sábado, 25 de abril de 2009

16 últimas minisséries da TV Globo

Depois de lembrarmos das vinte últimas novelas das 18hrs, 19hrs e 20hrs, vamos relembrar das dezesseis últimas minisséries da TV Globo.

Chiquinha Gonzaga é uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 12 de janeiro a 19 de março de 1999. Escrita por Lauro César Muniz e Marcílio Moraes, baseada na vida da maestrina e compositora Francisca Edwiges Neves Gonzaga, dirigida por Jayme Monjardim, Luiz Armando Queiroz e Marcelo Travesso.

A Muralha é uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e escrita por Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Vincent Villari e dirigida por Denise Saraceni baseado no romance homónimo de Dinah Silveira de Queiróz. Foi exibida em 2000, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Aquarela do Brasil foi uma minissérie de Lauro César Muniz exibida no segundo semestre do ano de 2000.

Os Maias foi uma minissérie exibida pela Rede Globo entre 9 de janeiro e 23 de março de 2001, em 42 capítulos. Adaptada do romance homônimo de Eça de Queiroz, foi escrita por Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Vincent Villari e direção de Emílio di Biasi e Del Rangel unindo tramas e elementos de outro romance de Eça, A Relíquia, e direção geral e núcleo de Luiz Fernando Carvalho.

Presença de Anita foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 7 de agosto e 31 de agosto de 2001, às 22h30, totalizando 16 capítulos. Foi escrita por Manoel Carlos, baseada na obra homônima de Mário Donato, e dirigida por Edgard Miranda, com direção geral de Ricardo Waddington e Alexandre Avancini, e direção de núcleo de Ricardo Waddington.

O Quinto dos Infernos foi uma minissérie escrita por Carlos Lombardi, com direção de Wolf Maya. Contou de maneira irreverente e engraçada, a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808.

A Casa das Sete Mulheres foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 7 de janeiro e 8 de abril de 2003, às 23 horas, totalizando 52 capítulos.
Foi escrita por Maria Adelaide Amaral e Walter Negrão, com colaboração de Lúcio Manfredi e Vincent Villari, baseada no romance homônimo da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, e dirigida por Teresa Lampreia, com direção geral de Jayme Monjardim e Marcos Schechtmann, e direção de núcleo de Jayme Monjardim.

Um Só Coração foi uma minissérie televisiva produzida pela Rede Globo que prestava uma homenagem à cidade de São Paulo. Foi exibida durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2004, quando da comemoração dos 450 anos de fundação da cidade. A direção foi de Marcelo Travesso, Ulysses Cruz e Gustavo Fernandez, a direção geral foi de Carlos Araújo, o núcleo de Carlos Manga e o roteiro de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, com a colaboração de Lúcio Manfredi e Rodrigo Arantes do Amaral. Teve 54 capítulos.

Mad Maria foi uma minissérie exibida pela Rede Globo entre 25 de janeiro e 25 de março de 2005, com características de época. De Benedito Ruy Barbosa com direção de Ricardo Waddington, foi gravada na Região Norte do País e as cenas finais rodadas na cidade de Passa Quatro em Minas Gerais. Baseada na obra homônima de Márcio de Souza, retrata a feitura da estrada de ferro Madeira-Mamoré, em 1912.

Hoje é dia de Maria é uma minissérie da televisão brasileira, produzida em oito capítulos e dirigida por Luiz Fernando Carvalho, tendo sido exibida no começo de 2005 pela Rede Globo. A série rendeu ainda uma segunda edição, apresentada na semana da criança, em outubro do mesmo ano. Chamou-se Hoje É Dia de Maria - Segunda Jornada, e teve cinco capítulos. Nesta segunda jornada, Maria chega à cidade onde vive diversas aventuras, vê a guerra e a destruição, e volta ao seu lugar de origem. O roteiro adaptado por Luís Alberto de Abreu das duas fases da microssérie foi lançado nas livrarias.

JK é uma minissérie brasileira de televisão exibida pela Rede Globo de 3 de janeiro a 24 de março de 2006, com 47 capítulos. É baseada na biografia do ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek. A minissérie foi escrita pela dramaturga Maria Adelaide Amaral, conhecida por se envolver em produções do gênero, e por Alcides Nogueira, além de Geraldo Carneiro, com a colaboração de Letícia Mey e Rodrigo Arantes do Amaral. Dirigida por Dennis Carvalho, Amora Mautner, Vinícius Coimbra, Maria de Médicis e Cristiano Marques.

Amazônia, de Galvez a Chico Mendes foi uma minissérie da Rede Globo escrita por Glória Perez com pesquisa de Bianca Freire-Medeiros, Giovana Manfredi e Sandra Regina, trilha sonora de Alexandre de Faria, dirigida por Pedro Vasconcelos, Marcelo Travesso, Carlo Milani, Roberto Carminati e Emílio di Biasi com direção geral de Marcos Schechtman, que estreou em 2 de janeiro e sendo exibida até o dia 6 de abril de 2007 sendo exibidos 55 capítulos, sendo 41 na 1ª fase, 10 na 2ª fase e 4 na 3ª fase.

A Pedra do Reino foi uma microssérie brasileira exibida pela Rede Globo de 12 de junho a 16 de junho de 2007. A produção foi uma homenagem aos 80 anos do escritor nordestino Ariano Suassuna, autor do livro-base O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. Foi dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

Queridos Amigos foi uma minissérie brasileira exibida pela Rede Globo, escrita por Maria Adelaide Amaral, dirigida por Denise Saraceni, Carlos Araújo, Flávia Lacerda e Vinícius Coimbra com direção geral de Denise Saraceni, baseada no livro harmonioso de Aos Meus Amigos, estreou em 18 de fevereiro de 2008 á 28 de março de 2008, no total de 25 capítulos.

Capitu foi uma microssérie brasileira exibida pela Rede Globo entre 9 a 13 de dezembro de 2008, tendo sido escrita por Euclydes Marinho com a colaboração de Daniel Piza, Luís Alberto de Abreu e Edna Palatnik e direção geral e de núcleo de Luiz Fernando Carvalho. A produção foi uma homenagem ao centenário de morte de Machado de Assis, autor do romance no qual a série se baseia, Dom Casmurro.

Maysa - Quando Fala o Coração foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e escrita por Manoel Carlos, com colaboração de Ângela Chaves, Maria Carolina e Mariana Torres; que retratou a vida da cantora Maysa. Além disso, teve direção geral e de núcleo de Jayme Monjardim e direção musical de Mário Meirelles. Teve sua estréia no dia 5 de Janeiro de 2009 terminando no dia 16 de Janeiro de 2009, totalizando nove episódios.

Nenhum comentário: