
Para o primeiro sábado, 15 de agosto, o comentarista esportivo Walter Casagrande é o convidado. Ele falará dos grupos ingleses que invadiram palcos e rádios americanas no trilho dos Beatles: Rolling Stones, Yardbirds, Cream, The Kinks, The Who. Casagrande vai citar também um americano que trocou figurinhas com muitos desses roqueiros: Bob Dylan.
No segundo sábado, 22 de agosto, o cantor Paulo Ricardo irá mostrar como Pink Floyd, Velvet Underground, Genesis, Roxy Music e David Bowie trouxeram arte, teatro, filme e moda ousada para os palcos do art rock e progressivo.
O terceiro sábado, 29 de agosto, será punk. Clemente, vocalista da banda Inocentes e hoje também da Plebe Rude, falará da explosão do punk em meados dos anos 1970, em Nova York e Londres.
No quarto sábado, 5 de setembro, o programa traz todo o peso dos clássicos do heavy metal. Os integrantes da banda brasileira Sepultura irão comentar como Black Sabbath, Deep Purple, Judas Priest, Iron Maiden e Metallica definiram a temática, as guitarras e o visual do som pesado.
Muito som dos anos 1970 e, especialmente, dos 1980 será resgatado no quinto sábado, com o paralama João Barone. No roteiro, Led Zeppelin, Queen, Kiss, Bruce Springsteen, The Police, Dire Straits e U2. Todos nascidos para lotar ginásios e estádios.
O sexto sábado, 12 de setembro, será dedicado à cena alternativa. Nirvana, REM e outras bandas que saíram do circuito "underground" para as paradas de sucesso.
O sétimo e último dos Sábados de Rock, no ar em 19 de setembro, abordará o rock independente inglês e o britpop: começa nos anos 1980, com o som harmônico de bandas como The Smiths, passa pelo britpop de Oasis e Blur e chega a grupos como Libertines e Franz Ferdinand – que pegam toda a herança de mais de 50 anos de história e tentam fazer algo novo.
O Jornal Hoje vai ao ar de segunda a sábado, após o Globo Esporte, na Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário