
- No ar, o Soletrando fica apenas um mês, mas, para isso acontecer, são dez meses de uma cuidadosa produção, ou seja, por aqui respiramos o Soletrando o ano inteiro. E, neste ano, reformatamos toda a primeira fase da competição que vai ao ar para ficar ainda mais dinâmica e emocionante - pontua Luciano Huck.
A quarta edição do Soletrando fará uma homenagem a Rachel de Queiroz, a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, que completaria 100 anos em setembro de 2010.
O vencedor do Soletrando 2010 levará um trofeu com o nome da escritora, além de uma bolsa de R$ 100 mil reais, que será administrada pela família do estudante. Os nove semifinalistas ganharão um computador cada. Para cada biblioteca das escolas dos 27 participantes serão doados 13 volumes da obra de Rachel de Queiroz. Já as escolas dos três finalistas também terão direito a seis computadores cada para a montagem de uma central de informática.
Os 27 alunos que fazem parte da competição, por ordem alfabética de Estado, são: Alessandro da Silva (Acre), Yolanda Maria dos Santos (Alagoas), Auricélia do Nascimento (Amapá), Saphíria Aoi (Amazonas), Annie Piva (Bahia), Mayara Olivindo (Ceará), Leonardo Guimarães (Distrito Federal), Otávio Macedo (Espírito Santo), Lucas Capanema (Goiás), Francisco Walison (Maranhão), Mariana Bampa (Mato Grosso), Beatriz Lourenço (Mato Grosso do Sul), Daniel Nepomuceno (Minas Gerais), Letícia Caroline Sena (Pará), Brandon Lee Macell (Paraíba), Tamires de Lima (Paraná), Hamilton Morais (Pernambuco), Tainara Alves (Piauí), Tamires de Almeida (Rio de Janeiro), Rômulo Gomes (Rio Grande do Norte), Leonardo da Silveira de Souza (Rio Grande do Sul), Valquiani Vagner (Rondônia), Jany Ester Pereira (Roraima), Dener Luiz (São Paulo), Ana Carolina Ionen (Santa Catarina), Mariza Jesus Santos (Sergipe) e Mariana Borges da Silva (Tocantins).
O programa deste sábado vai mostrar também o primeiro Lar Doce Lar de 2010. A ideia surgiu depois da matéria com o jovem Naamã, que viajou com Huck para o Havaí. O Caldeirão pretende reformar a sede da ONG Favela Surf Clube, na comunidade do Cantagalo. A prova, que garante a transformação do local, foi realizada no clube de Remo do Botafogo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Para completar o sábado, a família de Naamã também estará envolvida na prova do Agora ou Nunca, que vale uma poupança. Para conquistar o prêmio, pai de Naamã, Estevam Uzêda, terá que se equilibrar em uma prancha com sensores elétricos durante 120 segundos.
O Caldeirão do Huck é apresentado por Luciano Huck, tem direção-geral de Rodrigo Cebrian e direção de Luiz Castilho e Mário Meirelles.
Um comentário:
Essa edição começou com uma grande inovação, todos os participantes soletraram a mesma palavra em uma única e longa eliminatória classificatória para a semifinal. Na 1ª Rodada a palavra foi obsessão, que eliminou os estados do Acre, Alagoas, Paraíba, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Na 2ª Rodada foi a vez da palavra autossustentável eliminar apenas a representante do Paraná, que esqueceu-se da nova ortografia que regia o programa. Na 3ª Rodada a palavra abissínio consagrou os estados do Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo para a semifinal. Como apenas 8 estados acertaram a palavra corretamente, os que erraram voltaram para repescagem concorrendo a última vaga da semifinal. Assim, na 4ª Rodada a palavra foi ressuscitar, que eliminou Santa Catarina, Goiás, Maranhão e Espírito Santo. Na 5ª Rodada a palavra foi exstante (que não foi exterminado), que exterminou Rio de Janeiro e Roraima. Na 6ª Rodada a palavra foi epizootia, que eliminou Mato Grosso do Sul e Rondônia. Na 7ª Rodada a palavra foi hebetar, que eliminou a tricampeã do Amapá. Na 8ª Rodada a palavra foi hauçás, que eliminou Bahia e Tocantins, consagrando assim o estado do Amazonas para a última vaga da semifinal.
Eliminados em cada rodada:
1ª - Alessandro da Silva (Acre) / Yolanda Maria dos Santos (Alagoas) / Brandon Lee (Paraíba) / Mariana Bampa (Mato Grosso) / Rômulo Gomes (Rio Grande do Norte) / Hamilton Morais (Pernambuco)
2ª - Tamires de Lima (Paraná)
4ª - Otávio Macedo (Espírito Santo) / Francisco Walison (Maranhão) / Lucas Capanema (Goiás) / Ana Carolina (Santa Catarina)
5ª - Tamires de Almeida (Rio de Janeiro) / Jany Ester Pereira (Roraima)
6ª - Beatriz Lourenço (Mato Grosso do Sul) / Valquiani Vagner (Rondônia)
7ª - Auricélia do Nascimento (Amapá)
8ª - Annie Piva (Bahia) / Mariana da Silva (Tocantins)]
Postar um comentário