sábado, 19 de setembro de 2009

Globo Rural deste domingo, 20, mostra o trabalho das parteiras brasileiras

O trabalho desenvolvido pelas parteiras das zonas rurais do Brasil será o tema do Globo Rural deste domingo, dia 20. O programa vai ao ar na Rede Globo logo após o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a partir das 8h.

Em Olinda, Pernambuco, o repórter César Dassie visitará a ONG Cais do Parto, uma instituição que desenvolve métodos e atividades a fim de melhorar a qualidade do atendimento das parteiras. Tendo como público alvo mulheres simples e que já trabalham com esta atividade, a ONG tem como objetivo acrescentar conhecimentos a essas profissionais. César conversará com a fundadora da ONG, a parteira Suely Carvalho, para conhecer a organização, que hoje já se orgulha de ter diminuído exponencialmente os casos de tétano nos partos da região.

Em Caruaru, também em Pernambuco, César Dassie conversará com outras inúmeras parteiras para conhecer de perto a realidade delas. Mostrando-as em situações corriqueiras, em momentos difícieis - como logo depois do fracasso de um parto - e em depoimentos emocionados ao lado de suas clientes, a matéria apresentará todas as facetas dessa profissão tão importante e valorizada em muitas comunidades rurais.

A reportagem ainda mostrará um pouco do trabalho de Bia Fioretti, uma fotógrafa que há anos se dedica à pesquisa e registro de parteiras por todo o mundo. A pesquisadora conversará com César Dassie sobre as particularidades das profissionais brasileiras, que diferente das de outros países, não cobram pelos seus serviços e ainda atuam como líderes comunitárias.

O Globo Rural vai ao ar aos domingos, logo após o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e de segunda a sexta, logo após o Telecurso Ensino Fundamental.

Nenhum comentário: