quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Tempos Modernos

Tempos Modernos é a atual telenovela brasileira, produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas. Escrita por Bosco Brasil, com colaboração de Maria Elisa Berredo, Mário Teixeira, Izabel de Oliveira e Patrícia Moretzsohn, tem supervisão de texto de Aguinaldo Silva, mais conhecido por seus sucessos Senhora do Destino e Duas Caras. Com direção geral e de núcleo de José Luiz Villamarim, tem também como diretores Paulo Silvestrini, Carlo Milani e Luciana Oliveira. Sua estréia ocorreu no dia 11 de janeiro de 2010, substituindo Caras & Bocas de Walcyr Carrasco.

Conta com Antônio Fagundes e Eliane Giardini como protagonistas, Thiago Rodrigues, Fernanda Vasconcellos, Felipe Camargo, Vivianne Pasmanter, Otávio Muller, Regiane Alves, Danton Mello e Priscila Fantin como co-protagonistas, e Guilherme Weber e Grazi Massafera como os principais antagonistas.

História

Vivemos em uma sociedade onde nos sentimos inseguros, com a violência, o preconceito, a fome e o medo cada vez mais próximos de nós e de pessoas que amamos. Vivemos encurralados, e muitas vezes não fazemos nada para reduzir ou eliminar de vez todos esses problemas.

Qual o preço para vivermos em paz, com segurança, sem temer o que está lá fora? Você trocaria sua liberdade, seu poder de ir e vir, sua privacidade por um pouco de segurança? Até que ponto podemos confiar na tecnologia que nos cerca para garantir segurança?

Esses e outros temas serão abordados em Tempos Modernos, com o levantamento de questões pelo público sobre a importância da segurança em nosso dia-a-dia.

Sinopse

A história gira em torno de Leal (Antônio Fagundes), um homem que trabalhou duro a vida toda e sozinho conseguiu enriquecer. Com dinheiro no bolso e muita vontade de vencer, Leal chegou a São Paulo. Na capital paulista, foi contratado por empreiteiras atuantes em importantes obras, como a do famoso Titã, o prédio mais alto da cidade, localizado no antigo centro. Além de participar da obra da construção, Leal comprou quase todos os imóveis colocados à venda. Ele só não conseguiu arrematar um dos apartamentos, cuja proprietária e também moradora é Hélia (Eliane Giardini), motivo de muita dor de cabeça. Problemas não faltam a Leal: há anos ele é o administrador do Titã.

A grande pedra no sapato de Leal, porém, não é Hélia, mas sim Albano (Guilherme Weber), um homem misterioso e que trabalha estrategicamente na área de segurança do prédio. Esse escorregadio empregado, que pretende tomar posse de tudo o que Leal construiu – o que inclui o Titã –, não mede esforços para se infiltrar no universo da família Cordeiro. E o primeiro passo foi dado: ficar noivo de Regeane (Vivianne Pasmanter), a filha mais velha do dono do edifício. O vilão, que tem como braço direito e amante uma perigosa mulher, Deodora (Grazi Massafera), não tem limites para alcançar seus objetivos. Para colocar um ponto final no reinado de Leal, Albano manipula, mente e até pode roubar.

Leal está prestes a investir no Titã II, um dos prédios mais altos do mundo a ser erguido no centro, utilizando o que há de mais moderno em tecnologia no setor imobiliário, e terá de solucionar talvez o mais crítico dos problemas: a sua sucessão. As suas herdeiras, Regeane, Goretti (Regiane Alves) e Nelinha (Fernanda Vasconcellos), não levam o menor jeito para cuidar de um edifício com proporções e complicações tão gigantescas.

Regeane e Goretti têm um jeito torto de levar a vida: são amalucadas e ambiciosas, cada qual com a sua personalidade. Nelinha, a caçula e predileta de Leal, é o oposto das irmãs. Avessa à bajulação, simples e franca, a jovem astrônoma tem forte personalidade. Ama o pai ao extremo, mas vivem às turras. Inicialmente, os dois ficam em pé de guerra, por causa do novo prédio. A jovem é contra o Titã II, já que o edifício destruirá parte da bela e histórica área central da cidade, causando transtornos urbanísticos e ecológicos à região.

Nelinha tem o apoio da vizinhança, especialmente das pessoas que circulam pela Galeria, um conjunto de lojas frequentadas por diferentes tribos. Com o novo empreendimento, os comerciantes correm o risco de perder a área da Galeria, que deve ser destruída para dar lugar ao maior prédio da América Latina.

Outro grande problema das filhas de Leal é o amor e a família. Parece que elas não tem sorte quando esses são os assuntos.

Regeane, no passado, foi casada com Portinho (Felipe Camargo), mas, devido a alguns problemas, ela pediu o desquite. Portinho decidiu viver afastado da capital paulista, se isolando no interior, onde construiu um observatório em que trabalha ao lado de Nelinha. Regeane, por sua vez, quis mostrar sua independência e acabou se envolvendo com Albano. Porém, apesar de os dois terem se separado, eles se amam. Porém Albano, pensando na herança que Leal deixará, não permitirá que eles se reaproximem, colocando Deodora no caminho para atrapalhá-los.

Goretti casou com Bodanski (Otávio Muller) e para tentar dar um herdeiro para Leal acabou tendo quatro filhas amalucadas: Maria Eunice (Poliana Aleixo), Maria Helena (Rebeca Orestein), Maria Clara (Jenifer de Oliveira Andrade) e Maria Eugênia (Ana Karolina Lanes). As garotas aprontam todas e pintam o sete, e tudo por causa da falta de afeto dos pais. Bodanski só pensa em seu spa e, muitas vezes, nem lembra das filhas. Já Goretti só pensa em alcançar a fama e por isso deixa as meninas fazerem o que querem, para não atrapalhá-la em suas tentativas frustantes. Isso até a chegada da nova governanta, a gentil Yolanda (Malu Galli), uma mulher de fibra que esconde segredos sobre o seu passado e de seu filho Joca (Darlan Cunha), que encontra-se na Fundação CASA, a antiga Febem. Com seu jeito bondoso acaba conquistando as meninas e as dá o que elas mais precisam: o amor negado pelos pais. Yolanda vai, porém, despertar o ódio de Goretti e as duas, pelas influências de Albano, vão acabar sempre às turras.

Linda, sincera e correta, Nelinha atrai olhares por onde passa. A jovem porém desafia o destino a fazê-la render a um verdadeiro amor, e ela o encontra nos braços de Zeca (Thiago Rodrigues), contratado por Leal para ser seu segurança. No início, ela não gosta nada de ter alguém ao seu lado, vigiando seus passos, mas quando surge a paixão, se acostuma com a ideia e acaba sendo ela que fica o tempo todo atrás do rapaz. Mas o segurança de Nelinha tem uma noiva, a excêntrica e vaidosa dançarina Nara (Priscila Fantin), que acaba se aliando a Albano, após ter o orgulho ferido. Ela não tem a mínima vontade de deixar Zeca, e acaba se tornando a sombra do rapaz, atrapalhando assim todas as investidas de Nelinha. Nara, porém, não é má e tem um coração bom. O problema é justamente Albano, seu aliado, que a ameaça caso não separe Nelinha e Zeca.

Enquanto o triângulo amoroso é formado, Hélia teme a revelação de seu maior segredo, guardado durante mais de duas décadas: ela é a mãe biológica de Zeca, e não adotiva, como ele crê. Quando esse segredo é revelado, Zeca questiona sobre o seu pai e descobre que a figura paterna que ele nunca conheceu é, na verdade, Leal, o pai de sua amada. Seu mundo vem abaixo e ele terá que se separar de Nelinha, antes que tudo se complique. Para isso, o mocinho dará uma chance a Nara. Nelinha fica magoada, sem saber a verdade sobre o porquê Zeca a largou.

Nesse momento chega a São Paulo o astronauta Renato (Danton Mello). Para tentar esquecer de Zeca de uma vez por todas, Nelinha se envolve com ele, mesmo sabendo que nunca esquecerá do antigo amor.

Ao conhecer Renato, Nara percebe que o sentimento que sente por Zeca é amizade de infância, e se apaixona loucamente pelo rapaz. Mas Albano não permitirá que Nara se separe de Zeca, pois assim a moça deixaria o caminho livre para Nelinha. Com novas ameaças, Nara é obrigada a manter sua relação com Zeca, mesmo com o seu coração pertencendo a outro.

Hélia, percebendo a infelicidade do filho, lembra que a falecida esposa de Leal, quando era viva, havia se relacionado com Niemann (Marcos Caruso), seu ex-marido, apenas para vingar-se da traição do empresário. Ela, então, entra em uma busca pela verdade sobre a paternidade de Nelinha.

Se Nelinha for na realidade filha de Niemann, nada poderá impedir o amor entre Zeca e ela.

Enquanto Hélia revira o passado, novas revelações: Deodora é filha de Niemann e pretende, junto do pai, tomar tudo o que pertence a Leal, acabar com o parceiro Albano e se tornar a rainha do império construído pelo bem sucedido empresário.

A história de Tempos Modernos vai, também, abordar a relação entre Leal e Frank (Márcio Seixas), um computador que controla tudo o que acontece no Titã. Apesar de ser uma máquina, Frank vê, fala, ouve, pensa e, inclusive, dá ótimos conselhos. Ele é temperamental e auto-irônico e mexerá com a vida de muitas pessoas, que vivem e trabalham no prédio em questão, sempre tendo o objetivo de não sufocar as pessoas com toda essa tecnologia.

Não perca Tempos Modernos. De segunda á sábado depois do telejornal local.

Nenhum comentário: