domingo, 19 de abril de 2009

Caminho das Índias traz a moda dos lenços. Saiba como usar o acessório

Sáris, pacheminas e duppattas. Com ou sem brilho, de seda ou pelo de cabra, os lenços usados pelos personagens de Caminhos das Índias encantam mulheres e homens e já viraram sonho de consumo: a Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) da Rede Globo recebe diariamente pedidos de informações sobre o acessório. A figurinista Emília Duncan dá dicas para quem quer incorporar os lenços ao visual, sem fazer feio.

- O vestuário indiano é um presente para os sentidos, uma profusão de cores. Para quem gosta de indumentária, é como beber na fonte - diz Emília.

As Duppattas são lenços que servem para proteger a cabeça das indianas. Elas podem ser usadas como echarpes ou chales e na Índia servem para acompanhar as túnicas. Segundo a figurinista, existem duppattas de diversos tipos de tecido, que podem ser coloridos ou em tay-day.

- Na Maya (Juliana Paes), usei tecidos transparentes e de chiffon, para dar mais leveza – conta Emília, explicando também como as brasileiras podem seguir o estilo da indiana:

- As dupattas são ótimas para serem usadas com as nossas roupas, enrolada no pescoço com uma jaqueta ou por cima, como um chale. O importante é fazer uma combinação de cores interessante – ensina.

Qual a diferença entre as pacheminas e as duppattas?

Pachemina é um outro tipo de chale. O acessório recebe este nome porque é confeccionado com pelo de um tipo de cabra da Índia. No Brasil, as pacheminas são mais caras que as dupattas por causa do tipo de tecido.

- A pachemina é levíssima e tem franjas. Na Índia, é muito usada para complementar o Sári, cobrindo os ombros das mulheres – explica.

Para usar no dia-a-dia, os famosos sáris exigem um pouco mais de habilidade. Como os tecidos são muito longos, é preciso saber fazer as pregas. Mas Emília dá a dica para quem não resiste aos lindos vestidos de Caminho das Índias:

- O segredo é comprar o tecido, que é maravilhoso, e transformá-lo em vestidos. Quatro amigas conseguem fazer a festa com um único pano – revela a figurinista.

Os homens indianos também usam e abusam dos echarpes e a moda indiana tem tudo para pegar no Brasil, principalmente com a chegada do inverno. Emília explica que para compor o figurino de Bahuan (Marcio Garcia), comprou duppattas mais rústicas, feitas com fios de linho e de algodão.

- Acho super bacana homem de echarpe! Os de tecido xadrez são legais para os rapazes mais modernos – afirma a figurinista, explicando que na Índia este tipo de duppatta é usado por castas mais pobres.

Emília Duran conta ainda que as duppattas masculinas especiais para dias de festas têm fios dourados e prateados e são super brilhosas. Segundo ela, aqui no Brasil as mulheres também podem usar e abusar do acessório masculino.

Mais informações: http://caminhodasindias.globo.com/

Nenhum comentário: