terça-feira, 1 de setembro de 2009

Saiba como foi o encontro de novas tecnologias do Globo Universidade e da ESPM

O impacto das novas mídias na cultura do entretenimento foi o tema do debate promovido pelo Globo Universidade e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ) que aconteceu nesta segunda-feira, 31 de agosto, no Teatro Casa Grande, Rio de Janeiro.

Confira abaixo como foi o evento, que contou com a presença de Derrick de Kerckhove, doutor em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Toronto, Canadá, e diretor por mais de 20 anos do Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia:

21h33

Vinícius Pereira encerrou o debate agradecendo a presença de todos.

21h29

Ao encerrar o debate, Kerckhove salientou que a natureza humana é transmidiática:

- Todos somos multitarefas por natureza - afirmou.

21h28

Kerckhove revelou não ser um entusiasta do Facebook:

- O Facebook é extremamente centralizador e vejo com receio o investimento emocional que as pessoas depositam nele. Prefiro sempre direcionar meus relacionamentos para os e-mails.

21h19

Ao falar da linguagem fragmentada na internet, Kerckhove comentou:

- Toda vez que usamos uma nova mídia pra nos expressar, esse meio modifica o idioma. E o que temos com a Internet é uma linguagem 'fast food'. Isso não é necessariamente ruim, já que nossa capacidade de aprender ficou mais acelerada.

21h09

O assunto da vez é a cultura da convergência: os debatedores fazem coro com a ideia defendida por Henry Jenkins, autor de "Cultura da Convergência":

- A convergência não surgiu dos meios e das inovações tecnológicas, mas é originária do cérebro. Os meios apenas dão a chance para que o homem a exerça - observa Vinícius Pereira.

21h02

Derrick de Kerchkove fala da aplicação dos códigos QR, imagens que podem ser lidas e decodificadas por aparelhos de celular e computadores:

- Por exemplo, você pode ter um código desses numa garrafa de vinho e, quando o celular lê esse código, pode te conectar diretamente com o site da vinícola ou com uma rede social de amantes daquele vinho - e essa é apenas uma das possibilidades. O fato é que, hoje em dia, você tem uma interconexão entre quaisquer objetos e pessoas através dos códigos QR.

20h58

Derrick de Kerckhove fala da eleição de Barack Obama à presidência dos EUA, a qualificando como um processo totalmente 2.0:

- A participação dos cidadãos nessa conversa 'online' com os governantes está ajudando a descentralizar o processo de se fazer política. As possibilidades proporcionadas pelas redes sociais estão modificando esse diálogo entre o poder e o povo.

20h55

Como integrar livros e telas? Kerckhove faz referência ao Kindle, espécie de livro digital criado pela Amazon e insinua que acredita na extinção das obras impressas.

- No futuro, vamos nos tornar cada vez mais digitais, e os livros vão precisar "de ajuda" - brinca.

20h52

Ao falar da abordagem acadêmica dos novos meios, Kerckhove faz uma crítica aos teóricos da comunicação:

- Os acadêmicos são tão lentos... Especialmente ao falarem e pensarem os videogames. Eles vivem no passado, enquanto a garotada vive o presente!

20h44

Erick Felinto fala sobre o que chama de evolução do entretenimento:

- Não é mais só lazer: entretenimento, hoje, tornou-se uma forma legítima de expressão das pessoas.

20h42

Ainda que seja um entusiasta das novas tecnologias, Kerchkove afirma que a sensibilidade humana ao interagir com as inovações sempre será soberana.

- Eu tenho a opinião de que o mundo continuará a ser regido por atitudes, acima de qualquer tecnologia.

20h35

Os professores Massimo Di Felice, Vinícius Pereira e Erick Felinto se juntam a Kerckhove no palco para debater o tema do encontro.

20h33

- Kerckhove encerra afirmando que o legado que podemos deixar à geração atual é a de que é preciso pensar sobre a importância e o impacto dos videogames na cultura e no comportamento contemporâneos e futuros.

20h32

Kerckhove elogia os games Civilization IV (de construção de sociedades) e Fold It, jogo em que é possível criar proteínas que de fato podem ser sintetizadas no "mundo real".

20h30

Kerckhove cita alguns efeitos colaterais do uso intenso de internet e redes sociais - entre eles, atenção fragmentada, problemas em reconhecimento fisionômico (entre crianças) e a dificuldade em gerenciar relacionamentos interpessoais offline, mesmo que lidem bem com as relações online.

20h23

Kerckhove se diz preocupado com a falta de análise crítica de crianças e adolescentes em relação aos meios audiovisuais:

- Queremos que os jovens analisem livros, mas nem sempre temos esse comportamento a respeito de games e interatividades. E é preciso que haja um olhar crítico das novas gerações nesse sentido, pois o que temos é uma certa ignorância audiovisual dos mais novos.

20h20

Ao relembrar "Doom", game em que o jogador percorre um labirinto exterminando criaturas com o uso de diversas armas, Kerckhove opina:

- Eu gosto de "Doom" e sempre tento ter uma postura positiva em relação aos games, mas há alguns jogos que precisavam sofrer algum tipo de controle.

20h16

Acompanhe também o evento pelo Twitter do Globo Universidade. O endereço: http://www.twitter.com/tvguniversidade.

20h13

O palestrante Derrick de Kerckhove faz um breve histórico da relação dos videogames com o cinema, citando Tron e o Vingador do Futuro, entre outros longametragens.

20h11

Kerckhove cita o pensador Thomas Tull ao falar da importância dos videogames em nossos tempos:

- Os games são o rock n' roll da nova geração.

20h07

Ao falar de Second Life e ao descobrir que a grande maioria do público não participa dele, Kerchkove comenta:

- Vocês estão certos! Na verdade, o Second Life só funciona bem como forma de se realizar uma conferência pública.

20h05

Ao falar de sensibilidade e da imaginação do ser humano, Kerckhove afirma:

- Os videogames são a nova literatura. Os romances nada mais são histórias que te permitem imaginar e sentir, e os games hoje andam ocupando esse espaço.

20h02

Com o crescente uso de redes sociais e os avanços tecnológicos, Derrick de Kerckhove afirma:

- Das mais diversas formas, tipos e tamanhos, as telas estão no centro de nossas vidas.

19h57

Kerckhove fala dos aplicativos de iPhone, como a ocarina (que transforma o aparelho numa flauta) e os softwares em que o telefone ajuda a reconhecer uma música tocada.

- Estas podem até parecer interações estúpidas, mas são mágicas, pois simbolizam algo maior do que estes programas. E os usuários intuem isso.

19h55

Games como o Wii e o Project Natal e o uso de telas multitouch são a prova de que estamos na era táctil de experimentação com a tecnologia.

19h50

Kerckhove pergunta ao público sobre o uso de redes sociais, comentando:

- Quem usa o Twitter está no centro do hipertexto.

19h45

Kerckhove afirma que a integração de crianças com os videogames vai além do lazer:

- A relação dos meninos e meninas com os jogos é o início de uma relação tecnológica.

19h41

O vídeo termina, e o doutor Derrick De Kerckhove é chamado ao palco.

19h39

Project Natal, o acessório para o videogame XBox360 que a Microsoft deve lançar em 2010, também é mostrado. O Project Natal fará com que os jogadores possam interagir diretamente com os games sem o uso de controles ou joysticks.

19h36

Como introdução do debate, é exibido um vídeo sobre o jeito com que as crianças interagem com naturalidade com videogames como o Wii.

19h32

O objetivo do encontro é pensar os impactos das novas mídias na cultura do entretenimento e vice-versa.

19h29

O auditório do Teatro Casa Grande, no Rio, está cheio! Em instantes, começa a palestra de Derrick de Kerckhove.

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