quarta-feira, 28 de abril de 2010

Rede Globo 45 anos: Vale Tudo

Vale Tudo foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo, exibida de 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989, no horário das 20h30 da emissora. Foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères e dirigida por Dênis Carvalho e Ricardo Waddington, com direção geral do primeiro. Contou com 204 capítulos.

Teve Regina Duarte e Antônio Fagundes como protagonistas, e Beatriz Segall, Glória Pires e Carlos Alberto Riccelli como antagonistas da trama.

Trama

Raquel Accioli está separada de seu marido, Rubinho, há cerca de dez anos, época em que, depois de uma violenta discussão, ela decidiu abandoná-lo e ir viver com a filha, a ambiciosa Maria de Fátima, na casa do pai, Salvador, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Seu único bem é uma casa modesta que Salvador passou para o nome da neta, de modo que, quando este morresse, nada lhe faltasse. Raquel vive como guia de turismo e, quando Salvador morre, Fátima, sem dizer nada à mãe, vende a casa e parte para o Rio de Janeiro em busca de ganhar a vida, não importando como. No Rio ela se envolve com César Ribeiro, um ex-modelo que teve o mundo das passarelas literalmente a seus pés, e que atua como garoto de programa. Maria de Fátima é apresentada por César a Solange Duprat, produtora de moda da revista Tomorrow, passando a atuar como modelo e a morar na casa de Solange. Raquel, sem casa, parte para o Rio de Janeiro, para evitar as maldades da filha. Maria de Fátima usa Solange para se aproximar de Afonso Roitman, namorado da jornalista, e se casar com ele.

A trama passa então a mostrar a dualidade:Maria de Fátima buscando ficar rica com o casamento arranjado, enquanto Raquel, vendendo sanduíches na praia, acaba subindo na vida e, de maneira honesta, vira dona de uma rede de restaurantes industriais.

Raquel inicia um namoro com Ivan Meireles, porém ele acaba se casando com Helena Roitman, o que opõe Raquel a Odete Roitman, já que esta quer afastar, de qualquer forma, Raquel de Ivan.

Como o casal acaba se reaproximando, Odete dá sua última cartada:manda Ivan subornar um agente da alfândega brasileira para liberar equipamentos retidos, só que a empresária filma a cena e passa a chantagear Raquel e Ivan, o qual acaba sendo preso por corrupção.

Odete Roitman é assassinada e, no último capítulo, revela-se que ela havia sido morta, por engano, por Leila, que pensa estar atirando em Maria de Fátima, a qual havia se tornado amante de seu marido, Marco Aurélio, ex-genro de Odete.

Ao final da trama, Marco Aurélio foge do país com a mulher e dá uma "banana" (gesto ofensivo) para o Brasil.

Paralelamente, outros temas foram abordados:

A pintora Helena Roitman, filha de Odete, luta contra o alcoolismo e conhece o amor com William.

Bartolomeu, pai de Ivan, fica desempregado, e tem dificuldade em arranjar emprego por não saber utilizar computador.

Ivan, ao perder o emprego na empresa de Odete, passa a ser subgerente de um hotel.

Marco Aurélio, vice-presidente da empresa de aviação de Odete Roitman, a TCA, comete diversas irregularidades e desvia o dinheiro da empresa para a sua própria conta.

A irmã de Marco Aurélio tem um caso com outra mulher. Devido à polêmica acerca das personagens homossexuais, o autor acabou matando a irmã de Marco Aurélio, Cecília, em um acidente de carro absolutamente desimportante para a trama.

Tiago, o filho de Marco Aurélio, é tímido, virgem, tem uma cabeça avantajada, não tem namorada e seu pai desconfia de que seja gay, pois ele fica ouvindo música clássica com seu amigo Andrei no quarto.

Mistério

No capítulo 193, que foi ao ar no dia 24 de dezembro de 1988, sábado de Natal, a vilã Odete Roitman foi assassinada com 3 tiros. Apesar do mistério do assassino ter durado apenas 13 dias, o assunto dominou as conversas pelo país, lançando a pergunta "Quem matou Odete Roitman?". O fabricante do caldo de galinha Maggi criou inclusive um concurso para premiar quem adivinhasse o assassino de Odete Roitman. A cena do disparo foi gravada no dia em que o último capítulo foi ao ar. A identidade do assassino foi revelada na sexta-feira, dia 6 de janeiro de 1989: Leila. Esta matou Odete por engano, pensando que estava atirando em Maria de Fátima.

Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!

Nenhum comentário: