Você sabia que a história da bebê que sobreviveu no primeiro capítulo de Terra Nostra (1999) é real? A trama foi baseada em uma história real, relatada em uma das cartas enviadas a Benedito Ruy Barbosa.
Na carta, uma senhora idosa contava que há muitos anos um navio italiano trazia imigrantes para o Brasil quando uma epidemia de peste foi detectada a bordo. Para impedir a proliferação da doença, a tripulação jogava os mortos ao mar. Os pais de uma menina com poucos meses de vida haviam lutado até o último minuto para que a filha, dada como morta pelos tripulantes, não tivesse o mesmo fim.
Quando os marinheiros já haviam tomado o bebê das mãos da mãe à força, a criança começou a chorar e foi poupada. A autora encerrava a carta dizendo que era ela a própria menina sobrevivente, e que um dia a história poderia ser usada pelo escritor.
A história foi uma das cenas mais marcantes da novela, onde tripulantes do navio tentam arremessar no mar o corpo do bebê, filho dos italianos Leonora (Lu Grimaldi) e Bartolo (Antônio Calloni). Dada como morta após contrair a peste, a criança só escapa deste triste fim quando começa a chorar ao ser arrancada dos braços da mãe.
Um comentário:
Foi uma das melhores novelas da Rede Globo. Saúde, sorte, beijos e ouro! Abs, Calloni. www.antoniocalloni.com
Postar um comentário