sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Som Brasil celebra o soul com Jota Quest, Sandra de Sá e Cláudio Zoli


O Som Brasil deste mês, que será exibido na Rede Globo na sexta-feira da próxima semana, dia 28, vira um grande baile Soul. O estilo, que ganhou as ruas do país com o nome “Black Music Brazuca”, surgiu da influência da música negra africana com os ritmos do subúrbio carioca no final da década de 60. Para homenagear o movimento, Sandra de Sá, Tiago Abravanel, Jota Quest, Junior Black, Cláudio Zoli e Lia Sophia enchem o palco do programa de swing. Também são convidados para a festa Hyldon e Lady Zu.

Tim Maia, Hyldon, Lady Zu e Cassiano foram as principais vozes do movimento. Logo no início do musical, Camila Pitanga relembra a importância desses músicos na propagação do Soul:


- Falando de encontros e desencontros amorosos com um batidão inovador, eles fizeram a zona Sul se render aos sons que vinham do subúrbio. Era hora de união - declara a apresentadora.

Para relembrar Tim Maia, Tiago Abravanel sobe ao palco ao lado de Sandra de Sá e canta a música “Vale Tudo”. A banda Jota Quest interpreta com Hyldon a canção “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda”. Já Junior Black faz um dueto com Lady Zu em “Hora de União”. Os sucessos “Joga Fora”, “Bye, Bye, Tristeza”, “Coleção”, “Me Dê Motivo”, “Gostava Tanto de Você”, entre outros, também são revisitados.




No palco do programa, os artistas provenientes de todos os cantos do país mostram que o Soul ultrapassa regionalismos. Sandra de Sá, uma das mais expressivas cantoras que leva a cultura nacional mundo afora, une o gingado carioca às influências africanas de seus ascendentes para fazer uma música original. O paulista Tiago Abravanel é ator e cantor e ganhou destaque no meio artístico ao protagonizar um musical sobre a vida de Tim Maia. Os mineiros da banda Jota Quest têm uma discografia de 11 CDs lançados por canções que percorrem os estilos rock e pop. O paulista Junior Black trabalha a linguagem do samba-rock e do jazz. Cláudio Zoli, natural de São Gonçalo, Rio de Janeiro, tem a batida predominante do soul e do funk em suas músicas. E Lia Sophia, nascida na Guiana Francesa e radicada no Pará, pontua suas composições com influências do carimbó e do brega.

Som Brasil vai ao ar após o Programa do Jô. O programa é escrito por Cleodon Coelho, Fernanda Scalzo e João Carrascosa, tem direção de núcleo de Luiz Gleiser e direção geral de Gleiser e Cacá Silveira.


Um comentário:

Anônimo disse...

como é que uma pessoa pode gostar tanto da globo, que vem destruindo o brasil a decadas desde de sua criação já comprovadamente, pode gostar dessa emissora gangster. Tu tá cego.