Em "Sob a Mesma Lua" (2007), um menino de nove anos parte em uma jornada para atravessar a fronteira entre o México e os Estados Unidos e reencontrar sua mãe, que é imigrante ilegal no país norte-americano. A ficção aborda um drama real, vivido por milhares de mexicanos: atravessar ilegalmente a fronteira para os EUA em busca de uma vida melhor.
Em 1994, para conter a entrada ilegal de mexicanos, um muro de segurança com vários quilômetros de extensão foi construído pelos Estados Unidos. Em 2005, um ano antes do início das filmagens do filme, o Centro Hispânico Pew divulgou que existiam cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, dos quais cerca de seis milhões eram mexicanos.
Além disso, a fronteira é também uma faixa de tensão devido ao tráfico de drogas e armas. Assim como é mostrado no filme, grande parte dos mexicanos parte para a América do Norte em busca de melhores condições de vida. Lá, eles encontram trabalho e mandam parte do salário para seus familiares no México.
O filme foi a terceira maior bilheteria do cinema mexicano nos Estados Unidos e a sétima maior na história do cinema no México.
Nenhum comentário:
Postar um comentário