O programa Luz Agora atende comunidades rurais do Rio Grande do Sul e populações ribeirinhas da Amazônia. A proposta é do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Autosustentabilidade (Ideaas), que trabalha com o conceito de negócio social. No Pará, o programa mostra como a energia solar mudou a vida da comunidade de Maripá. Lá o projeto foi desenvolvido em parceria com a ONG Saúde e Alegria.
No Rio Grande do Sul, o Ação mostra o projeto Farol do Sol, que visa trocar o gás de cozinha, utilizado na iluminação da pesca artesanal do camarão, pelo lampião solar. Menos agressivo para o meio ambiente, o lampião é uma alternativa mais eficiente e rentável para os pescadores. Também no Rio Grande do Sul, o Instituto Ideaas está construindo o Centro de Aprendizagem para Energias Renováveis – um espaço de capacitação e treinamento.
No estúdio, Serginho Groisman conversará com Fabio Rosa, que há 20 anos trabalha implantando energia solar em comunidades carentes. Além das experiências do Brasil, o empreendedor social vai falar sobre a implantação da metodologia do projeto num campo de refugiados no Quênia e no processo de reconstrução do Haiti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário