
Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!
No universo de Miguel, além da filha, estão a ex-mulher Ruth (Arieta Correa), o sócio e cunhado Otávio (Gustavo Trestini) e a irmã Lorena (Paula Braun). A arquiteta e o engenheiro terão de conviver, ainda, com os dramas pessoais dos clientes Teodoro (Mário Cardoso) e Ingrid (Cristina Flores): ele com quatro filhos de relacionamentos anteriores e nenhum desejo de se tornar pai novamente; e ela anos mais jovens e decidida a ter o primeiro filho.
Rede Globo 45 anos, o que é bom pra se recordar!Enquanto isso, Pietra volta a vida dos irmãos Wanderpetroviktz, seduzindo Lenin e Fidel, que se debate entre o amor pela doce Renata e a paixão por Pietra. O caçula Mussolini é apaixonado secretamente por Renata e conta com o apoio de Pietra, que cria situações de conflito entre Lenin e Renata. Mas o conflito maior acontece quando o encrenqueiro Lenin envolve o certinho Fidel em uma enrascada, e faz de tudo para livrar o irmão da cadeia. Para completar aparece a mãe dos irmãos Lenin e Fidel, Laura, que os abandonou e agora ambiciona a herança da família, lutando para os separar. E na família há um estigma, um dos irmãos devera morrer portador de uma doença congênita.
Ainda há as peripécias do atrapalhado Ângelo, na sua tentativa de fugir da mulher Stella, louca para pôr a mão no marido que só faz aprontar.
Com um enredo totalmente cômico e diversas situações engraçadas e totalmente sem nexo, a novela conseguiu alcançar consideráveis 34 pontos de média no geral.
Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!Pouco tempo depois, Zuzu recebe uma carta dizendo que Stuart fora torturado e morto. Então ela inicia uma batalha: localizar o corpo do filho e provar sua inocência.
O longa-metragem recebeu duas indicações ao Prêmio da Academia Brasileira de Cinematografia, nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhor Som.
Fernando Eiras e Emilio de Melo atuam na peça "In On It", interpretando 10 diferentes personagens. A peça foi a única a vencer duas categorias do prêmio Shell em 2009, premiada na direção, de Enrique Diaz, e na atuação, de Fernando Eiras. Eles vão ao programa falar sobre o espetáculo que está reestreando em São Paulo.
Jô Soares recebe também Kentaro Mori, especialista em ufologia e parapsicologia que adora desmentir os boatos que aparecem na internet. Ele fala sobre seu site “ceticismoaberto.com", que aborda temas da ufologia e paranormalidade, com artigos, referências, galerias de fotos, testes e links.
As camisetas, que serão usadas pelo elenco, pelos apresentadores e pela equipe de jornalismo da Globo durante a campanha, estão à venda por R$ 29,90 no Portal Globo Marcas e nos telefones (21) 2125-7025 (todo o Brasil) e (11) 2196-7025 (São Paulo).
O jovem americano Jason Tripitikas (Michael Angarano) é obcecado por artes marciais e filmes de kung-fu. Frequentador assíduo de uma loja de penhores de Chinatown, ele faz uma extraordinária descoberta no fundo da loja: encontra o lendário cajado do guerreiro chinês Rei Macaco.
Porém, quando uma gangue de criminosos tenta assaltar o local, Jason cai do telhado e inesperadamente viaja de volta para a China antiga. Lá, ele se junta a um grupo de guerreiros da tradição das artes marciais em uma perigosa missão para libertar o aprisionado Rei Macaco e devolver seu cajado.- É uma espécie de mantra que praticamos aqui: saudar os profissionais que construíram essa grande obra, comemorar a nossa realidade e reafirmar nosso compromisso com o futuro, nosso desafio permanente. Neste caso, acenamos com a presença do conteúdo Rede Globo em novas plataformas, com nossos jovens brincando com novas tecnologias. E reconhecendo que essa caminhada só é possível graças à escolha democrática do telespectador.
À medida que falam, as imagens dos atores são projetadas em diversas mídias onde se pode assistir ao conteúdo da TV Globo: tela de cinema, celular, notebook e aparelho de TV. O filme, de 30 segundos, foi criado pela Central Globo de Comunicação e entra no ar esta semana.
Ficha técnica
Criação: Luis Erlanger
Produtora: Pró-Digital
Diretor: Otávio Escobar
Texto do filme
“Só chegamos até aqui
porque muitos vieram bem antes...
Plantar sonhos, regar sementes, ensinar para gente...
A como ir para frente, renovando crenças, reinventando esperança
Com eles aprendemos que arte só existe com muito trabalho
E que não existe maior emoção do que emocionar
E que as conquistas de cada um, sempre dependem da comunhão de todos
E que você é o sentido disso tudo
A chama que nos alimenta rumo ao futuro”
Com a proximidade do show das The Lícias, Juju (Rafaela Ferreira), Valentina (Julia Bernat) e Tati (Élida Muniz) se preocupam com o sumiço de Rita (Olivia Torres), pois não encontram uma substituta que cante tão bem quanto a vocalista oficial. O trio se desespera ainda mais ao pensar que Maria Cláudia (Isabella Dionísio) é a única candidata a vaga, mas não possui talento algum. Porém, Rita (Olivia Torres) aparece minutos antes da apresentação e com um visual totalmente diferente: mais magra e com cabelos mais longos.
Depois do show, Rita (Olivia Torres) conta para as amigas que viajou para um spa naturalista, onde se dedicou aos exercícios físicos e aprendeu a ter uma alimentação balanceada. Ela ainda complementa que o mais importante é estar feliz com seu corpo e conquistá-lo de forma saudável.
Malhação é escrita por Ricardo Hofstetter e tem direção-geral de Mario Marcio Bandarra.
Rosie (Michelle Pfeiffer) é mãe de Izzie (Saoirse Ronan), adolescente que está apaixonada pela primeira vez. A situação é ainda mais complicada porque Rosie, aos 40 anos, caiu de amores por Adam (Paul Rudd), homem bem mais jovem que ela, e tenta lutar contra o que sente. Os dilemas que as duas - mãe e filha - vivem são o mote deste delicioso romance.
Os Pinguins de Madagascar
O esquadrão de elite do zoológico do Central Park, em Nova York, está sempre envolvido em algum plano mirabolante. Originário do filme "Madagascar", o desenho retrata os pinguins Capitão, Kowalski, Rico e Recruta em suas aventuras.
Os Incríveis EspiõesSpin-off de Três Espiãs Demais, o desenho traz as aventuras dos irmãos, Tony, Mark, Lee Clark e Megan, que foram escolhidos pela Organização Mundial de Proteção Humana para serem espiões internacionais. No desenho, os estudantes precisam conciliar a vida de adolescentes e as intensas missões de espionagem.
Dragon Ball Z
Dragon Ball Z conta a vida de Goku e o seu combate contra uma poderosa raça de guerreiros espaciais, os Saiyajins. Esses guerreiros querem combater outros poderosos que também pretendem conquistar o mundo. Tudo por que uma lenda Saiyajin diz que um deles chegará a ser o guerreiro mais poderoso do planeta.
Tico e Teco
Os desenhos animados da dupla reestreiam na programação da TV Globinho. Os dois simpáticos esquilos detetives da Disney voltaram para arrumar novas confusões. Seus amigos Monterey Jack, Geninha e Zipper não ficam de fora das aventuras.
Mickey e Donald
A Turma do Mickey está de volta à Rede Globo, com aventuras incríveis de Pato Donald, Pluto, Pateta, Margarida, Minnnie e o Mickey, é claro.
Drake e Josh
A série Drake e Josh conta a história de dois semi-irmãos de 16 anos e temperamentos completamente diferentes, que sempre acabam provocando enormes confusões. Drake é descolado, popular e um tanto malandro. Josh é tímido, nerd, caseiro e pessimista.
Bob Esponja
Com episódios inéditos, Bob Esponja é uma esponja-do-mar que vive no oceano Pacífico e trabalha no restaurante de hambúrger do Seu Sirigueijo, um siri que só quer saber de dinheiro. Ele tem um vizinho, Lula Molusco, que vive se irritando com ele, e é o melhor amigo de Patrick, uma estrela-do-mar bem estúpida. A trupe passa por diversas situações engraçadas.
Três Espiãs Demais
Três adolescentes de Beverly Hills, Sam, Clover e Alex são espiãs comandadas por Jerry, líder da Organização Mundial de Proteção Humana. Elas dividem as missões e cuidam das preocupações do dia-a-dia, como provas de escola, garotos e compras. A grande rival delas é Mandy, uma patricinha fresca e mimada. O desenho de origem francesa já foi exibido em 29 países.
TV Globinho tem direção de núcleo de José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, e direção de Carlos Magalhães.
Preocupada com a saúde do animal, Antonia decide chamar o patrão para ver o estado de Pepe. Ricardo se assusta ao ver o cachorro ganindo, perto do portão, com o rabo entre as pernas.
“Meu Deus... Ele está machucado?! O que você tem, amigo... O que foi, Pepe?!”, pergunta o médico, tentando animar o cão.
Doutor não dá o braço a torcer
O segurança da casa, Ezequiel, avisa que o bicho ficou assim depois da partida de Viviane e explica que ele se recusa a comer e beber água desde então.
“Não vejo relação nenhuma com o estado do Pepe. Essa moça trabalhou pouco tempo aqui... É impossível o Pepe ter se afeiçoado a esse ponto. Cuide bem dele esta noite, Ezequiel. Vamos ver como ele amanhece.”, diz o médico, durão.
Será que Pepe vai aguentar viver longe da amiga? Afinal, ele já perdeu seu dono em um terrível acidente... Para descobrir, fique de olho nas cenas, que devem ser exibidas na quarta-feira, dia 5.
Na sessão, Dodô fica bastante nervosa: “Ah, sei lá... De repente o meu namorado pode não gostar...”. Mas Lena provoca: “Não tô te entendendo, Domingas. Não é você que é superconfortável com o seu corpo?”.
Domingas explica: “Claro que sou... O problema não é esse... É que... Sei lá!... Foto de biquíni?!”. Lena acalma a gatinha: “Entendi a sua preocupação. Você está com medo que sejam fotos vulgares, não é?”. Domingas faz que sim com a cabeça.
“Pode ficar descansada, Domingas, as fotos serão de muito bom gosto. Não terão nada de apelativo, até porque não é o estilo da minha grife!”, afirma a dona da empresa. Domingas começa a se sentir bem melhor. Lena continua:
“Com certeza. Eu jamais arriscaria o bom nome da minha empresa. Então? Pronta pra mostrar pras gordinhas de todo o Brasil que nós cheinhas também temos sex-appeal?”. A sessão de fotos começa e Domingas dá um show de beleza e sensualidade. Nenhuma das poses sai vulgar ou apelativa. Lena acompanha tudo ao lado do fotógrafo:
“Muito bom, Domingas!”, comemora ela. Domingas está se sentindo mais bonita que nunca!
Fique ligado! A cena deve ir ao ar na quinta-feira, dia 6/5.
Luciana ficará surpresa com o bom gosto de Miguel, que escolheu o hotel sozinho. Logo na chegada à suíte, eles irão tomar um banho de banheira, mas ela lembrará que não avisou a mãe que chegou bem.
- Dona Tereza (Lília Cabral) que me desculpe. Chegamos em Paris, Lu. Vamos viver dias de egoísmo - proporá Miguel.
Luciana irá aceitar o acordo de Miguel e, por email, vai avisar Mia (Paloma Bernardi) de que não vai telefonar muitas vezes para o Brasil.
- Eu vou ter a ele e ele a mim - dirá. - É o início da nossa vida a dois e temos que aproveitar ao máximo.
Na mensagem, ela também contará para a irmã o que está fazendo em Paris, como a visita a Torre Eiffel.
Eu torço para que bissexualidade seja abordada na novela, ainda que minimamente – diz Marcelo. - Esse tema ainda não foi discutido na televisão, ainda é um tabu, ao contrário do homossexualismo. Hoje, toda novela tem um gay, seja homem ou mulher.
O ator diz ainda que, por escolha da direção, trabalhou a ambiguidade de Osmar a novela inteira justamente para que ele pudesse vir a se relacionar com uma mulher.
Por mim, ele fica com a Alice – diz Marcelo.
Miguel e Luciana não conseguem esconder a emoção. Ela abraça o ex-namorado com ternura.
Jorge estende a mão para cumprimentar Miguel, que acaba puxando o irmão e dando um abraço apertado, cheio de emoção.
Fique com a gente às 13h45!
- Andaram publicando umas fotos minhas com o cabelo chanel, mas era para o filme "A Suprema Felicidade", do Arnaldo Jabor. Agora já estou diferente - diz Tammy, que está longe das novelas desde Ciranda de Pedra, de 2008, e faz sua estreia no horário nobre. - Todo mundo está me dizendo que a minha responsabilidade aumentou, mas eu não penso assim. A importância de se fazer uma novela das 18h é a mesma de se fazer uma novela das oito.
Na história, Lorena será filha da personagem de Maitê Proença e neta da de Fernanda Montenegro.
Seus irmãos serão vividos por Kayky Brito e Cauã Reymond. Mas a família, que vai aparentar ser perfeita, na verdade será bastante conturbada. Ela terá um caso com seu primo Agnelo (Daniel de Oliveira).
- Acho que a história dos dois vai gerar polêmica - diz ela. - Lorena é criada para casar e constituir uma família, mas não fará nada disso. Ela tem muita personalidade - diz Tammy, que, na foto abaixo, aparece com o namorado, João Gabriel, repórter de programa Vai e Vem, de Preta Gil, no GNT. - Estamos juntos há três anos, mas sou muito nova para pensar em casamento.
- Eu trato meus fãs como se eles fossem a minha vida. Eu sempre tive os meus ídolos e nunca ninguém fez questão de estar perto de mim, então faço de tudo para ser o que não foram comigo.
Há dois anos namorando a produtora de moda Natalia Frascino, de 27 anos, Fiuk assume ainda que é romântico.
- Eu gosto de namorar! Curti total os momentos de solteiro, mas eu já levo uma vida muito solitária. Aí você sai, pega todo mundo e, quando chega em casa, está sozinho, sabe? Você chama alguém para dormir com você, mas não pode se abrir com a pessoa, porque não confia nela. Não tem cumplicidade. É um mundo muito vazio - diz Fiuk. - Amor é a minha religião.
- Faço ginástica e como direitinho sem sofrer. É bem mais difícil eu sair da linha, porque já fiz isso antes e não me senti bem. Aliás, no ano passado, quando tirei férias, abusei e voltei para casa com dois quilos a mais. Comprovei, de uma vez por todas, que fazer exercício e dieta é para sempre. Se você quer ser feliz, não dá para escorregar - diz. - Eu gosto quando estou magrinha e tenho consciência de que, para isso, preciso ter persistência para malhar e controlar o prato todos os dias, para conservar esse corpo que conquistei. Aliás, a coisa mais difícil é manter o peso. A gente precisa ter pessoas em volta que ajudem nessa missão quase impossível - completa a atriz, que se exercita com personal trainer.
O namorado, o ator Joaquim Lopes, também ajuda a atriz a manter o corpão.
- Quando ele me convida para jantar e digo que vou comer salada, ele entende. Se você pede ajuda para o seu marido ou namorado e o moço não dá uma força... Tem que trocar, né? - brinca.
Foi escrita por Maria Adelaide Amaral e Walter Negrão, com colaboração de Lúcio Manfredi e Vincent Villari, baseada no romance homônimo da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, e dirigida por Teresa Lampreia, com direção geral de Jayme Monjardim e Marcos Schechtmann, e direção de núcleo de Jayme Monjardim.
A minissérie apresentou Eliane Giardini, Camila Morgado, Samara Felippo, Mariana Ximenes, Daniela Escobar, Nívea Maria e Bete Mendes como as Sete Mulheres, e ainda Thiago Lacerda, Giovanna Antonelli e Werner Schünemann, como os grandes heróis da Guerra Farroupilha, vivendo seus personagens figuras verídicas, que complementaram a história do país, sendo os mesmos, grandes ícones nacionais.
A minissérie e o romance
Na adaptação do romance de Letícia Wierzchowski para a televisão, os autores e a emissora tomaram algumas liberdades que, no entender de estudiosos da cultura gaúcha, foram excessivas.O romance ressalta o caráter conservador na educação das filhas dos estancieiros gaúchos no século XIX, e como era pobre e rotineiro seu cotidiano (especialmente na situação de confinamento em que se encontravam). Relacionamentos amorosos eram tratados com recato. Já na minissérie, o comportamento das personagens femininas pouco se diferencia do comportamento das mulheres nas novelas ambientadas no Rio de Janeiro do século XXI.
O isolamento das sete mulheres é enfatizado no romance e é essencial para o desenvolvimento dramático e psicológico das personagens. Visitas eram esporádicas; os acontecimentos externos permaneciam distantes; só ficavam conhecidos por meio de cartas e mensageiros. Na minissérie, para manter o interesse do público, a casa é palco de frequentes encontros e festas, e as personagens se envolvem diretamente em episódios da revolução.
O relacionamento de Manuela e Garibaldi foi descaracterizado. No romance, ambos rompem porque Manuela, uma personagem real, não teve coragem de deixar a casa e acompanhá-lo. Sofreu o resto da vida por isso: nunca se casou e teve uma vida solitária, sendo apontada nas ruas de Pelotas, onde foi morar, como a noiva de Garibaldi. No romance, Anita é apenas citada, de passagem.
Na minissérie, após o rompimento ter sido mostrado tal como no romance, Manuela, ao saber do novo relacionamento de Garibaldi, vai a seu encontro, enfrenta Anita e se envolve nos combates da Revolução Farroupilha. Sem transição, torna-se uma personagem forte e decidida. Toma a decisão que Garibaldi esperava dela, e no romance não teve coragem de tomar.
Esta mudança não passou despercebida dos espectadores da minissérie que, em centenas de cartas e mensagens eletrônicas, pediam aos autores que no final Garibaldi e Manuela ficassem juntos. Isso levou outro espectador a comentar ironicamente que, se era para distorcer fatos históricos, os autores fizessem os gaúchos ganharem a Revolução Farroupilha.
Também há a mudança de humor da personagem Maria Gonçalves, que ao entender do livro, se mostra uma mulher que amava o marido e não era rabugenta com as três filhas e o filho Antônio (que nem é citado nas minissérie).
No livro é citado que Manuela tinha por volta dos seus 15 anos, diferente da Manuela da minissérie que aparenta ter no mínimo 22 anos. A ordem de nascimento no livro é assim: O mais velho é Antônio (que na minissérie nem é citado), logo em seguida vem Rosário, Mariana e depois Manuela. Na minisérie é Manuela seguida de Rosário e por fim Mariana.
Com Caetano acontece a mesma coisa, de 15 anos do livro vai parar com 19 na minisérie.
A minissérie cometeu também um deslize geográfico. A ação se passa na região de Camaquã e Cristal, no Rio Grande do Sul, entre a serra do sudeste e a costa da Lagoa dos Patos, uma planície com poucas elevações que se estende do sul de Porto Alegre até o extremo meridional do Uruguai. No entanto, aparecem seguidas cenas tomadas no cânion do Itaimbezinho, situado na serra gaúcha, em Cambará do Sul.
Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!
Esta primeira versão da série tinha em sua equipe de criação Carlos Queiroz Telles, Gianfrancesco Guarnieri e Walter George Durst. A supervisão de texto era de Dias Gomes. Um programa de Daniel Filho e direção de Gonzaga Blota e Milton Gonçalves.
A idéia do seriado surgiu em 29 de março de 1978, data de exibição do Caso Especial "Jorge Um Brasileiro". Original de Osvaldo França Jr., contava a história de um caminhoneiro que transportava cargas pelo interior de Minas Gerais. Este especial tinha produção de Nilton Cupello, direção de Paulo José e supervisão de Ziembinski.
Cinco episódios foram reprisados no Festival 25 Anos, em Março de 1990, com apresentação de Stenio Garcia. Cinco anos depois, de 27 de março de 1995 a 31 de março de 95, no Festival 30 Anos — foram também reprisados cinco episódios.
A série voltou a ser exibida a partir do dia 29 de Abril de 2003, nas noites de sexta-feira, sendo escrita por Walther Negrão. Os realizadores da versão atual fizeram questão de frisar à época do lançamento que não se trata de um remake, mas sim de uma continuação da versão anterior, duas décadas depois.
O programa teve seu final anunciado em 2008, após o final da 5ª temporada, em setembro de 2007. O cancelamento foi causado pela agenda cheia dos atores principais, que estariam sendo usados em outros projetos da emissora. Apesar disso, a Rede Globo afirmou que o programa pode voltar.
Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!
Escrita por Aguinaldo Silva com a colaboração de Glória Barreto, Maria Elisa Berredo e Nelson Nadotti. Dirigida por Luciano Sabino, Marco Rodrigo, Cláudio Boeckel e Ary Coslov, com direção geral e de núcleo de Wolf Maya.
Apresentou Susana Vieira, José Wilker e José Mayer como protagonistas, Leonardo Vieira, Marcello Antony, Dado Dolabella e Carolina Dieckmann como co-protagonistas e Eduardo Moscovis, Letícia Spiller, José de Abreu e Renata Sorrah como antagonistas.
Sinopse
Primeira fase
A trama de Senhora do Destino é dividida em duas fases. A primeira – exibida em quatro capítulos – se passa em dezembro de 1968, contando a história de três mulheres: Josefa de Medeiros Duarte Pinto, jornalista do Diário de Notícias, uma mulher deslumbrante e valente que acaba se tornando uma inimiga mortal contra a ditadura; Maria do Carmo Ferreira da Silva, uma nordestina humilde que vem para a cidade do Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor para si e aos filhos; e Maria de Nazaré Esteves Tedesco, uma prostituta que quer mudar de vida a qualquer custo e jogará sujo para isso.
Maria do Carmo, uma nordestina sofredora, abandonada pelo marido Josivaldo, parte com seus cinco filhos de Belém de São Francisco, no sertão de Pernambuco, rumo ao Rio de Janeiro. Ela se encontra desesperada, por não ver ali um futuro melhor a dar aos filhos, pois vive em extrema pobreza. Portanto, ela escreve ao irmão, Sebastião, pedindo que ele os receba em sua casa.
Sebastião trabalha como motorista para Josefa de Medeiros Duarte Pinto, por quem é secretamente apaixonado. Ela é filha de uma família tradicional e dona do jornal carioca Diário de Notícias, herdado após a morte do segundo marido.
Após uma série de contratempos na viagem, como temporais,deslizamentos nas estradas de terra esburacadas e lamacentas e um ônibus em péssimas condições de estado (dirigido pelo personagem Ruddy, numa participação especial de Rodrigo Hilbert na novela), Maria do Carmo e os filhos chegam à cidade do Rio de Janeiro em 13 de dezembro de 1968, justamente o dia da decretação do Ato Institucional Número Cinco, o AI-5. Há um grande tumulto nas ruas do Centro da cidade, tomadas por manifestantes e policiais em guerra. O Diário de Notícias, opositor do regime militar, é invadido pela polícia, e Sebastião não consegue buscar Maria do Carmo na rodoviária. Como perdeu o papel na estrada onde havia anotado o endereço do irmão, ela segue com os filhos à procura do jornal, onde espera encontrar Sebastião. No meio da confusão em que se transformou a cidade, Reginaldo, seu filho mais velho, é ferido por uma pedrada. Maria do Carmo consegue se refugiar com as crianças em uma casa abandonada. Nazaré (como é chamada), após uma discussão com o amante José Carlos, também se abriga no local. Vestida como uma enfermeira e com uma falsa barriga de grávida, Nazaré diz se chamar Lourdes e promete tomar conta das crianças enquanto Maria do Carmo leva Reginaldo ao hospital. Na volta, porém, Maria do Carmo descobre que a mulher desapareceu com sua filha recém-nascida, de apenas dois meses de vida, chamada Lindalva.
Nazaré, na realidade, é uma prostituta do bordel de Madame Berthe que deseja se casar com o amante e mudar de vida. Ela acredita que a gravidez é a única maneira de separá-lo da esposa e da filha. Como ficou estéril após 5 abortos sucessivos, inventou que estava grávida para forçar José Carlos a assumir a criança. Ao ficar sozinha com Lindalva em seus braços, Nazaré vislumbra a chance de concretizar seu plano e sequestra a menina. Após chantagear Madame Berthe para que confirme sua história, ela arma uma farsa e finge que deu à luz a criança, sensibilizando o amante, que larga a família para ficar com ela. A luta de Maria do Carmo para reencontrar a filha roubada é o fio condutor da trama.
Desolada com o sequestro de Lindalva, Maria do Carmo se perde nas ruas do Rio, é confundida com os manifestantes e levada presa, juntamente com outros dois homens em particular: um deles é Dirceu de Castro, repórter do Diário de Notícias, que se recusa a abandonar a redação do jornal; o outro é Giovanni Improtta, conhecido empresário do jogo do bicho repleto de falcatruas e atividades escusas em sua vida. Josefa também é presa, tem o jornal fechado e é aconselhada a deixar o país, o que a leva para um luxuoso exílio em Paris.
Maria do Carmo, Dirceu e Giovanni ficam em celas vizinhas no presídio da Ilha das Flores presídio localizado na Baía de Guanabara, e o jornalista toma conhecimento da história da nordestina. Dirceu chama a atenção do comandante da prisão, o perverso Comandante Saraiva (Werner Schünemann), para o equívoco, e a jovem é solta. Ela encontra Sebastião por acaso, e os dois conseguem impedir que os filhos de Maria do Carmo, que haviam sido levados para o Juizado de Menores, sejam enviadas para um orfanato. Maria do Carmo decide se instalar no mesmo lugar onde o irmão vive, em Vila São Miguel, fictício distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), e jura que dedicará sua vida a localizar a filha Lindalva.
Segunda fase
Na segunda fase da novela, é o ano de 1994, 26 anos se passam, e Maria do Carmo é uma mulher forte e bem-sucedida, mãe dedicada, dona da loja de material de construções Do Carmo, querida e respeitada em Vila São Miguel por sua ética e generosidade. Ainda sofre muito pois nunca mais teve notícias de Lindalva, e ninguém achou o paradeiro da sequestradora que pensa se chamar Lourdes. Ela mantém um antigo relacionamento amoroso com Dirceu, agora editor e colunista político de um grande jornal carioca. Os dois moram em casas separadas e vivem uma relação tranquila. Mas a nordestina tem um outro admirador: o agora ex-bicheiro Giovanni Improtta, que liquidou honestamente todas suas contas passadas e ganha a vida como presidente da escola de samba Unidos de Vila São Miguel e disputa com Dirceu o amor de Maria do Carmo. Uma de suas características é a inseparável gravata borboleta, além do esforço para falar corretamente, que o leva a cometer vários erros de português. Seu modo de falar caiu nas graças do público, que reproduzia nas ruas expressões como “felomenal” (ao invés de “fenomenal”). Entre as frases popularizadas pelo personagem estão: "Há malas que vêm de trem!"; "Vou me pirulitar-me"; "Não esqueça do meu lema: com Giovanni Improtta não tem problema"; "Então fica o dito pelo não dito, o não dito pelo dito e, como sempre, vale o escrito"; "Aqui se faz, aqui se paga"; "Na vida, como no restaurante, a conta sempre chega"; "Saída istrastégica"; "A vaca vai voar!", "O tempo ruge, e a Sapucaí é longa!", "Giovanni Improtta, em charme e osso". Giovanni é pai de João Manoel e Jenifer. Viúvo, mora com os filhos e a sogra, Flaviana. Tem como namorada a aspirante a celebridade Danielle, a quem chama de "Ninfa Bebê" (e é chamado por esta de "Paizinho"). Mas o ex-bicheiro, que vive repetindo não dever nada à polícia nem ao fisco, é apaixonado mesmo por Do Carmo, tendo de disputar o seu amor com o rival Dirceu, a quem se refere como "troca-letras".
Sebastião, o irmão de Maria do Carmo, casou-se com Janice e tem três filhos: Eleonora, Venâncio e Regininha; É motorista do refinado Pedro Correia de Andrade e Couto, o Barão de Bonsucesso, e de sua esposa, a baronesa Laura – um casal alegre que gosta de celebrar a vida, embora não tenha mais a mesma situação financeira de tempos atrás. O dinheiro do barão é administrado por seu filho, Leonardo, que vive reclamando dos excêntricos gastos do pai. Após conhecer Giovanni Improtta, o barão aceita ser seu personal stylist e passa a dar aulas de etiqueta ao ex-bicheiro, que se dirige a Laura como Dona Baroa, garantindo muitos momentos cômicos na história. No decorrer da trama, a baronesa descobre sofrer do Mal de Alzheimer.
Os filhos de Maria do Carmo estão encaminhados na vida. O mais velho, Reginaldo, virou um político ambicioso que não se furta em tentar tirar proveito da popularidade da mãe, avessa ao seu perfil populista e demagógico. Maria do Carmo sempre soube que Reginaldo, conhecido como Naldo, nunca valeu nada e sempre foi falso e a favor do pai que os abandonou na miséria. Reginaldo quer se tornar prefeito de Vila São Miguel e faz campanha pela emancipação da localidade, que fica no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). É casado com Leila, com quem tem dois filhos, Bruno e Bianca, mas mantém um caso secreto com sua assessora parlamentar Viviane, tão ambiciosa quanto ele. Leila descobre a infidelidade do marido e, disposta a flagrá-lo com a amante, pede ajuda a Venâncio, primo de Reginaldo, para seguir os dois até um motel. Ela tenta passar para o quarto de Reginaldo pela mureta, mas sofre um acidente fatal ao cair do prédio. Esperto, Reginaldo inverte a situação, acusa a mulher de ser amante do primo, e o convence a não desmentir a história. Sebastião acredita e expulsa Venâncio de casa, inconformado com o fato de ele ter se envolvido com a esposa do próprio primo. O motorista só faz as pazes com o filho depois que ele sofre um acidente e fica entre a vida e a morte, sendo salvo graças a uma doação de sangue feita pelo próprio pai. Mesmo tendo sido perdoado, Venâncio faz questão de contar ao pai a verdade sobre a morte de Leila. Sebastião fica revoltado com a atitude do sobrinho, mas não pode contar a verdade, pois prejudicaria o filho, que mentiu para a polícia. Já Reginaldo, viúvo, se casa com Viviane, e a dupla arma muitas tramoias ao longo da trama em prol de seus interesses pessoais. Entre as armações, estão o falso sequestro do próprio filho, a prisão da mãe e os assassinatos dos marginais Cigano e Seboso.
Leandro, segundo filho de Maria do Carmo, trabalha como contador para Giovanni. Ele tem um conturbado relacionamento com a mulher, Marinalva, destaque da escola de samba Unidos de Vila São Miguel (mais conhecida como Nalva), que esconde uma paixão pelo cunhado Viriato, o que provoca muitos conflitos em seu casamento.
Viriato, terceiro filho de Maria do Carmo, é maître do restaurante de Edgard Legrand, Monsieur Vatel, em Ipanema, na zona sul da cidade. Seu destino se cruza com o de Maria Eduarda, a Duda, quando ele a salva de um assalto. Os pais de Eduarda, Leonardo e Gisela, não aceitam o namoro da filha com um homem de classe inferior e fazem o que podem para vê-la casada com o jovem deputado federal Thomas Jefferson. No final, Leonardo descobre que é filho do mordomo Alfred com uma cozinheira que morreu no parto, tendo sido adotado pelo Barão, o que muda sua visão sobre a vida.
O caçula, Plínio, é um jovem mulherengo que não quer saber de trabalho e só pensa em curtir a vida. Ele acaba caindo na armadilha da independente Yara, mulher alguns anos mais velha, que quer ser mãe e o escolhe como “pai de aluguel”, sem nem ao menos consultá-lo. Embora só quisesse usá-lo, Yara é obrigada a recorrer a Plínio quando a empresa em que trabalha vai à falência. Pela primeira vez, então, o rapaz encara uma responsabilidade na vida.
Lindalva, a caçula roubada de Maria do Carmo e batizada como Isabel, transformou-se em uma jovem doce e bonita, que tem uma relação de carinho, amor, respeito e cumplicidade com a perturbada e perigosa psicopata Nazaré, que ela pensa ser sua mãe. Nazaré ainda vive com José Carlos e está sempre em guerra com a enteada Maria Cláudia, que foi morar com o pai após sua mãe, abandonada pelo marido, sucumbir à depressão e morrer.
A farsa de Nazaré começa a vir à tona quando o fotógrafo Rodolfo entrega a Dirceu a foto de uma enfermeira grávida com um bebê no colo, tirada por ele durante o tumulto no centro do Rio, em 13 de dezembro de 1968. Maria do Carmo e Leandro reconhecem a sequestradora. Dirceu pede a Rodolfo que use programas de computador para “envelhecer” a foto e chegar ao rosto atual da mulher. Depois, consegue que a história de Maria do Carmo seja tema de um programa investigativo na TV. José Carlos assiste ao programa e diz à Nazaré que vai denunciá-la. Os dois discutem, e ela o empurra da escada de casa. No chão, com fortes dores no peito, pede à Nazaré que pegue o seu remédio, mas ela não o socorre.
Com a morte do homem que ela pensa ser seu pai e ama muito, Isabel começa a trabalhar no restaurante Monsieur Vatel. Ela e Edgard se apaixonam, e o maître Viriato nem imagina que a namorada do patrão é sua irmã desaparecida. O namoro de Isabel e Edgard deixa Nazaré desesperada, pois o rapaz é neto de Madame Berthe. No final da trama, o receio de Nazaré se justifica: é o diário da cafetina que confirma a história do sequestro. Antes disso, porém, a vilã apronta muitas. Ela passa a ter como amante e aliado o inescrupuloso Josivaldo, o marido safado de Do Carmo, que volta para a família depois de tê-la abandonado para ficar com uma ricaça que não quis mais, pedindo pensão alimentícia à mulher.
Enquanto Maria do Carmo continua a busca pela filha, Dirceu e Giovanni tentam a todo custo localizar a menina. Em uma dessas tentativas, aparece Angélica, que foi encontrada ainda bebê no mesmo dia do desaparecimento de Lindalva. Mas a alegria de Maria do Carmo dura pouco: Angélica tem uma pinta de nascença na perna e, portanto, não pode ser a filha sequestrada. Mesmo assim, Maria do Carmo a acolhe em casa e faz dela sua secretária na loja. Angélica se envolve com Plínio, e os dois acabam se casando. No decorrer da trama, ela reencontra sua verdadeira mãe, Belmira, mas se decepciona ao descobrir que esta a abandonou para se casar com um milionário por interesse. Por isso resolve manter a história em segredo. Mas Reginaldo e Viviane descobrem e a obrigam a colaborar com as obras superfaturadas da prefeitura de Vila São Miguel, emitindo notas fiscais frias na loja de Do Carmo, e ameaçam contar a verdade sobre sua origem à família Ferreira da Silva caso ela não os obedeça. Angélica cede a chantagem, mas um dia a armação é descoberta pelos fiscais da Receita Federal que surgem na loja. Ela consegue fugir, mas Maria do Carmo acaba sendo responsabilizada pelos atos ilícitos e é presa em flagrante por sonegação fiscal e desacato à autoridade. Reginaldo descobre que Angélica está escondida na casa da verdadeira mãe e a ameaça de morte se ela não sair da cidade, pois teme que a cunhada revele que ele está envolvido no esquema. Mas Plínio consegue localizar a mulher, descobre sua verdadeira história, e a obriga a contar a verdade á polícia. E assim consegue provar a inocência de Do Carmo, que promete mandar Reginaldo para a cadeia.
O cerco contra Nazaré vai se fechando, com a colaboração de vários amigos de Maria do Carmo, inclusive Cláudia. Ela também se torna aliada da nordestina, pois sempre odiou a madrasta e sofreu muito desde pequena em suas mãos. Cláudia conhece Leandro, que está interessado em Isabel sem desconfiar de que ela é sua irmã Lindalva. Ele passa por um momento difícil, pois decidiu se separar de Marinalva, e confunde a amizade de Isabel com amor. Cláudia o alerta sobre seus sentimentos, os dois se aproximam e acabam se apaixonando.
A escada da casa da personagem e sua tesoura viraram símbolos da sua personalidade psicótica. Ao mesmo tempo, Nazaré provocava risadas com seus xingamentos – entre outras expressões, ela se referia a Maria do Carmo como “anta nordestina”, chamava Cláudia de “songa monga” e Josivaldo, de “flageladão” – e também fazia rir nas cenas em que se auto-elogiava diante do espelho. Entre suas "pérolas", dizia frases como: "Gostosa! Impressionante como o tempo só te valoriza", "Eu nasci linda e loira. Uma alemãzona!", "Loiraça gostosa, gostosona, bocão. Ah, se eu te pego!", "Você é má… maravilhosa!", "Eu sou boa pra dedéu", "Raposa linda, loira e felpuda", "Quando crescer quero ser que nem você, Nazaré Tedesco". Um dos grandes momentos da trama foi o encontro de Nazaré com Maria do Carmo, que lhe dá uma boa surra que a deixa ensanguentada e quebrada.
Mesmo após descobrir que foi roubada de sua mãe verdadeira, Isabel ainda leva um tempo até aceitar Do Carmo como mãe. Nazaré pede desculpas a Isabel, diz que a sequestrou porque José Carlos a obrigou - tudo mentira! Dividida e sensibilizada, Isabel decide ficar ao lado da megera, pois foi criada por ela como mãe e a ama muito, até dar-se conta de seu verdadeiro caráter.
Jenifer, a estudiosa filha de Giovanni, e Eleonora, filha de Sebastião, apaixonam-se, e, após muita resistência, os pais se veem obrigados a aceitar o romance, passando por cima dos preconceitos. As duas assumem a relação, passam a viver juntas e adotam um recém-nascido, abandonado próximo ao hospital onde Eleonora trabalha como médica. Jenifer e Eleonora não formaram o único casal homossexual na trama: o carnavalesco Ubiracy, o Bira, também tinha o seu par, Turcão, um saradão sentimental.
A comunidade de Pedra Lascada, localizada em Vila São Miguel, é cenário para a história de Rita de Cássia. Mãe de Lady Daiane e Maikel Jackson, Rita é vítima de violência doméstica e dependência química. Ela apanha do marido, o marginal e mau-caráter Cigano – que está preso no início da trama –, e trava uma luta contra as drogas. Sua vida fica ainda mais tumultuada quando a filha, de apenas 15 anos, engravida de Shao Lin. Ele é um “marginalzinho” temido na comunidade (seu verdadeiro nome é Políbio), líder de uma turma de desocupados, e não quer assumir a paternidade da criança. Depois, Rita passa a namorar o taxista português Constantino, que enfrenta Cigano em nome de seu amor. Daiane, já com o filho nos braços, engravida novamente, desta vez de Bruno, o filho de Reginaldo, mas perde o bebê. No final da trama, Shao Lin vira um rapaz responsável, percebe que é apaixonado por Daiane e assume o filho. Daiane, por sua vez, começa a trabalhar na educação de jovens meninas, prevenindo-as das dificuldades de uma gravidez precoce.
Um outro tema que causou repercussão foi o drama vivido por Seu Jacques;. Ele se transformou em uma espécie de representante dos aposentados que sofrem com os atrasos, omissões, descasos e humilhações impostos pelo INSS. Indignado, vive repetindo sua história por onde passa: ex-vendedor, teve a aposentadoria calculada de forma errada e seu pedido de revisão tramita há sete anos. Seu Jacques, em cenas bem-humoradas, virou um "cronista" implacável do cotidiano, com análises precisas e cortantes da realidade.
Seu Jacques se apaixona por Djenane, antiga colega de Nazaré no bordel, que reaparece na vida da ex-prostituta para chantageá-la, pois foi testemunha junto com Madame Berthe que Nazaré sequestrou e forjou o parto de Lindalva (Isabel), e ameaça contar tudo para Isabel se Nazaré não lhe der muito dinheiro, pois ela sabe onde está o diário de Madame Berthe que incrimina Nazaré. Durante uma discussão com Nazaré, Djenane cai da escada e morre. Com medo de ser considerada suspeita da morte da colega, a megera arma uma situação para que pensem que Djenane roubara suas joias e muito dinheiro da sua casa e, na correria, teria tropeçado e caído da escada. No final da trama, Seu Jacques conhece a irmã de Djenane e os dois terminam juntos. O cénário do núcleo é o Bairro Peixoto, em Copacabana (zona sul do Rio). Nazaré aprontou muito e aprontará mais: matou um amante seu eletrocutado, roubou muito dinheiro de um banco e tentou matar Cláudia a tesouradas, além de fazer chantagem emocional com Isabel. Nazaré não tem limites e fará muito mal a Do Carmo junto com Josivaldo.
A atriz Marília Gabriela retorna à novela no papel de Guilhermina, a filha de Josefa, que se torna um obstáculo na realização de um antigo sonho de Sebastião e Dirceu: reabrir o Diário de notícias. Guilhermina tenta impedir o leilão de um original do pintor Cézanne, que Josefa havia deixado para Sebastião, e cuja renda seria usada para a reabertura do jornal. A tela permaneceu vários anos escondida no Ford Galaxie que Sebastião herdou de sua ex-patroa e mantém guardado em sua garagem. Apesar dos entraves, o jornal é reaberto, e nele passam a trabalhar Cláudia, Alberto e Rodolfo. Guilhermina e Dirceu se estranham em um primeiro momento, e seus encontros sempre terminam em troca de acusações. A hostilidade mútua dá lugar à paixão, e os dois ficam juntos no fim da história, depois que Maria do Carmo aceita se casar com Giovanni.
Nazaré morre após atirar-se de uma ponte na cachoeira de Paulo Afonso, na Bahia. Ela se suicida após sequestrar Linda, a filha de Isabel e Edgard. Diante de Isabel, porém, ela se redime e lhe entrega o bebê antes de saltar para a morte.
Reginaldo, denunciado por suas falcatruas na prefeitura de Vila São Miguel, é hostilizado pelo povo. Ele resolve fazer um comício, onde espera, mais uma vez, ludibriar os eleitores. Sebastião, porém, revela a verdade sobre a morte de Leila à Maria do Carmo, que, por sua vez, conta tudo ao eleitorado. Reginaldo é apedrejado pelos populares. Uma pedra em particular, atirada por seu ex-cabo eleitoral Merival, o atinge na cabeça e ele morre. Viviane culpa a sogra pelo acontecido.
Leandro se casa com Cláudia, que engravida. Viriato, após passar um período na França especializando-se em culinária, volta ao Brasil e reata com Duda, que está grávida, com quem havia se casado. Plínio, casado com Angélica, que engravida dele, ganha de Yara a permissão para ficar com o filho Dado, já que ela vai se mudar para o Japão. Regininha engravida do namorado João Manoel, e os dois apressam o casamento. Danielle e Venâncio, casados, descobrem que vão ser pais. Marinalva se casa com o deputado Thomas Jefferson, e Viviane vira esposa do senador Victório Vianna (personagem da novela Porto dos Milagres, que retornou em Senhora do Destino como senador, interpretado em ambas as versões por Lima Duarte). Josivaldo acaba nas ruas, como um mendigo maltrapilho e enlouquecido. Através de uma narração feita por Maria do Carmo, os telespectadores ficam sabendo do futuro dos jovens personagens: Daiane ganha o prêmio Nobel da Paz por sua atuação social; e Bianca, sua neta e filha de Reginaldo, é eleita prefeita de Vila São Miguel.
Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!