segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Veja o que rolou no debate sobre entretenimento e cultura contemporânea

A ESPM-RJ, através do Laboratório de Pesquisas e Análises em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas (Pan Media Lab), e o Globo Universidade realizou nesta segunda, 26, a sétima edição do ciclo de debates do Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea (CECC). O tema do mês foi "Política na Era do Entretenimento e da Cultura Digital" e o encontro foi seguido em tempo real no site da Rede Globo. Confira abaixo alguns lances do seminário.

21h40

E a cobertura em tempo real fica por aqui. Obrigado pela companhia e até o próximo evento do Globo Universidade!

21h31

A professora Joyce Joyce Ajuz Coelho demosntrou otimismo em relação ao futuro que envolve novas mídias e política:

- Eu acredito muito nessas ferramentas. Já existe uma mobilização, o que falta é ação. A gente não vive dizendo que o jovem hoje está desinteressado em relação a política? Acredito que as novas mídias podem promover uma reaproximição e despertar um maior interesse. Este será o grande ganho.

21h28

O publicitário Armando Armando Strozenberg e o professor Afonso de Albuquerque agradecem a participação na mesa. Afonso lembra a importância de debates em torno deste tema:

- Estamos em momento de transição. Devemos pensar, debater e trocar ideias.

21h25

Os candidatos são convidados por Vinícius Andrade Pereira para fazerem suas considerações finais.

21h15

Via mensagem de celular, um espectador pergunta para Gabeira se é legítima a tentativa de políticos de baterem de frente com as mídias socias, que constantemente trazem informações, às vezes mentirosas, sobre os mandatos.

- As informações falsas não se sustentam - afirma.

21h08

O deputado federal garante que o candidato precisa entender o universo da publicidade:

- Não me importa se você vai usar a televisão, o rádio, o jornal ou a internet para absorver a campanha. Você tem que ter uma noção publicitária de como impactar.

20h52

Gabeira comenta as vantagens da evolução tecnológica:

- A passagem da câmera fotográfica analógica para a digital permitiu que muita gente pudesse ser um pouco fotógrafo. E a internet permite que um número grande de pessoas venha a fazer um pouco de política. Isso é muito interessante - garante.

20h30

Após a fala de Gabeira, os demais convidados sobem ao palco para dar início aos debates. A mesa é formada pelo deputado federal Fernando Gabeira, pelo professor doutor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em comunicação, com ênfase em novas tecnologias Afonso de Albuquerque; o publicitário e chairman da Euro RSCG Contemporânea Comunicações Armando Strozenberg; da diretora do curso de Administração da ESPM e especialista em marketing cultural Joyce Ajuz Coelho; e do coordenador do evento, o professor e doutor Vinícius Andrade Pereira.

20h22

Gabeira garante que a internet muda o cenário político atual:

- Ela nos permite a transparência. Podemos desmentir os mentirosos em um prazo de tempo extremamente curto.

20h15

O deputado garante que a internet não só é um instrumento de propaganda e organização da campanha eleitoral. Para ele, ela também é um artifício eficaz na arrecadação.

20h09

Gabeira lembra da importância da interatividade proporcionada pela internet:

- Ela permite que as pessoas critiquem, investiguem, acompanhem e mais ainda: permite que as pessoas criem - afirma.

20h05

O deputado federal Fernando Gabeira incia os debates. Ele fala sobre sua experiência com internet, que começou em 1995.

19h48

Boa noite! O 7º Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea começa com a exibição de um vídeo que fala sobre a campanha eleitoral do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a maneira como o candidadto e seus eleitores utilizaram as diferentes mídias.

Nenhum comentário: