terça-feira, 2 de junho de 2009

Conheça Caroline Kleinübing, que venceu o concurso do Profissão Repórter

A ganhadora do concurso do Profissão Repórter é gaúcha de Santa Maria, Rio Grande do Sul, tem 22 anos e muita disposição para mudanças. Caroline Kleinübing foi escolhida para ser a nova integrante do programa por ser criativa e ter interesse pela informação.

- Sou muito pé no chão, me enxergo na rua, levando a informação para as pessoas. Sou muito positiva e dura na queda. Desde que mandei o vídeo estava confiante. Pensava: ‘eles vão adorar ou odiar’ e preferia a primeira opção – diz ela.

A nova integrante se formou em jornalismo em janeiro de 2008 e sempre foi apaixonada pela profissão.

- Nunca tive noção do que seguir no jornalismo. Não tinha definição se era rádio, televisão, assessoria de imprensa. Depois que me formei eu queria trabalhar na área. Sou curiosa, queria saber como tudo funciona.

Caroline conta que soube do concurso em uma coincidência de situações

- Eu tinha acabado de receber um e-mail de um amigo com um link. Ainda não tinha nem visto sobre o que se tratava quando minha mãe gritou ‘Carol, o Profissão Repórter abriu uma vaga, acabei de ver na televisão’. No começo não acreditei, mas depois abri o link que meu amigo mandou e era sobre o concurso. Tinha que participar!

A ideia sobre o vídeo que iria fazer nasceu dois dias antes de enviá-lo. Pensou em fazer duas bonecas Ana e Maria, uma passaria informações para a outra.

- Foi uma correria. Pedi para minha mãe me ajudar a fazer as bonecas, enquanto isso também escrevia o texto.

Para gravar o vídeo, Caroline pediu ajuda a uma ONG que tem oficina de vídeos

- A gente gravou três vezes. Na última a gente não tinha mais luz do dia e fizemos em baixo de um poste para aproveitar a iluminação. Foi esta que enviei no último dia de inscrição.

As entrevistas com Caco Barcellos pela internet também foram uma aventura para a gaúcha.

- A minha cidade é pequena, não tem lan house em qualquer esquina. Então pedi o fone de ouvido para uma pessoa, computador com câmera para outra.

Após as etapas de seleção, Caroline foi para São Paulo fazer sua primeira reportagem, junto com os outros dois finalistas. Ao saber que tinha sido a ganhadora, o nervosismo que não teve durante todo o concurso veio à tona.

- Eu tremia inteira. Passa tanta coisa na cabeça. Chorei uma hora sem parar.

A nova repórter está tentando se adaptar às mudanças.

-Isso aqui para mim é o mundo! Estou tentando absorver. É meu primeiro emprego, primeira vez que saio da minha cidade, primeira vez que moro sozinha. É uma mudança radical.

Nenhum comentário: