Já no Tocantins, a indústria da cerâmica vermelha aposta na produção sustentável de telhas e tijolos. O empresário Esequiel Milhomem instalou sua empresa na cidade de Paraíso do Tocantins, a 60 km de Palmas, e sua fábrica trocou a lenha por casca de arroz na queima dos fornos. A empresa gastava R$ 1 mil reais para a queima de 30 mil peças no sistema tradicional à lenha. Hoje, o custo caiu para R$ 500, incluindo o transporte.
O programa apresentará também uma empresa na Grande São Paulo que desenvolveu um novo produto para pavimentação de ruas e avenidas: o asfalto tapa-buracos. Ele é aplicado a frio e pode ser armazenado por um ano, ao contrário do asfalto quente. O empresário Willian Denis Rosset investiu R$ 1 milhão para desenvolver o asfalto frio. Apesar de custar mais que o dobro do convencional (R$ 400 a tonelada), o produto gera um custo final 30% menor, pois a aplicação é mais simples e barata. A fábrica de Willian Denis Rosset produz 500 toneladas por mês.
Na reportagem do Sebrae será contada a história de 16 artistas que são acompanhados de perto pelo Projeto Música Independente, organizado pelo Sebrae/BH, e começam a enxergar a música como um negócio. Um deles é Pedro Morais, apontado como a grande revelação entre os cantores mineiros que aprendeu a organizar e divulgar seus shows.
O "Pequenas Empresas & Grandes Negócios" vai ao ar todos os domingos, logo após "Antena Paulista", em São Paulo, e após o "Globo Comunidade", no restante do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário