceria Som Livre e Globo Marcas. Com faixas que vão da música clássica ao rock internacional, passando pelo samba e o folk, o disco tem composições instrumentais originais de Tim Rescala e Chico Neves, além de canções do grupo Manacá, que tem como vocalista Letícia Persiles, intérprete da jovem Capitu.
A união do clássico ao moderno na leitura da obra de Machado, proposta pelo diretor Luiz Fernando Carvalho, foi acompanhada pela trilha sonora, que traz em sua primeira faixa a música “Quem sabe”, de Carlos Gomes, em uma releitura do grupo Manacá, feita especialmente para a série. Canção que marcou os olhares entre os personagens de Capitu e Bento, “Elephant Gun”, do grupo americano Beirut, também marca presença no disco, que, além da trilha, traz narrações de trechos de “Dom Casmurro” nas vozes dos atores Michel Melamed e Cesar Cardadeiro (intérpretes de Bento) e Letícia Persiles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário