quinta-feira, 29 de abril de 2010

Rede Globo 45 anos: Linha Direta

Linha Direta foi um programa da Rede Globo, exibido nas noites de quinta-feira entre 1999 e 2008. O programa dedicava-se a apresentar crimes que aconteceram pelo Brasil e cujos autores estariam foragidos da justiça. Era apresentado primeiramente pelo jornalista Marcelo Rezende, e passou para o comando de Domingos Meirelles.

Uma primeira versão do programa já havia sido produzida em 1990, com a apresentação de Hélio Costa. Nesta versão, diferente da atual, eram reconstituídos crimes famosos, como o "Caso Pedrinho", com atores desconhecidos.

Estilo

O programa fazia uma simulação dos fatos, sendo que se houvesse mais de uma versão, ambas eram apresentadas. Normalmente havia a apresentação de dois casos - às vezes até três casos no mesmo programa - e, ao final do programa, poderia ocorrer o relato de algum foragido que foi preso graças à ajuda do programa, que fornecia telefone ou e-mail e garantia o anonimato do denunciante. Desde sua estreia, o Linha Direta, através das denúncias anônimas, colaborou para a prisão de, até certo momento, 431 foragidos da justiça. As simulações eram feitas por atores profissionais, embora quase sempre desconhecidos.

Rede Globo 45 anos, o que é bom é pra se recordar!

Nenhum comentário: