O Ação deste sábado, dia 18, mostrará o trabalho de preservação ambiental desenvolvido pela Sociedade em Pesquisa da Vida Selvagem (SPVS) há mais de 10 anos. O programa vai ao ar na Rede Globo logo após o Globo Universidade, a partir das 7h40.A Reserva do Parque Nacional do Superagui, no Paraná, tem um dos mais importantes ecossistemas costeiros do planeta e, a fim de preservar esta riqueza, o SPVS implantou um de seus núcleos na região. Na ilha, o projeto monitora os papagaios de cara roxa, uma espécie que está na lista das aves ameaçadas de extinção. Ações de pesquisa para conhecer as espécies e conscientização da população, que durante décadas vendia ilegalmente os filhotes dos animais, são algumas das atividades da Sociedade.
E preocupados com os efeitos do desmatamento, o SPVS desenvolveu diversas atividades voltadas à conservação da floresta no entorno da Reserva do Superagui, como a transformação de propriedades privadas em áreas de proteção ambiental e a contratação de moradores da região como guardas-parque.
Outro foco do projeto é a geração de renda nas comunidades e a conservação da natureza ao longo do desenvolvimento das mesmas. Pensando nisso, foram criadas as cooperativas de ecoturismo, formadas por moradores das cidades do litoral paranaense. Oferecendo passeios ecológicos e de aventura aos visitantes, as cooperativas movimentam a economia da região e ainda coinscientizam os turistas da importância em se conservar a biodiversidade local.
O Ação vai ao ar aos sábados, logo após o Globo Universidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário