segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Globo Universidade e ESPM promovem evento sobre entretenimento e novas tecnologiasGlobo Universidade e ESPM promovem evento sobre entretenimento e nov

O Globo Universidade e a Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ) - através do Pan Media Lab, Laboratório de Pesquisas e Análises em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas - realizam nesta segunda-feira, 31 de agosto, às 19h30, a quinta edição do ciclo de debates do Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea (CECC). O tema deste mês é "Entretenimento e as Novas Tecnologias de Comunicação", e tem como objetivo pensar os impactos das novas mídias na cultura do entretenimento e vice-versa. O evento terá cobertura em tempo real do site da Rede Globo.

Para falar sobre o assunto foi convidado Derrick de Kerckhove, doutor em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Toronto, Canadá, em que dirigiu por mais de 20 anos o Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia.

Kerckhove é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes pensadores da cultura digital, por analisar as mudanças socioculturais provocadas pela popularização da internet e das tecnologias da informação, especialmente o consumo de bens de entretenimento pelos jovens do mundo inteiro. Os pensamentos e a linha de raciocínio do acadêmico revisitam o pensamento de Marshall McLuhan - célebre canadense, teórico e estudioso das mídias -, de quem foi aluno e colaborador por mais de três décadas.

A mesa de debatedores se completa com Erick Felinto, doutor em Letras, escritor e professor de pós-gradução em Comunicação Social da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); e Massimo Di Felice, sociólogo e doutor em Ciências da Comunicação e professor da ECA-USP, em que coordena o Atopos. A coordenação do CECC está a cargo do professor doutor Vinícius Andrade Pereira, diretor do Pan Media Lab da ESPM-RJ.

O Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea (CECC) tem como objetivo promover a reflexão sobre o entretenimento, sua relação com diferentes áreas – arte, educação, política, religião, filosofia, indústrias criativas e publicidade – e mostrar como o tema hoje pode ser considerado uma linguagem, além de ser um negócio sério e lucrativo. Os debates são realizados mensalmente, nas últimas segundas-feiras de cada mês, e abertos ao público, com entrada franca. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo site http://www.espm.br/cecc.

Nenhum comentário: