
1. Bruno Roberto Santos - Rio de Janeiro
A primeira semifinal classificou o fluminense Bruno Roberto dos Santos. A primeira eliminada foi a catarinense Josiane de Morais, que caiu na pegadinha das palavras homônimas e soletrou "exfoliação" erradamente por que não pediu o seu significado. Bruno, então, garantiu lugar na final depois que o outro semifinalista, o alagoano Alex Sidney Oliveira, errou a grafia de "helícula". O desempenho de Bruno, que soletrou corretamente palavras difíceis como "exsudar" e "escabeche", impressionou o professor Sérgio Nogueira.
2. Larissa de Sousa Oliveira - Pernambuco
A segunda semifinal foi dominada pelas mulheres. Larissa de Sousa Oliveira passou para a etapa final depois de ver a gaúcha Nathalia Juliani de Mesquita e a amapaense Auricélia do Nascimento deixarem a competição por errarem apenas uma letra em cada palavra. Nathalia trocou o "g" pelo "j" na palavra "ginetaço" e Auricélia, bicampeã de seu estado, trocou o "i" pelo "e" em "microincisão". Assim, Larissa deixou a cabine das letras para vestir a camisa amarela dos finalistas.
3. Pedro Henrique Machado da Rocha - Ceará
O cearense foi o último a garantir lugar na final do Soletrando 2009. Ele derrotou o paraense Elvis Araújo de Almeida e a tocantinense Izabel da Silva, que errou a grafia da palavra "expensas". Bastou Pedro acertar a forma correta de escrever "esclerosar" para se encontrar com os outros dois finalistas no palco do Caldeirão do Huck.
Um comentário:
Só uma ressalva: existem esfoliação e exfoliação, de acordo com o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). São formas variantes, assim como câmara e câmera.
Postar um comentário