quarta-feira, 15 de junho de 2011

Lama Padma Samten fala sobre a celebração do Wesak para o budismo

Nesta quarta-feira, dia 15 de junho, comemora-se o Wesak, data sagrada para os praticantes do budismo, que significa o nascimento, a iluminação e a morte de Buda. Para celebrar o Wesak, o mestre budista Lama Padma Samten, que participou de gravações do programa Sagrado, da Rede Globo, fala sobre o tema e a religião. De acordo com o especialista, os budistas celebram esta data por meio da prática de ações positivas, que se destacam neste dia:

- Qualquer prática positiva tem ampliação e resultado em cem mil vezes. É a época de ajudar as pessoas a raciocinar, mantendo a consciência lúcida. Esse é um dia muito bom para praticar boas ações.

Segundo Lama Padma Samten, o Wesak teve origem no calendário tibetano e corresponde, no calendário ocidental, ao dia 15 de junho. Os budistas comemoram a Sangyé e Nyangdé düchen, que significam o aniversário e a iluminação do Buda Shakyamuni.

O líder religioso conta que Buda nasceu como um príncipe, mas resolveu sair do palácio e iniciar uma vida espiritual até atingir sua iluminação:

- Buda compreendeu que todos os seres são afetados por envelhecimento, doença e morte.

Os praticantes da ficção

A religião também está presente na dramaturgia da Rede Globo. Em Mandala, exibida em 1987, um monge budista estava entre os personagens da trama de Dias Gomes. Osmar Prado raspou a cabeça para interpretar Gerson, irmão de Jocasta (Vera Fischer), protagonista da novela.

Começar de Novo, de Antonio Calmon e Elizabeth Jhin, também abordou o budismo por meio dos personagens Elvis e Janis, vividos por Luis Gustavo e Marília Pêra. Em 2004, os personagens conhecidos como Vô Doidão e Vó Doidona viviam no sítio Woodstock, onde levavam uma vida alternativa. O casal teve um filho, Sidarta Gautama (Cássio Gabus Mendes), cujo nome foi dado em homenagem à religião budista.

Lama Padma Samten avalia sua atuação no Sagrado e vê como positiva a participação de diversos líderes religiosos no programa, que tem como o objetivo debater e esclarecer temas do cotidiano:

- O fato de sermos de diferentes religiões quebra um isolamento que há entre elas e amplia a multiplicidade de visões que podem existir.

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Lama Padma Samten criou, em 1986, o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), do qual é o atual presidente e diretor espiritual.

Nenhum comentário: