domingo, 10 de abril de 2011

Globo Rural: Tradições gaúchas são apresentadas em microssérie, dia 10

A cultura tradicional do Rio Grande do Sul é preservada e espalhada por meio do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), criado em 1948, e que até hoje vem disseminando as raízes do povo daquela região pelo Brasil e pelo mundo. Por dois domingos seguidos, o Globo Rural mostra a origem e funcionamento desse movimento. O programa que vai ao ar neste domingo,10, às 8h, logo após Pequenas Empresas & Grandes Negócios, conta também a história de um dos líderes e criadores do CTG, João Carlos Paixão Côrtes.

Em tempos nos quais não havia grande valorização da cultura típica rio-grandense, ele se preocupou em viajar pelo seu estado para recolher parte de suas tradições, tais como letras de música e danças. Com isso, Paixão Côrtes reuniu um acervo de centenas de fitas gravadas, filmes super 8 e gravações em vídeo. Tudo isso é mantido por ele em sua própria casa.

Além de contar a história deste pesquisador, o programa também mostra a trajetória do CTG, de como ele foi espalhado pelo Brasil e já está localizado em mais 12 países pelo mundo. Já na semana que vem, o programa conta sobre o funcionamento do Centro de Tradições Gaúchas. A série com duas reportagens foi feita por José Hamilton Ribeiro.

Globo Rural vai ao ar aos domingos, logo após Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e de segunda a sexta, após Sagrado.

Nenhum comentário: