sábado, 12 de março de 2011

O Auto da Compadecida é o filme da Sessão de Sábado do dia 12

A Rede Globo exibe "O Auto da Compadecida" (1999) na Sessão de Sábado do dia 12, às 14h40, logo após o Estrelas. O filme é baseado na peça teatral homônima de Ariano Suassuna, uma comédia que mistura regionalismos e religiosidade, fazendo referência à pobreza e à vida sofrida dos habitantes do Nordeste, mas sem perder o bom humor.

João Grilo (Matheus Nachtergaele), um sertanejo desnutrido e malandro que faz da esperteza seu modo de ganhar a vida, e seu companheiro de estrada Chicó (Selton Mello), um mentiroso compulsivo e covarde, que é metido a valente e conquistador, passam a perna num punhado de moradores de uma cidadezinha do nordeste. Até que Grilo, depois de se defrontar com um temido cangaceiro, tem que prestar contas de seus atos a Jesus Cristo, ao demônio e a Nossa Senhora em "O Auto da Compadecida" (1999).

Primeiro exibido como uma microssérie em quatro episódios na Rede Globo, foi reeditado e levada às telas de cinema, contabilizando mais de dois milhões de espectadores, um marco para os padrões brasileiros. Como filme, recebeu quatro prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil e o prêmio do júri popular do Festival de Cinema Brasileiro de Miami.

Entre os destaques do elenco estão Fernanda Montenegro, Marco Nanini, Lima Duarte e Rogério Cardoso.

Nenhum comentário: