
Confira abaixo como foi o evento, que contou com a presença de Derrick de Kerckhove, doutor em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Toronto, Canadá, e diretor por mais de 20 anos do Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia:
21h33
Vinícius Pereira encerrou o debate agradecendo a presença de todos.
21h29
Ao encerrar o debate, Kerckhove salientou que a natureza humana é transmidiática:
- Todos somos multitarefas por natureza - afirmou.
21h28
Kerckhove revelou não ser um entusiasta do Facebook:
- O Facebook é extremamente centralizador e vejo com receio o investimento emocional que as pessoas depositam nele. Prefiro sempre direcionar meus relacionamentos para os e-mails.
21h19
Ao falar da linguagem fragmentada na internet, Kerckhove comentou:
- Toda vez que usamos uma nova mídia pra nos expressar, esse meio modifica o idioma. E o que temos com a Internet é uma linguagem 'fast food'. Isso não é necessariamente ruim, já que nossa capacidade de aprender ficou mais acelerada.
21h09
O assunto da vez é a cultura da convergência: os debatedores fazem coro com a ideia defendida por Henry Jenkins, autor de "Cultura da Convergência":
- A convergência não surgiu dos meios e das inovações tecnológicas, mas é originária do cérebro. Os meios apenas dão a chance para que o homem a exerça - observa Vinícius Pereira.
21h02
Derrick de Kerchkove fala da aplicação dos códigos QR, imagens que podem ser lidas e decodificadas por aparelhos de celular e computadores:
- Por exemplo, você pode ter um código desses numa garrafa de vinho e, quando o celular lê esse código, pode te conectar diretamente com o site da vinícola ou com uma rede social de amantes daquele vinho - e essa é apenas uma das possibilidades. O fato é que, hoje em dia, você tem uma interconexão entre quaisquer objetos e pessoas através dos códigos QR.
20h58
Derrick de Kerckhove fala da eleição de Barack Obama à presidência dos EUA, a qualificando como um processo totalmente 2.0:
- A participação dos cidadãos nessa conversa 'online' com os governantes está ajudando a descentralizar o processo de se fazer política. As possibilidades proporcionadas pelas redes sociais estão modificando esse diálogo entre o poder e o povo.
20h55
Como integrar livros e telas? Kerckhove faz referência ao Kindle, espécie de livro digital criado pela Amazon e insinua que acredita na extinção das obras impressas.
- No futuro, vamos nos tornar cada vez mais digitais, e os livros vão precisar "de ajuda" - brinca.
20h52
Ao falar da abordagem acadêmica dos novos meios, Kerckhove faz uma crítica aos teóricos da comunicação:
- Os acadêmicos são tão lentos... Especialmente ao falarem e pensarem os videogames. Eles vivem no passado, enquanto a garotada vive o presente!
20h44
Erick Felinto fala sobre o que chama de evolução do entretenimento:
- Não é mais só lazer: entretenimento, hoje, tornou-se uma forma legítima de expressão das pessoas.
20h42
Ainda que seja um entusiasta das novas tecnologias, Kerchkove afirma que a sensibilidade humana ao interagir com as inovações sempre será soberana.
- Eu tenho a opinião de que o mundo continuará a ser regido por atitudes, acima de qualquer tecnologia.
20h35
Os professores Massimo Di Felice, Vinícius Pereira e Erick Felinto se juntam a Kerckhove no palco para debater o tema do encontro.
20h33
- Kerckhove encerra afirmando que o legado que podemos deixar à geração atual é a de que é preciso pensar sobre a importância e o impacto dos videogames na cultura e no comportamento contemporâneos e futuros.
20h32
Kerckhove elogia os games Civilization IV (de construção de sociedades) e Fold It, jogo em que é possível criar proteínas que de fato podem ser sintetizadas no "mundo real".
20h30
Kerckhove cita alguns efeitos colaterais do uso intenso de internet e redes sociais - entre eles, atenção fragmentada, problemas em reconhecimento fisionômico (entre crianças) e a dificuldade em gerenciar relacionamentos interpessoais offline, mesmo que lidem bem com as relações online.
20h23
Kerckhove se diz preocupado com a falta de análise crítica de crianças e adolescentes em relação aos meios audiovisuais:
- Queremos que os jovens analisem livros, mas nem sempre temos esse comportamento a respeito de games e interatividades. E é preciso que haja um olhar crítico das novas gerações nesse sentido, pois o que temos é uma certa ignorância audiovisual dos mais novos.
20h20
Ao relembrar "Doom", game em que o jogador percorre um labirinto exterminando criaturas com o uso de diversas armas, Kerckhove opina:
- Eu gosto de "Doom" e sempre tento ter uma postura positiva em relação aos games, mas há alguns jogos que precisavam sofrer algum tipo de controle.
20h16
Acompanhe também o evento pelo Twitter do Globo Universidade. O endereço: http://www.twitter.com/tvguniversidade.
20h13
O palestrante Derrick de Kerckhove faz um breve histórico da relação dos videogames com o cinema, citando Tron e o Vingador do Futuro, entre outros longametragens.
20h11
Kerckhove cita o pensador Thomas Tull ao falar da importância dos videogames em nossos tempos:
- Os games são o rock n' roll da nova geração.
20h07
Ao falar de Second Life e ao descobrir que a grande maioria do público não participa dele, Kerchkove comenta:
- Vocês estão certos! Na verdade, o Second Life só funciona bem como forma de se realizar uma conferência pública.
20h05
Ao falar de sensibilidade e da imaginação do ser humano, Kerckhove afirma:
- Os videogames são a nova literatura. Os romances nada mais são histórias que te permitem imaginar e sentir, e os games hoje andam ocupando esse espaço.
20h02
Com o crescente uso de redes sociais e os avanços tecnológicos, Derrick de Kerckhove afirma:
- Das mais diversas formas, tipos e tamanhos, as telas estão no centro de nossas vidas.
19h57
Kerckhove fala dos aplicativos de iPhone, como a ocarina (que transforma o aparelho numa flauta) e os softwares em que o telefone ajuda a reconhecer uma música tocada.
- Estas podem até parecer interações estúpidas, mas são mágicas, pois simbolizam algo maior do que estes programas. E os usuários intuem isso.
19h55
Games como o Wii e o Project Natal e o uso de telas multitouch são a prova de que estamos na era táctil de experimentação com a tecnologia.
19h50
Kerckhove pergunta ao público sobre o uso de redes sociais, comentando:
- Quem usa o Twitter está no centro do hipertexto.
19h45
Kerckhove afirma que a integração de crianças com os videogames vai além do lazer:
- A relação dos meninos e meninas com os jogos é o início de uma relação tecnológica.
19h41
O vídeo termina, e o doutor Derrick De Kerckhove é chamado ao palco.
19h39
Project Natal, o acessório para o videogame XBox360 que a Microsoft deve lançar em 2010, também é mostrado. O Project Natal fará com que os jogadores possam interagir diretamente com os games sem o uso de controles ou joysticks.
19h36
Como introdução do debate, é exibido um vídeo sobre o jeito com que as crianças interagem com naturalidade com videogames como o Wii.
19h32
O objetivo do encontro é pensar os impactos das novas mídias na cultura do entretenimento e vice-versa.
19h29
O auditório do Teatro Casa Grande, no Rio, está cheio! Em instantes, começa a palestra de Derrick de Kerckhove.
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