sexta-feira, 21 de maio de 2010

Rede Globo 45 anos: O Profeta

O Profeta foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 18 horas, entre 16 de outubro de 2006 e 11 de maio de 2007, tendo totalizado 178 capítulos. Esta foi uma nova versão da telenovela homônima exibida entre 1977 e 1978, na TV Tupi, de autoria de Ivani Ribeiro.

Adaptada por Duca Rachid e Thelma Guedes, escrita com Júlio Fischer, com a colaboração de Thereza Falcão e Alessandro Marson, supervisionada por Walcyr Carrasco, direção geral de Mário Márcio Bandarra e núcleo de Roberto Talma, a novela contou com os atores Thiago Fragoso e Paola Oliveira como os protagonistas da trama, Fernanda Souza, Rodrigo Phavanello, Juliana Didone e Daniel Ávila como co-protagonistas e Carol Castro, Dalton Vigh, Samara Felippo, Nívea Maria e Malvino Salvador como antagonistas.

Enredo

O núcleo central da trama gira em torno da história de Marcos, um rapaz bonito e carismático, que cresceu com a faculdade da clarividência. Ainda pequeno, conseguiu prever a morte do irmão Lucas, sem conseguir impedi-la. Depois disso, foi morar na cidade de São Paulo, no ano de 1954, com sua irmã Ester e sua sobrinha Baby. Apaixonou-se por Sônia, uma moça linda, noiva de seu primo Camilo, que trabalhava na fábrica de cristais Áurea, de propriedade do milionário Clóvis Moura. Clóvis tem um romance secreto com Ruth, irmã mais velha da professora Carola, uma moça gordinha e desengonçada, mas que no fundo tem um bom coração. Carola apaixona-se por Marcos, e, mesmo não correspondida, torna-se uma grande amiga dele.

Marcos passa a ganhar dinheiro usando seus poderes especiais em um show de televisão. Entretanto, após Sônia desfazer o romance com Camilo, e ser separada dele várias vezes por Ruth, casa-se com Clóvis, para esquecer Marcos. Mas, ela percebe que ainda o ama depois que Clóvis se mostra uma pessoa doentia, que matou a primeira mulher, Laura, envenenada. Clóvis sabe que Marcos e Sônia são apaixonados um pelo outro, e a mantém em regime de cárcere privado no sótão de sua mansão, a fim de evitar a fuga de ambos. Além de espancar a esposa e ameaçá-la, de todas as maneiras possíveis, ainda a abusa sexualmente, só que ela não engravida por ele ser estéril, e a filha que ele criou dizendo ser dele, nada mais é que fruto de um relacionamento extra-conjugal da esposa, por isso a matou, fazendo-a sofrer muito em vida. No ano novo, os dois conseguem fugir e passam uma noite de amor numa praia em que se amaram pela primeira vez (foi a primeira vez de Sônia). Mas Clóvis consegue mais uma vez Sônia de volta para sua casa, ameaçando a vida de seu pai, Piragibe. Alguns meses depois, Sônia descobre que ficou grávida de Marcos na fuga do ano novo e precisa esconder isso de Clóvis. Com a ajuda de Carola, de seu namorado Arnaldo e do delegado Moreira, Sônia é resgatada e passa a viver com Marcos, o que causa a fúria de Clóvis. Ruth propõe ajudar Clóvis a se unir novamente para separar Sônia de Marcos, em troca de ações de sua fábrica de cristais. Desta forma, Marcos é progressivamente arruinado a ponto de perder todos os seus poderes por tê-los usado comercialmente, em vez de usá-los em benefício dos outros.

Após vários seqüestros de Sônia encomendados por Clóvis, no final da novela este é morto por Ruth, por envenenamento, que acaba presa. Desta forma, Marcos, que passou a usar seu dom de forma correta, consegue se unir definitivamente a Sônia se casando com ela numa cerimônia espírita. E o filho deles, chamado Daniel, nasce com o dom da cura, descobrindo no último capítulo da novela, após uma passagem de 25 anos, a cura do Câncer.

Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!

Nenhum comentário: