O Globo Universidade que a Rede Globo exibe neste sábado, dia 13, às 7h05, logo após o Globo Ecologia, visita a Baía de Sepetiba, no litoral do Rio de Janeiro, para mostrar o rico ecossistema que se esconde nas areias das praias e acompanhar o trabalho de pesquisadores que estudam espécies marinhas como moluscos, crustáceos e poliquetos. O programa entrevista a equipe do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio, referência nacional na área e nota máxima na avaliação do Enade. Um dos locais visitados é a Ilha de Itacuruçá. Neste local, estudantes e professores mapeiam as praias e coletam exemplares que depois são catalogados em laboratório. O professor Ricardo Silva Cardoso, coordenador do Laboratório de Ecologia Marinha da Unirio, explica a importância da metodologia empregada e do trabalho em campo. Após dois anos de mapeamento de espécies, o grupo começou a segunda fase deste projeto que consiste em acompanhar populações específicas por igual período de tempo para entender como são afetadas pelas ações da natureza e do homem em seus habitats.
No quadro Mérito Acadêmico, o Globo Universidade entrevista a professora Ana Maria Telles Carvalho e Silva, também da Unirio. Há 10 anos, ela estuda a fauna anfíbia do estado do Rio de Janeiro.
No Fora de Série, o pesquisador Leonardo de Souza explica como funciona a catalogação das espécies das praias fluminenses. E no Eu Amo Meu Trabalho, um zoólogo descreve seu trabalho como consultor ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário