
As diversas metamorfoses vistas no humorístico estão a cargo da supervisora de criação da atração, Neuma Caldas, há 20 anos na Rede Globo. Ela conta a rotina semanal vivida por ela e pelas outras cinco pessoas de sua equipe para realizar as mudanças no visual da turma do programa.
- As transformações começam já na quinta-feira, dia em que o diretor do Casseta, José Lavigne, escala os atores que viverão cada personagem do programa seguinte. Na sexta, fazemos as pesquisas. Quando é o caso de uma paródia de novela, vamos aos estúdios para pesquisar e fotografar os atores a serem parodiados; e quando é alguma outra personalidade, pegamos fotos da pessoa na internet. Se o personagem precisar de uma prótese, por exemplo, já encomendo... Tudo tem que estar pronto na segunda e na terça, dias de gravação - relata.
Entre as filmagens, mais correria: reforçada por mais três pessoas, a equipe de Neuma tem que fazer pressa e perfeição se tornarem melhores amigas.
- Aqui, nada pode demorar. Tudo tem que ser muito rápido, pois são muitos personagens. Quando acaba uma cena, eles (os humoristas) já têm que se caracterizar novamente para uma outra, e o que costuma levar uma hora em outros lugares aqui tem que ficar pronto em 20 minutos. O que ajuda é que a gente já sabe como cada um deles é -, explica.
Psicologia 'maternal' é aliada para a realização das transformações
Conhecer o jeito de cada um dos humoristas do Casseta & Planeta, Urgente! ajuda mesmo - afinal, o resultado depende também deles. E Neuma revela um pouco do temperamento de alguns integrantes do grupo.
- O Hubert é muito detalhista e deixa a gente fazer tudo. O Helio (De La Peña) também, mas já levei meses para convencer o Beto (Silva) a usar lente de contato para um personagem. Ao lidar com eles, sou como uma mãe: cada um tem que ser tratado de um jeito diferente, de vez em quando tenho que dar umas bronquinhas... Mas com jeitinho eu vou conseguindo o que quero - diverte-se a supervisora.
E ainda no clima "mãezona", Neuma não esconde o orgulho ao destacar uma de suas transformações preferidas no momento: a de Hélio De La Peña no presidente americano Barack Obama .
- Tenho um carinho muito especial pelo personagem e adoro fazê-lo. Para criá-lo, cheguei a ficar em casa, à noite, pensando em como fazer uma pessoa que tem dreadlocks na cabeça ficar com um cabelinho baixo. Aí, resolvi fazer um teste com meu marido, pondo um pouco de gel no cabelo dele. Quando funcionou, fiz com o Helinho e ficou legal também. Nas orelhas, a gente coloca uma massa para que fiquem ressaltadas, tipo as "de abano". Ainda colocamos um pouco de roxo no lábio para imitar a boca do Obama - descreve, contando que o processo da "mutação presidencial" leva 40 minutos para acontecer e revelando o tempo de realização de outras mudanças vistas pelos espectadores.
- Para transformar os homens em mulheres levamos de 20 a 30 minutos. Já para escurecer a pele de quem é branco, uns 40. As transformações mais demoradas são aquelas em que fazemos os cabeludos virarem carecas, processo que pode demorar mais de uma hora - diz Neuma, que se declara apaixonada por seu trabalho.
- Aqui, cada semana é uma coisa diferente. Lido com criatividade e amo o que faço.
Causos de um casseta: sombra azul no rosto e pavor de lente de contato
E se Neuma adora suas caracterizações, os cassetas também se divertem com o trabalho da supervisora e de sua equipe. Cláudio Manoel, por exemplo, relembra histórias divertidas envolvendo suas transformações.
- Uma vez, cheguei em casa de sombra azul no rosto. Só me toquei disso quando fui tomar banho. Ao me ver no espelho, pensei: 'Ih! O porteiro deve estar me achando esquisito...'. Também me lembro de quando fazia o Fábio Assunção (em Famosidade, paródia da novela Celebridade), era um problema 'colocar' os olhos claros. Juntavam seis mulheres para conseguir pôr as lentes de contato em mim! - recorda, revelando também o que jamais faria numa caracterização.
- Tem homem que raspa as pernas para viver personagem feminino. Não há a menor possibilidade de eu depilar as minhas, porque eu respeito a memória do meu pai -, brinca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário