
O mistério que se forma normalmente em torno da perda da memória já movimentou outras diversas tramas da Rede Globo. Muitos dos personagens se esqueceram de tudo e passaram a viver com outra identidade. E você, se lembra dos desmemoriados mais famosos da ficção? Acompanhe, na lista abaixo, a explicação para tanto esquecimento:
Jô Penteado (Christiane Torloni) - A Gata Comeu (1985)
Jovem, bonita, rica e mimada, Jô Penteado já ficou noiva sete vezes, mas nunca tinha se apaixonado até encontrar Fábio Coutinho (Nuno Leal Maia). Embora agitado, os dois começaram um romance que acabou em casamento. Porém, logo em seguida, Jô bateu a cabeça em um acidente e perdeu a memória.
A jovem acabou esquecendo quem era Fábio e as outras pessoas que a cercavam. O drama de Jô Penteado só acabou quando ela voltou à ilha onde seu barco naufragou para tentar recuperar a memória dos fatos que sucederam ao acidente. Após mais uma briga com seu amado Fábio, que foi embora da ilha, a milionária conseguiu, finalmente, lembrar da história de amor entre eles.
Otávio (Marco Nanini) - Andando nas Nuvens (1999)
Otávio Montana sofreu um acidente e passou 18 anos em estado de encefalite letárgica, um distúrbio conhecido como “a doença do sono”. Ele se movia e se alimentava com a ajuda de enfermeiras, mas permanecia o tempo inteiro inconsciente, incapaz de ver, ouvir, falar ou pensar. Até que um acidente mudou a situação: ao bater com um braço em um dos aparelhos do hospital, Otávio levou uma forte descarga elétrica que o fez despertar com 100% de consciência. Otávio, porém, perdeu boa parte da memória. Suas últimas lembranças eram de 1968, bem antes da queda na varanda, quando ele ainda era noivo de Eva (Renata Sorrah).
Ele descobre que os dois se casaram e tiveram três filhas, mas que sua mulher está morta. Para se adaptar a nova vida, ele precisou enfrentar uma verdadeira batalha contra os avanços tecnológicos, além de voltar a ter o carinho da família e dos amigos.
Esteban (Marcos Pasquim) - Kubanacan (2003)
Um homem desmemoriado, com um tiro no peito, apareceu em uma praia. Ele foi acolhido pela aldeia e ganhou o nome de Esteban. Esteban se envolveu em muitas confusões ao longo da busca para descobrir sua verdadeira identidade. Aos poucos, encontrou pistas sobre seu passado, ao ser reconhecido por diversas mulheres, que o conheceram com nomes e ocupações diferentes.
Em um determinado momento da novela, Esteban assumiu uma dupla personalidade, transformando-se no obscuro e arrogante Dark Esteban. Seu personagem teve um terceiro desdobramento quando surgiu, na história, o irmão gêmeo de Esteban, Adriano. O verdadeiro Esteban e Adriano são, na verdade, dois irmãos gêmeos, filhos de Alejandro. Ao final de Kubanacan, Esteban recuperou a memória e descobriu seu passado: ele foi, na verdade, o historiador Leon, filho de Rubi e do verdadeiro Esteban, que voltou ao passado em uma máquina do tempo para evitar a destruição de Kubanacan.
Olavo (Reginaldo Faria) - Beleza Pura (2008)
Olavo Pederneiras (Reginaldo Faria) pilotava um avião que caiu no Amazonas com mais quatro tripulantes. Milionário excêntrico, Olavo era dono de uma empresa de importação e exportação de aparelhos de estética e planejava criar um programa de TV sobre beleza, do qual seria o apresentador. A idéia era gravar o piloto em um sofisticado hotel na Amazônia para impressionar o público com a exuberância do lugar.
Quando todos achavam que Olavo estava morto, ele e os outro tripulantes reapareceram na novela: eles sobreviveram à queda, mas estavam perdidos em uma ilha. O retorno desses personagens movimentou a trama: eles passaram a disputar diamantes encontrados na Amazônia. O único que possuía o mapa com a localização das pedras era Olavo, mas com a perda de sua memória, provocada pelo acidente, ele começou a achar que era um índio e não conseguia ajudar ninguém a encontrar os diamantes. Os personagens armaram, então, todo tipo de tramóias para garantir as pedras preciosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário