segunda-feira, 25 de julho de 2011

Lista: No dia de São Cristovão, reveja os queridos taxistas da dramaturgia

Nesta segunda-feira, dia 25 de julho, se comemora o dia de São Cristovão, padroeiro dos taxistas, e, para celebrar a data, listamos quem são os cinco taxistas mais inesquecíveis da dramaturgia da Rede Globo. Em um espaço democrático e divertido, o querido Agostinho Carrara (Pedro Cardoso), de A Grande Família, divide seu reinado com a bela Noeli (Marília Pera), de Bandeira 2. Confira!

- Noeli (Marília Pêra), de Bandeira 2 (1971/72)

Porta-bandeira de uma escola de samba no subúrbio carioca de Ramos, Noeli (Marília Pêra) tem temperamento forte e opiniões firmes a respeito do papel da mulher na sociedade. Insatisfeita com a apatia do marido Tavinho (José Augusto Branco), um homem submisso às vontades da mãe prepotente e controladora, ela pede a separação, disposta a enfrentar o preconceito contra as mulheres desquitadas. Para ganhar a vida, Noeli decide trabalhar como motorista de táxi, em uma época onde essa atividade era exercida quase que exclusivamente por homens.

- Carlão (Francisco Cuoco), de Pecado Capital (1975/76)

José Carlos Moreno, o Carlão (Francisco Cuoco), é um chofer de táxi machista e truculento, mas boa-praça e amado pelos vizinhos do bairro onde mora, no subúrbio. Trabalha durante o dia para sustentar seu pai, Raimundo (Gilberto Martinho), e é noivo de Lucinha (Betty Faria), com quem tem uma relação apaixonada, mas tumultuada por brigas e ciúme. Sua vida muda depois que assaltantes de banco em fuga esquecem uma mala com o dinheiro roubado no banco de trás do seu táxi .

- Lili (Elizabeth Savala), de O Astro (1977/78)

A doce taxista Lili (Elizabeth Savalla) movimenta a trama de O Astro. A moça, simples e batalhadora, nasceu no Engenho Novo, no subúrbio do Rio de Janeiro, e sofre com as atitudes do malandro Natal (Carlos Eduardo Dolabella). Sua maior característica é a alegria de viver. Lili é inconformada com a criação que teve e com o fato de a mãe querer vê-la casada o mais rápido possível. Sem grande instrução, é objetiva e gosta de ganhar dinheiro. Seu temperamento é arrebatado. Apaixona-se por Márcio Haylla (Tony Ramos), mas é cortejada por Natal (Carlos Eduardo Dolabella).

- Agostinho Carrara (Pedro Cardoso), de A Grande Família (Desde 2001)

Herói sem nenhum caráter, legítimo representante da linhagem de Macunaíma, o taxista Agostinho Carrara (Pedro Cardoso) é malandro nato, do tipo que cresceu sozinho e, desde cedo, aprendeu a tomar conta de si mesmo. Simpático, falastrão e mentiroso contumaz, ele não hesita em passar a perna no próximo para conseguir o que deseja, especialmente se o próximo for Lineu (Marco Nanini), sua vítima predileta. Apesar da visão distorcida do comportamento ético, Agostinho tem bom coração. É sinceramente apaixonado por Bebel e tenta sempre fazê-la feliz, mas consegue ser a um só tempo espertalhão, machista, megalomaníaco e desastrado, invariavelmente decepcionando a mulher. Os dois vivem alternando brigas feias com momentos de paixão, para o desespero de Lineu.

- Caetano (Paulo Coronato), de Mulheres Apaixonadas (2003)

O taxista Caetano (Paulo Coronato) é amante da empregada Shirley (Renata Pitanga) e passa a se encontrar com Silvia, patroa dela. Caetano é casado com Rosinha (Guilhermina Guinle) e os dois têm um filho. Silvia descobre a traição de Caetano e vira sua cúmplice e segunda amante. A “madame” e o taxista passam a freqüentar casas de forró e motéis, onde Silvia vive suas mais reprimidas fantasias, levando sempre na bolsa um figurino popular.

Nenhum comentário: