sábado, 4 de dezembro de 2010

Ilha Grande é cenário do Globo Universidade deste sábado, dia 4

Um dos muitos paraísos litorâneos do Rio de Janeiro procurados por turistas, a Ilha Grande também recebe visitantes com outra intenção: pesquisar e preservar seu ecossistema. E é este outro lado da ilha que o Globo Universidade mostra neste sábado, 4. A Rede Globo exibe o programa a partir das 7h15, logo após o Globo Ecologia.

A apresentadora Lizandra Trindade vai à região para conhecer o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads), campus avançado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que desenvolve estudos sobre a biodiversidade local. Para acompanhar um dos trabalhos da equipe, Lizandra mergulha em busca do coral-sol, espécie que causa danos à flora e fauna marinhas da ilha. Os pesquisadores explicam como a retirada do coral, além de preservar o ecossistema, beneficia os moradores da comunidade, que foram capacitados para usar a espécie como matéria-prima para produtos artesanais.

As águas dos rios da Mata Atlântica que existem na ilha também são cuidadas pela equipe, como mostra o quadro "Mérito Acadêmico". Nele, o professor Timothy Moulton conta como o estudo ecológico auxilia na preservação deste ambiente. Já Raul Severo explica no Fora de Série o novo método de tratamento de esgoto que desenvolve em seu mestrado. Ele utiliza plantas locais como biofiltros, em sistema de manutenção de baixo custo que pode ser mantido pelos moradores. E o "Eu Amo Meu Trabalho" acompanha a jornada de Luciane Zanol, turismóloga que atua no Parque Estadual da Ilha Grande.

Nenhum comentário: