quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Lado a Lado: Thiago Fragoso diz que papel o ajudou a dar a volta por cima

A data está marcada: dia 10 de setembro, Lado a Lado trará a tão aguardada volta de Thiago Fragoso para a televisão. Após um grave acidente durante a apresentação de um musical em janeiro, cirurgias e meses de recuperação, o ator será um dos protagonistas da nova novela das 18h: Edgar, um advogado íntegro e idealista, que está de casamento marcado com Laura (Marjorie Estiano), mas já não tem tanta certeza de seus sentimentos pela noiva.

Convidado para o papel antes do acidente, Thiago contou que o apoio do diretor Dennis Carvalho e a escalação para o papel foram importantes para dar a volta por cima. “Mesmo com toda a história que aconteceu, ele ligava sempre para saber como eu estava. Ele nunca desistiu, sempre achou que eu ia estar bem para fazer (o papel). Foi uma moral que ele me deu que é muito estimulante. Tem hora que você precisa de estímulo, quando você passa por esse tipo de coisa”, revela o ator.

Na preparação para interpretar o jovem advogado, Thiago formou uma equipe com Paloma Riani, sua coach (espécie de treinador para atores), e Helena Varvaki, que trabalha sua expressão corporal. “A gente delineia qual é o universo com a Paloma e depois explora isso fisicamente, corporalmente, sensorialmente, com a Helena. Isso foi muito importante porque como eu estou com um novo corpo, a Helena me ajudou a ficar mais confiante, ver como está funcionando, como não está.”

Viagem a Londres para encarnar um gentleman

Um dos objetivos da preparação era alcançar o tom desejado pela direção e pelos autores de Lado a Lado, João Ximenes Braga e Claudia Lage: o de uma novela de época com linguagem contemporânea. Thiago explica: “os autores querem que seja tudo muito natural, não querem nada engessado. Eu lembro muito de uma coisa que o pai do Daniel Dantas, o Nelson Dantas, falava e o filho sempre lembrava: ‘o personagem não sabe que é de época’.”

Thiago conta que deixa que a produção de arte e o figurino falem por si, contextualizando a época, e acrescenta: “Estou buscando, mais do que fazer um homem de época, um homem moderno. Ele é um homem supermoderno, se você parar para pensar, porque até hoje tem homem machista para caramba.”

Isso porque a personagem de Marjorie, Laura, é uma moça que deseja trabalhar em uma época em que moças ricas eram obrigadas a serem apenas do lar. Edgar vai apoiá-la, para a surpresa de todos, por ser, ele mesmo, um homem à frente de seu tempo.

A preparação de Thiago Fragoso incluiu até uma viagem a Londres. “Eu tive uma recomendação médica de tirar uma semana de folga, para eu e minha mulher tirarmos um pouco a cabeça das coisas aqui antes de eu começar a trabalhar. Teve gente que falou: ‘vai para Paris’. Mas eu achei que Londres daria aquela coisa gentleman, que é uma faceta muito importante do Edgar.”

Edgar, nas palavras de Thiago, é gentleman na acepção maior da palavra. Não só sabe ser educado, mas também ser digno, sincero e verdadeiro. “Acho que ele representa o surgimento de um novo homem, face ao surgimento dessa nova mulher. A Laura representa isso, ela vem, digamos, em um pré-feminismo, nesse questionamento dos papéis de gênero. E a partir do momento em que ela questiona, acaba criando espaço para que isso seja questionado pelo homem também. E o Edgar entra nessa de cabeça. É um personagem muito bom, muito forte nesse sentido”, celebra Thiago.

Nenhum comentário: