terça-feira, 19 de maio de 2009

LISTA: as mulheres que começaram por baixo, mas deram a volta por cima

Depois de comer o pão que o diabo amassou, elas alcançaram a felicidade

No fim das contas, tudo dá certo. Mas até chegar lá, essas heroínas passaram por poucas e boas. Aqui, uma listinha com 10 guerreiras que deram a volta por cima.

1. Maria do Carmo (Regina Duarte), em Rainha da Sucata

Humilhada pelo playboy Edu (Tony Ramos), seu grande amor na adolescência, Maria do Carmo (Regina Duarte) investe no negócio de ferro-velho do pai e, para a surpresa de todos, enriquece. Mas a felicidade dura pouco e a empresa acada indo à falência. Mas Maria do Carmo (Regina Duarte) resolve começar do zero de novo e ainda conquista o amor verdadeiro de Edu (Tony Ramos). Quanta felicidade!

2. Maria do Carmo (Susana Vieira), em Senhora do Destino

Outra Maria do Carmo que é guerreira. Abandonada pelo marido com cinco filhos, ela ainda tem a mais nova, Lindalva (Carolina Dieckmann), sequestrada por Nazaré (Renata Sorrah). Desolada, perde-se nas ruas do Rio, é confundida com manifestantes e levada presa. Até o fim da trama, acredite: Maria do Carmo (Susana Vieira) se torna uma empresária de sucesso e ainda vira enredo de escola de samba. Isso é que é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

3. Clara (Júlia Lemmertz), em Tudo Novo de Novo

Clara (Júlia Lemmertz) é uma arquiteta com a vida corrida, mas que não desiste de encontrar um grande amor e ser feliz para sempre ao seu lado. Mesmo depois de dois casamentos fracassados, ela recupera a fé no amor quando conhece Miguel (Marco Ricca), mas não é fácil levantar depois de dois tombos seguidos e ainda enfrentar as agruras da vida moderna.

4. Tieta do Agreste (Betty Faria), em Tieta

Ainda jovem, Tieta (Cláudia Ohana) foi escorraçada da cidade e renegada pelo pai conservador Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) que se irrita com o seu comportamento liberal. Humilhada pela família, ela segue para São Paulo e retorna vinte e cinco anos depois, dessa vez interpretada pela atriz Betty Faria, rica e exuberante, decidida a se vingar da família e das pessoas que a maltrataram.

5. Julia (Sônia Braga), em Dancin' Days

Júlia Matos (Sônia Braga) já começa a novela sendo acusada de atropelar e matar um guarda noturno. Acaba sendo condenada a 22 anos de prisão e depois de cumprir metade da pena, consegue sair em liberdade condicional. Ela bem que tenta levar uma vida normal, principalmente dando show na pista da Frenetic dancin' Days, e se livrar do estigma de ex-presidiária, mas só o consegue no último capítulo, quando se reconcilia com a filha e com o seu grande amor, Cacá (Antônio Fagundes).

6. Bebel (Camila Pitanga), em Paraíso Tropical

Tudo que a ambiciosa prostituta Bebel (Camila Pitanga) quer é se dar bem na vida. Mas o primeiro tiro sai pela culatra quando ela se apaixona pelo arrogante empresário Olavo (Wagner Moura). Mesmo apaixonado, ele não assume a desclassificada garota de programa. A virada de Bebel (Camila Pitanga) chega quando ela se envolve com um poderoso e corrupto político e acaba virando celebridade. Das páginas policiais, é verdade, mas ela não está nem aí para esse detalhe.

7. Vitória (Cláudia Abreu), em Belíssima

Ex-garota de rua, Vitória (Cláudia Abreu) é uma mulher alegre, bonita e batalhadora, que sofre com a perseguição da malvada Bia Falcão (Fernanda Montenegro), a avó de seu noivo Pedro (Henri Castelli). Ao longo da trama, Vitória (Cláudia Abreu) sofre muito e chega até a ser presa, acusada por Bia (Fernanda Montenegro) de matar o próprio marido. Mas ela escapa de todas as armadilhas e termina a história feliz, com o patrimônio recuperado, ao lado da filha, do irmão e de um novo amor, o bonitão Gilberto (Marcos Palmeira).

8. Sol (Deborah Secco), em América

Sol (Deborah Secco) passou a infância em uma favela do Rio de Janeiro ouvindo que nos Estados Unidos a vida era boa. Quando cresceu, não pensou duas vezes: arrumou as malas e se mandou para a América. Depois de fracassados ingressos, ela chegou lá, comeu o pão que o diabo amassou, mas acabou a novela feliz. Ironicamente, no Brasil. Mas com um pedacinho dos EUA ao lado, já que trouxe de lá o amor de sua vida, Ed (Caco Ciocler).

9. Raquel Accioli (Regina Duarte), em Vale Tudo

Raquel Accioli (Regina Duarte) é uma mulher batalhadora e honesta que trabalha como guia de turismo, para a vergonha de sua filha Maria de Fátima (Glória Pires), que tem horror à pobreza. É a filha esnobe que leva Raquel (Regina Duarte) ao fundo do poço, quando vende a propriedade da família e foge com todo o dinheiro. Raquel (Regina Duarte) começa a vender sanduíche na praia, abre um restaurante e assiste de camarote à decadência de Maria de Fátima (Glória Pires), que chega a pedir arrego à mãe, sem sucesso.

10. Helena (Vera Fisher), em Laços de Família

Helena (Vera Fisher) se apaixonou pelo jovem Edu (Reynaldo Gianechini) e foi correspondida. Mas, depois de sofrer preconceito por conta da diferença de idade, acada terminando e cedendo o namorado para a filha Camila (Carolina Dieckman), que se apaixonou por ele. A jovem, porém, descobre que tem leucemia, o que leva a mãe a abandonar o novo namorado, Miguel (Tony Ramos), para engravidar do pai dela e ter um doador de medula compatível. No fim, a jovem se recupera, e a mãe encontra a paz ao lado do novo amor, que a perdôa.

Nenhum comentário: