segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sessão Brasil: 'Pequenas Histórias' resgata narrativa oral com fábulas

O casamento do pescador com Iara, sereia dos rios. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua e as aventuras do ingênuo Zé Burraldo. Essas sãos as quatro narrativas de "Pequenas Histórias", filme inédito que a Rede Globo exibe, em HD (alta definiçao), na Sessão Brasil na madrugada desta segunda-feira, 19, para terça, às 3h10, horário de Brasília.

No filme do cineasta mineiro Helvécio Ratton, a tradição das histórias orais é resgatada. Marieta Severo assume o papel de uma bordadeira que engata deliciosas fábulas à moda antiga, enquanto costura alguns retalhos em uma toalha de mesa na varanda de uma fazenda.

O primeiro episódio é o "Casamento de Iara", que traz Patrícia Pillar na figura da misteriosa sereia. Maurício Tizumba, por sua vez, interpreta o pescador na trama que tem pitadas de humor e drama. Logo em seguida, é a vez de "Procissão das Almas", inspirada em uma lenda de São João del Rei. O garoto Vevé é interpretado por Constantin de Tugny em um enredo que aborda os medos e arrepios da fase pueril. A terceira história entra no clima do "Espírito do Natal', com o veterano Paulo José à frente do episódio. Por fim, é o divertido Zé Burrlado (Gero Camilo), um tipo nos moldes de Mazzaropi, o astro bonachão de Taubaté, quem garante a diversão.

Nenhum comentário: