terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto RespirAr inicia medições diárias da qualidade do ar em SP

O projeto RespirAr, exibido nos telejornais locais – Bom Dia São Paulo, Radar, SPTV 1º e 2º edição - iniciou nesta semana a sua segunda fase com medições diárias da qualidade do ar na cidade. A equipe de reportagem passará a contar com o auxílio de um aparelho desenvolvido especialmente para o projeto, intitulado de “Respirômetro” que contém dois medidores de qualidade de ar: um para material em partículas e outro para a presença de Ozônio.

A bordo de um carro elétrico – com zero emissão de poluentes - a cada dia, o "Respirômetro" estará em uma região de São Paulo para realizar as medições instantâneas que serão mostradas ao vivo nos telejornais locais. Estes dados serão gerados via GPS e transformados em gráfico desenvolvidos em conjunto com os profissionais da Engenharia da Rede Globo. Estas medições adotarão o parâmetro internacional da OMS - Organização Mundial da Saúde.

O projeto RespirAr foi lançado em abril e tem como objetivo investigar a qualidade do ar que os moradores de São Paulo estão respirando, além de avaliar as principais causas e consequências da poluição na cidade. Desde maio, o projeto, realizado em parceria com Fundação SOS Mata Atlântica, está mobilizando a população de São Paulo com a distribuição de mil lençóis brancos para que cada um monitore a mudança da cor do tecido.

Nenhum comentário: