sábado, 9 de abril de 2011

Globo Universidade do dia 9 vai à prestigiada Universidade de Coimbra

Criada em 1290 e uma das mais antigas instituições de ensino ainda em atividade na Europa, a Universidade de Coimbra é o cenário do Globo Universidade deste sábado, dia 9, que a Rede Globo exibe às 7h15, logo após o Globo Ecologia. Para o especial, a repórter Lizandra Trindade percorre as ruas da cidade e conversa com brasileiros que decidiram
desenvolver suas pesquisas em solo português.

Em lugares como a Biblioteca Joanina - construção do século XVIII que guarda exemplares raros de clássicos da literatura portuguesa, ela encontra o doutorando Juliano Geraldi, que estuda no Centro de Estudos Sociais e pesquisa políticas públicas voltadas para o planejamento urbano, tanto do Brasil como de Portugal. Para exemplificar, eles andam pela região baixa de Coimbra, onde Juliano explica projetos em andamento para a área.

No quadro Fora de Série, Lizandra conversa sobre a fusão entre Direito e Literatura com a escritora e doutoranda Brisa Paim. Já o Mérito Acadêmico mostra a pesquisa de um grupo da Universidade de Coimbra, do qual o físico Fábio Scharbele faz parte. O brasileiro explica que o uso do laser para abrir momentaneamente os poros e permitir a administração de medicamentos em pacientes pode substituir as agulhas das temidas injeções. E o Eu Amo Meu Trabalho acompanha o dia da professora Maria Aparecida Ribeiro, que dá aulas de literatura e cultura brasileiras para estudantes portugueses e de outras partes do mundo.

O Globo Universidade é exibido aos sábados, às 7h15, logo após o Globo Ecologia. A íntegra do programa fica disponível no site do programa, logo após a exibição na TV.

Nenhum comentário: