sábado, 25 de abril de 2009

20 últimas novelas das 18hrs

O Blog vai relembrar as últimas vinte novelas da TV Globo, do horário das 18hrs.

Pecado capital foi uma telenovela brasileira produzida e exibida, pela segunda vez, no horário das 18 horas, pela Rede Globo, entre 5 de outubro de 1998 e 8 de maio de 1999, apresentada em 185 capítulos. Foi escrita originalmente por Janete Clair e reescrita por Glória Perez, sendo dirigida por Wolf Maya, Maurício Farias, Fabrício Mamberti e Vicente Barcellos.

Força de um Desejo é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e foi exibida no horário das 18 horas entre 10 de maio de 1999 e 29 de janeiro de 2000, em 226 capítulos. Foi escrita por Gilberto Braga e Alcides Nogueira tendo como colaboradores Paola Refinetti, Sérgio Marques, Lílian Garcia, Eliane Garcia, Márcia Prates e dirigida por Mauro Mendonça Filho, Carlos Araújo, Fabrício Mamberti e João Camargo, com produção do núcleo Marcos Paulo.

Esplendor foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 30 de Janeiro e 24 de Junho de 2000. Foi escrita por Ana Maria Moretzsohn com a colaboração de Glória Barreto e de Daisy Chaves e dirigida por Luciano Sabino, Ary Coslov e Maurício Farias com direção geral e de núcleo de Wolf Maya. Teve 125 capitulos.

O Cravo e a Rosa foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo de 26 de junho de 2000 a 10 de março de 2001, em 221 capítulos. Escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, com a colaboração de Duca Rachid, e dirigida por Mário Márcio Bandarra, Amora Mautner, Ivan Zettel e Vicente Barcellos com direção geral e de núcleo de Walter Avancini.

Estrela-guia foi uma telenovela brasileira exibida pela Rede Globo no horário das 18 horas, entre 12 de março e 15 de junho de 2001, em 83 capítulos. Escrita por Ana Maria Moretzsohn com sua filha Patrícia Moretzsohn, e dirigida por Denise Saraceni.

A Padroeira foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 18 de junho de 2001 e 23 de fevereiro de 2002, apresentada em 215 capítulos.
Foi escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Walter Avancini.

Coração de Estudante foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 25 de fevereiro e 28 de setembro de 2002. Foi escrita por Emanoel Jacobina e Carlos Lombardi com a colaboração de Cristianne Fridman, Max Mallmann, Nelson Nadotti, Duca Rachid, Bosco Brasil e Júlio Fischer, e dirigida por Ricardo Waddington.

Sabor da Paixão é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 30 de setembro de 2002 e 21 de março de 2003 e foi apresentada em 149 capítulos.

Agora É que São Elas é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 24 de março e 6 de setembro de 2003, contou com 143 capítulos. Foi escrita por Ricardo Linhares e dirigida por Roberto Talma.

Chocolate com Pimenta é uma telenovela brasileira exibida no horário das 18 horas e reprisada no vale a pena ver de novo pela Rede Globo entre 8 de setembro de 2003 e 8 de maio de 2004 em 209 capítulos. Foi escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Jorge Fernando. Foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo de 24 de Julho de 2006 à 26 de Janeiro de 2007.

Cabocla foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo de 10 de maio a 20 de novembro de 2004, adaptada por Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, com supervisão do pai, Benedito Ruy Barbosa, livremente inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto, dirigida por Fred Mayrink, André Felipe Binder e Pedro Vasconcelos, direção geral de José Luiz Villamarim e Rogério Gomes, produzida pelo Núcleo Ricardo Waddington. Novela de Benedito Ruy Barbosa, baseada no livro homônimo de Ribeiro Couto. Teve 105 capítulos na versão do Vale a Pena Ver de Novo, Teve 167 capítulos na versão exibida em 2004. Nas duas versões foi exibida com classificação "Livre".

Como uma Onda foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo, de 22 de novembro de 2004 a 18 de junho de 2005, em 179 capítulos, substituindo Cabocla de Benedito Ruy Barbosa. Escrita por Walter Negrão, com colaboração de Jackie Vellego, Fausto Galvão, Lúcio Manfredi e Renato Modesto e direção de Amora Mautner, Vinícius Coimbra e Maria de Médicis e ainda tendo direção geral de Dennis Carvalho e Mauro Mendonça Filho com direção de núcleo de Dênis Carvalho.

Alma Gêmea foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 20 de Junho de 2005 e 10 de Março de 2006. Foi escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Jorge Fernando. Teve 150 capítulos na versão internacional. A versão original foi ao ar com 227 capítulos.

Sinhá Moça foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e baseada no livro homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes. Estreou em 13 de março de 2006, substituindo Alma Gêmea de Walcyr Carrasco no horário das 18 horas e foi exibida até o dia 13 de outubro de 2006. Teve 185 capítulos.

O Profeta foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 18 horas, entre 16 de outubro de 2006 e 11 de maio de 2007, tendo totalizado 178 capítulos. Esta foi uma nova versão da telenovela homônima exibida entre 1977 e 1978, na TV Tupi, de autoria de Ivani Ribeiro. Foi adaptada por Duca Rachid e Thelma Guedes, escrita com Júlio Fischer, com a colaboração de Thereza Falcão e Alessandro Marson, supervisionado por Walcyr Carrasco, com direção geral de Mário Márcio Bandarra e núcleo de Roberto Talma.

Eterna Magia foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida às 18 horas, entre 14 de maio e 3 de novembro de 2007. Escrita por Elizabeth Jhin, com a colaboração de Eliane Garcia, Fernando Rebello, Lílian Garcia, Júlio Fischer e supervisão de textos de Sílvio de Abreu. Foi dirigida por Carlos Manga, Ulysses Cruz, Edson Erdmann, Federico Bonani e Natália Grimberg. Totalizou 148 capítulos.

Desejo Proibido foi uma telenovela de autoria de Walther Negrão, que substituiu Eterna Magia, de Elizabeth Jhin, no horário das 18h. Estreou a 5 de Novembro de 2007 e foi exibida até dia 2 de maio de 2008, contando com 154 capítulos. A trama foi escrita com a ajuda de Jackie Vellego e Renato Modesto e com colaboração de Alessandro Marson e Júlio Fischer. A direção cabe a Luiz Pilar e Tande Bressane, a direção geral a Luiz Henrique Rios e o núcleo a Marcos Paulo.

Ciranda de Pedra foi uma telenovela brasileira exibida às 18 horas pela Rede Globo, que teve sua estréia no dia 5 de maio de 2008 com data de término no dia 3 de outubro de 2008. Substituiu Desejo Proibido, de Walter Negrão. Baseada na obra homônima de Lygia Fagundes Telles, Ciranda de Pedra teve texto de Alcides Nogueira com co-autoria de Mário Teixeira, colaboração de Lúcio Manfredi, Rodrigo Amaral e Cristiane Dantas; direção de núcleo de Denise Saraceni; direção geral de Carlos Araújo e direção de Maria de Médicis, Natalia Grimberg, André Luiz Câmara e Allan Fiterman. Não se trata de um remake da versão exibida pela emissora em 1981, mas, sim, de uma nova adaptação do livro homônimo. Teve um total de 131 capítulos.

Negócio da China foi uma telenovela brasileira da Rede Globo escrita por Miguel Falabella, em sua primeira novela solo (já que as últimas foram escritas com Maria Carmem Barbosa), com colaboração de Flávio Marinho e Antônia Pellegrino, direção de Tande Bressane, Flávia Lacerda e Marco Rodrigo, com direção geral de Mauro Mendonça Filho e direção de núcleo de Roberto Talma. A novela estreou no dia 6 de outubro de 2008 na Rede Globo no horário das 18h, substituindo Ciranda de Pedra de Alcides Nogueira. A trama terminou no dia 13 de março de 2009, e foi substituída por Paraíso, de Benedito Ruy Barbosa, a partir do 16 de março.

Paraíso é a atual telenovela brasileira exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo, adaptada por Edmara Barbosa e com a colaboração de Edilene Barbosa, com supervisão de Benedito Ruy Barbosa. A trama é uma adaptação da novela homônima de Benedito Ruy Barbosa, que foi exibida pela Rede Globo no ano de 1982, com direção geral de Rogério Gomes; direção de Felipe Binder, Pedro Vasconcelos e Paulo Guelli e direção de núcleo de Rogério Gomes, com estreia no dia 16 de março de 2009, substituindo Negócio da China de Miguel Falabella.

Nenhum comentário: