
A partir desta terça-feira, dia 7, os paulistanos poderão conhecer um pouco mais da obra de Portinari. Com o apoio da Globo São Paulo, a exposição Guerra e Paz, acontece até o dia 21 de abril, de terça a domingo, das 9 horas às 18 horas, no Memorial da América Latina, com entrada franca. São Paulo é o primeiro destino da fase itinerante das obras, que depois farão escala em outros países, como Japão e Noruega.
Os murais de Portinari são compostos por 28 placas de madeira com 2,2 metros de altura por cinco metros de largura. Além das obras de arte, estarão expostos 100 estudos originais preparatórios para “Guerra” e “Paz”, documentos históricos como cartas e fotos que contam, em detalhes, toda a trajetória de criação do pintor brasileiro.
Os paineis “Guerra” e “Paz”
Entre 1952 e 1956, Candido Portinari realizou seus dois últimos e maiores murais: “Guerra” e “Paz”, encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU – Organização da Nações Unidas, em Nova York. Com acesso restrito aos delegados das Nações, os murais “Guerra” e “Paz” não podiam ser vistos pelo grande público até dezembro de 2010, quando as obras de arte voltaram ao Brasil para exposição dos murais no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário