domingo, 26 de junho de 2011

Ana Cecília Costa, mãe de Açucena na ficção, abre seu sítio

No ar como a Virtuosa, de Cordel Encantado (foto abaixo), Ana Cecília Costa aproveita todas as brechas nas gravações da novela para correr em direção a seu refúgio, no interior de São Paulo. É no seu sítio no Vale do Paraíba, próximo de Lorena (a cerca de duas horas de São Paulo, três do Rio), que a atriz recarrega suas baterias.

- Eu gosto de estar perto da natureza, em contato com os animais - diz Ana Cecília, que na foto aparece ao lado do cavalo Sol.

O animal, da raça andaluz, é um dos seus xodós. Nascida em Jequié, no interior da Bahia, Ana Cecília foi criada em Salvador. Mas desde muito cedo teve contato com a vida no campo.

- Meu pai tinha fazenda de gado e eu aprendi a montar ainda pequena - conta a atriz que, além de Sol, comprado há oito anos, tem Paixão (outro cavalo da raça andaluz) e uma égua que ela recolheu na rua.

Quando está no sítio, Ana Cecília faz questão de arregaçar as mangas para cuidar de Sol. A atriz dá banho, escova e sela o animal antes de montá-lo.

- Tem que ser assim, para criar intimidade - ensina Ana Cecília, que também adora mexer na horta e lidar com as plantas. - Eu tenho loucura por rosas. Se eu chego no interior e encontro o roseiral florido é uma verdadeira alegria.

Além dos cavalos, Ana Cecília tem três cachorros e dois gatos, todos vira-latas, no sítio. E é no meio dessa bicharada que ela encontra a paz necessária para mergulhar nos seus livros. A atriz está terminando um mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP e tem até março de 2012 para defender sua dissertação.

- Lá eu encontro o sossego que preciso para ler e escrever.

Patrícia Kogut

Nenhum comentário: