segunda-feira, 22 de março de 2010

Rede Globo apresenta novidades da programação de 2010 em São Paulo

A Rede Globo apresentou para a imprensa, na manhã desta segunda-feira, dia 22, no cinema de um shopping da zona sul de São Paulo, a grade de programação para 2010.

O evento contou com a presença do diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal; do diretor da Central Globo de Engenharia, Fernando Bittencourt; do diretor-geral de Jornalismo e Esportes, Carlos Henrique Schroder; do diretor-geral de Entretenimento, Manoel Martins; do diretor da Central Globo de Programação, Roberto Buzzoni; do diretor-geral de Comercialização, Willy Haas; do diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger; e do diretor da Central Globo de Negócios Internacionais, Ricardo Scalamandré.

Na abertura, Florisbal falou sobre a comemoração dos 45 anos da emissora, que serão completados no mês de abril, e convidou a todos para assistirem a um documentário histórico sobre a TV Globo:

- Vamos ver agora a síntese do conteúdo exibido neste período. Trata-se do trabalho de profissionais que vocês conhecem e outros tantos anônimos que produzem uma TV de qualidade - declarou.

Na grande tela do cinema, onde o evento aconteceu, todos puderam acompanhar cerca de 30 minutos de uma viagem pelo tempo. Foram exibidas imagens de novelas, séries, humorísticos, musicais, infantis, e de coberturas esportivas e jornalísticas das últimas quatro décadas e meia em que a TV Globo esteve no ar.

- Estamos aqui para mostrar para vocês que daremos continuidade a este trabalho tão bem feito para o telespectador - disse Octávio antes de chamar outro vídeo, desta vez, sobre a programação 2010, em que Pedro Bial foi o mestre de cerimônias, mostrando por meio de painéis virtuais todas as novidades que a TV Globo preparou para o ano.

Além da volta de programas já conhecidos do telespectador como Casseta & Planeta Urgente!, A Grande Família e TV Xuxa, o vídeo mostrou os autores das novas novelas (Escrito nas Estrelas e das próximas das oito e das sete), e séries inéditas como S.O.S. Emergência, A Vida Alheia e Separação?!.

Os apresentadores dos telejornais da emissora falaram sobre as novidades de cada um de seus programas, além das coberturas da Copa do Mundo e das Eleições. O jornalismo também trará as novidades Globo Mar e Nós, Brasileiros.

Ao longo do ano, atrações já tradicionais na grade estreiam novos quadros, cenários e formatos, e até o fim de 2010 nomes como A Cura, As Cariocas e Justiça para Todos, entre outros programas, chegarão ao público pela primeira vez. O vídeo também mostrou os grandes sucessos do cinema que estarão na tela da Globo como “Homem Aranha 3” e “Duro de Matar 4.0”.

Antes dos executivos responderam às perguntas dos jornalistas, eles assistiram ainda a um trailer da coprodução internacional El Clon, que estreou nos Estados Unidos no mês passado. Trata-se de uma parceria da Globo TV International com a emissora Telemundo para a versão hispânica da obra O Clone, de Gloria Perez.

Copa do Mundo da África do Sul

Durante a conversa com a imprensa, Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia, falou sobre as novidades tecnológicas previstas para 2010. Entre elas, a expansão do sinal digital nas emissoras afiliadas, além do aumento do número de programas em alta definição na grade da TV Globo. Bittencourt destacou também a primeira Copa do Mundo totalmente transmitida em HD e a possibilidade de transmitir alguns jogos em 3D:

- Estamos trabalhando e em uma negociação para que possamos exibir de 10 a 12 jogos em 3D, em cinemas e em grandes arenas - revelou.

Carlos Henrique Schroder, diretor-geral de Jornalismo e Esportes, falou sobre a maior equipe de jornalismo que já cobriu uma Copa do Mundo. Segundo ele, 120 profissionais irão do Brasil para a África do Sul para cobrir a Seleção Brasileira de Futebol e as outras Seleções, além de 3 Unidades Móveis (UMs):

- Estaremos preparados para entrar a qualquer hora com informação de qualidade para o telespectador- disse.

Questionado sobre a quantidade de séries que irá estrear na TV Globo, Manoel Martins, diretor-geral de Entretenimento, explicou:

- Este conceito de temporadas, que iniciou no segundo semestre de 2008, nos dá resposta de audiência e mercado. Além disso, do ponto de vista artístico, é muito motivacional. Tudo isso, claro, sempre pensando na melhor composição da grade.

E em ano de Copa do Mundo e Eleições, Roberto Buzzoni, diretor da Central Globo de Programação, falou sobre como fica a grade da emissora com esses eventos.

- Vamos transmitir quase todos os jogos, mas tentaremos manter a grade o mais sólida possível. O horário nobre será mantido, já que as competições acontecerão nos períodos matutinos e vespertinos - explicou.

Willy Haas, diretor-geral de Comercialização, foi questionado sobre o faturamento da emissora e a previsão para o ano. Ele explicou o quanto a Copa do Mundo vai movimentar o mercado e, por isso, a previsão para o primeiro semestre é muito otimista.

- O primeiro bimestre foi muito bom para o mercado publicitário como um todo. A TV Globo alcançou, neste período, 30% de crescimento. E, além da Copa, o primeiro semestre ainda terá antecipação de verba dos governos por causa das eleições.

Comemorações dos 45 anos da Rede Globo

Sobre as comemorações dos 45 anos da Rede Globo, Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, declarou que a festa começou no ano passado, com a campanha de final de ano. E que para este ano ainda estão previstas uma campanha que irá ao ar na emissora, uma série de matérias no Vídeo Show e o lançamento do Guia de Novelas, previsto para o final deste ano.

- Imagina colocar 45 anos em 30 minutos! Este foi o trabalho da equipe do projeto Memória - disse referindo-se ao vídeo exibido no início da coletiva e que deve ser comercializado ainda este ano pela Globo Marcas - Nós, da agência da casa, estamos preparando uma campanha que vai emocionar.

Ricardo Scalamandré, diretor da Central Globo de Negócios Internacionais, fez questão de ressaltar a importância da coprodução para a TV Globo, como no caso de El Clon, com a americana Telemundo, e de Louco Amor, realizada em parceria com a mexicana TV Azteca, que está prevista para estrear no segundo semestre deste ano:

- Este é um negócio novo e que estamos aprendendo a fazer. Por meio dele, conseguimos levar as nossas histórias para o mundo, respeitando sempre as características locais - disse.

Ao final da entrevista coletiva, Octávio Florisbal falou ainda sobre as outras plataformas das Organizações Globo, como a TV paga e a internet::

Para nós, o mais importante é estar cada vez mais próximos do telespectador, levando para ele o que ele quer e com a qualidade de sempre.

Nenhum comentário: