quarta-feira, 14 de outubro de 2009

LISTA: Tal pai, tal filho. Eles decidiram ter a mesma profissão que seus pais

Como diria o ditado, filho de peixe, peixinho é! Na ficção o ensinamento popular também é verdadeiro e muitas “crias” resolveram seguir os passos dos pais na carreira profissional. Em Viver a Vida, Luciana (Alinne Moraes) corre atrás para se tornar uma grande modelo, profissão que foi de sua mãe, no passado. Apesar de ver a filha seguir seus passos, Tereza (Lília Cabral) não apoia a escolha da filha, com medo que a jovem se se machuque com as desilusões que a profissão pode causar. Sendo esta escolha certa ou errada, a verdade é que muitos filhos sonham em seguir a carreira dos pais. Conheça quem são os “peixes e peixinhos” das tramas da Rede Globo.

1. Campos Lara (Cláudio Cavalcanti) e Joãozinho (Sebastian Archer), de O Feijão e O Sonho (1976)

A novela, de Benedito Ruy Barbosa, gira em torno do grande sonho do poeta Campos Lara de se dedicar exclusivamente à poesia. Na trama, ele se apaixona por Maria Rosa (Nívea Maria), com quem tem Joãozinho (Sebastian Archer). O filho, assim como o pai, acaba se tornando poeta.

2. Oscar (Lima Duarte) e Luís César (João Carlos Barroso), de Marron Glacé (1979)

A trama conta as histórias pessoais dos garçons que fazem parte da equipe do bufê Marron-Glacé. Neste grupo estão Oscar (Lima Duarte) e seu filho Luís César (João Carlos Barroso). Apesar de renegar o pai, Luís César segue seus passos, trabalhando como garçom.

3. Carijó (Lima Duarte) e Lenita (Djenane Machado), de Espelho Mágico (1977)

A trama fala sobre o cotidiano, o sucesso e os conflitos de profissionais do meio artístico como teatro e televisão. Neste cenário está Carijó, comediante popular na época das companhias de teatro de revista que perdeu o lugar com a chegada da televisão. Apesar disso, ele decide seguir fazendo espetáculos simples. Tendo como dupla cômica sua filha Lenita.

4. Aldonza (Lolita Rodrigues) e as filhas Tancinha (Cláudia Raia), Isabel (Angelina Muniz) e Juana (Denise Milfont), de Sassaricando (1987)

A espanhola Aldonza (Lolita Rodrigues) é uma mulher que foi abandonada pelo marido e que passa a batalhar sozinha para criar os quatro filhos: Jorge Miguel (Edson Celulari), Tancinha (Cláudia Raia), Isabel (Angelina Muniz) e Juana (Denise Milfont). Junto com as filhas, Aldonza vende frutas na feira. Sua barraca faz o maior sucesso, especialmente quando Tancinha anuncia melões, balançando-os junto aos seios.

5. Justino (Mauro Mendonça) e Neco (Danton Mello), de Cabocla (2004)

O coronel Justino é um forte líder político na região de Vila da Mata. Seu filho Neco, que estudou Direiro, decide entrar para a vida política. Com discursos inflamados a favor de melhores condições de trabalho e maiores salários, o rapaz conquista a confiança dos caboclos e acaba vencendo as eleições. Sua visão política, porém, contraria os interesses do pai.

Nenhum comentário: