
O programa tinha como objetivo popularizar a música erudita e levar sonatas e sinfonias ao grande público. Realizado no auditório da Rede Globo, ele exibia pequenos concertos didáticos ao vivo, levados ao ar nas manhãs de domingo. Posteriormente, passou a apresentar obras completas dos grandes mestres da música clássica.
Concertos para a Juventude ficou no ar até dezembro de 1984, mas, ao final de 1985, teve uma edição especial baseada em composições de Heitor Villa-Lobos. Nesta edição, todos os diretores da Rede Globo se envolveram, inclusive José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), em uma das únicas vezes em que ele assinou a direção de um programa.
Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco, o programa era um modelo de divulgação da música clássica.
4 comentários:
Lembro-me deste excelente programa. Tinha apenas 10 anos quando comecei a assistir, em 1975, aos domingos, e gostava muito. Pena que atualmente não há um programa como este, tão educativo.
É uma pena que um programa tão educativo e cultural deixou de existir no Brasil. As manhãs de domingo eram maravilhosos ao som deste programa, fez parte da minha adolescência e da minha juventude.
Era um saco! 🥱
Adorava esse programa, era criança de 10 a 13 anos, passa pela manhã no domingo. Não perdia.
Postar um comentário