
No “C40: Prefeitos de Megacidades Adotam Medidas para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, o encontro com as delegações das cidades do grupo C40, que aconteceu nesta terça-feira (19/06) no Humanidade2012, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garantiu que ações já estão sendo feitas e muitas decisões ainda serão tomadas pelos governos locais. O objetivo do debate é anunciar medidas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa em um bilhão de toneladas até 2030.
“A mensagem que começamos a passar, o que estamos chamando de Cúpula das Cidades, é de que não há dúvida de que o mundo está cada vez mais urbano e que mais da metade de população vive nas cidades. A perspectiva é de que, até 2050, mais de 70% da população estará nas cidades e os prefeitos estão cada vez mais preocupados com os desafios da sustentabilidade. Não é correto que nós, com os instrumentos de que dispomos, aguardemos os tradicionais processos de tomadas de decisões dos líderes mundiais. O processo é complexo, mas uma série de decisões e ações já estão sendo tomadas pelos governos locais. Estabelecer metas claras, jogar o jogo de forma transparente e sair do discurso para a ação é o objetivo dos prefeitos”, declarou Eduardo Paes.
O C40 (CitiesClimateLeadershipGroup) é uma rede de grandes cidades que trabalha pela implementação de ações sustentáveis relacionadas ao clima. A intenção do grupo é ajudar as metrópoles a enfrentar as mudanças climáticas globais em nível local. O encontro tem duração de três dias. Além de Paes, marcaram presença no palco do Auditório do Humanidade2012 prefeitos e/ou representantes de São Paulo (Gilberto Kassab), Nova York (Michael R. Bloomberg), Buenos Aires (Mauricio Macri), Curitiba (Luciano Ducci), Istambul (Kadir Topbas) e Seul (Won Soon Park), dentre outros.
“Vamos diminuir as emissões de gases nocivos ao efeito estufa em 248 megatoneladas até 2020”, afirmou Michael Bloomberg, prefeito de Nova York e presidente da C40. O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton discursou em um telão via satélite: “O desenvolvimento sustentável é o único desenvolvimento que faz sentido em todas as esferas da sociedade.", declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário