Batuque, Maracanã e muita tecnologia para apresentar as atrações na Rede Globo em 2010. A partir desta sexta, 8, vai ao ar o Samba da Globalização, interpretado por Arlindo Cruz e banda, que, pelo terceiro ano consecutivo, é o abre-alas da programação da emissora. Nesta versão, a canção, composta pelos amigos Helio de La Peña, Arlindo Cruz, Mú Chebabi e Franco Lattari, ganhou dois temas de peso – no Brasil e, é claro, na grade da Rede Globo: a Copa do Mundo e as Eleições 2010.
No filme, criação de Felipe Plauska e Fernando Conde e exibido durante os intervalos comerciais da Rede Globo, os músicos tocam dentro de aparelhos de televisão no estádio carioca. A torcida também é formada por pessoas que aparecem dentro de telas de TV. As cenas dos músicos e da torcida foram captadas em estúdio e depois incorporadas ao cenário.O diretor Sérgio Glasberg, pela primeira vez dirigindo o Samba, salienta a importância da pós-produção na criação deste universo:
- Misturamos imagens reais e de computação gráfica. Usamos muita tecnologia 3D; este é um trabalho muito detalhista. Tanto que levamos apenas um dia filmando e outras três semanas para finalizar.
Alegria, amizade e lembranças nos bastidores
A filmagem do Samba da Globalização aconteceu no último 18 de dezembro, em um estúdio no Rio de Janeiro. Arlindo Cruz e sua banda, formada por Anderson Carvalho, Fabio Cardoso, Jefferson Santos, Thiago Oliveira, Ovídio Brito, e Julio Santos, se apresentaram sob os olhares atentos dos parceiros La Peña e Mú Chebabi, que todos os anos acompanham as gravações.
Arlindo Cruz relembrou como surgiu a ideia:
- Inicialmente, a música falava dos atores, mas não queríamos ser injustos e omitir algum nome. E pensamos que ao abordar as atrações reverenciaríamos todos que fazem parte da TV. Esta é uma homenagem à televisão, à música, ao esporte, enfim, ao que simboliza o Brasil. E nada melhor do que homenagear os brasileiros com um samba no Maracanã!
Todo o tempo em que a banda agitava a todos e a equipe comandada por Glasberg captava as imagens, Mú Chebabi e La Peña assistiam, orgulhosos.
- É um desafio pegar nomes de programas, brincar com palavras e criar novos conceitos. Não foi mole, mas está pronto – confidenciou Mú Chebabi.
Ao que La Peña, rapidamente, completou:
- Agora é saborear! – sorriu, enquanto registrava, no próprio celular, a imagem do amigo em cena.
Confira a letra deste ano:
Samba da Globalização (Arlindo Cruz, Hélio de La Penã, Franco Lattari, Mu Chebabi)
Uma Grande Família assim
Vira Zorra Total quando rola um auê
Sai até no Jornal Nacional
Vale a pena ver de novo no globo rural
É Casseta de outro Planeta
Com estrelas dando Bom Dia Brasil
é fantástico ver o Faustão
o Jô e o Didi juntos num caldeirão
Da tv xuxa até Altas Horas
eu pude notar ... novidades
e o Globo Esporte Espetacular
Globo é notícia
É Jornal da Globo
Profissão de Repórter
É chegar na frente
O filme depois da novela
Deixa a tela quente
Mas quem te viu, quem te vê
Globinho como você cresceu
Assisti hoje no Vídeo
o Show que você deu
Globo Repórter é BBBeleza
e pra ser Mais Você
é muita Malhação
2010 é com a bola nos pés e o controle na mão
vai ter Eleição!
nessa Copa vai dar Brasil
salve a Seleção!
e o povo escolheu a Globo (refrão)
isso é Globalização
Nenhum comentário:
Postar um comentário