sábado, 27 de novembro de 2010

Formação de professores é mostrada no Globo Universidade deste sábado

Os professores marcam a vida de milhares de pessoas e desempenham papel fundamental desde a educação básica. Mas como eles são preparados para assumir esta responsabilidade? Em busca de uma resposta para esta questão, o Globo Universidade deste sábado, dia 27, que a Rede Globo exibe às 7h05, logo após o Globo Ecologia, vai à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de onde mostra como são formados educadores de diversas áreas do conhecimento.

O apresentador Paulo Mário Martins acompanha as atividades teóricas e práticas envolvendo os estudantes, e explica como a universidade pode auxiliar na melhoria da educação no Brasil. Além dos professores, os gestores de escolas públicas também têm uma formação específica na UFJF, no curso de mestrado, que também é apresentado no programa.

Além de formar os profissionais que atuarão nas salas de aula, a universidade também se empenha em garantir a avaliação do ensino. No quadro "Mérito Acadêmico", a professora Lina Kátia de Mesquita explica o funcionamento do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), no qual atua como coordenadora. Referência no assunto, o centro atua na avaliação do ensino público de oito estados brasileiros. Já o "Fora de Série", mostra que as inovações tecnológicas podem auxiliar os educadores. A mestranda Maria Leopoldina Pereira fala sobre sua pesquisa, que investiga o uso de blogs no ensino de literatura e língua portuguesa. E o "Eu Amo Meu Trabalho" acompanha o dia de Eliane de Paula Grizende, diretora de escola formada pela UFJF.

Nenhum comentário: