sábado, 22 de setembro de 2012

Diretor de arte Kevin Phipps conversa com profissionais da Globo no Projac


Dividir conhecimento e mostrar um pouco de sua experiência no cinema. Esses foram os objetivos do diretor de arte inglês Kevin Phipps durante a palestra realizada nesta sexta-feira, dia 21, aos colaboradores da Rede Globo, na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro

Responsável pela direção de arte de filmes como “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, “Tróia” e “V de Vingança”, Phipps comentou que já atuou em diversas áreas tanto como produtor de arte, como designer e assistente de direção. O diretor escolheu o filme “Quebra-Nozes” para explicar seu processo criativo à plateia.

- O filme foi pesquisado em livros de arte. Nossa ideia era mostrar uma Viena antiga e para isso aplicamos técnicas precisas de efeitos visuais, todo este trabalho foi feito cena por cena. Não tivemos nenhuma locação específica, desenhamos o que queríamos e nos utilizamos de cromaquis para filmar as cenas.

Ele ainda complementou dizendo que foi um trabalho complicado de conceber e realizar.

- Há uma grande diferença entre projetar uma cena e vê-la sair do papel. Você precisa constantemente checar se aquelas referências estão certas para construção - disse.


A plateia aproveitou o encontro para perguntar qual seu trabalho favorito.

- O meu filme preferido o Batman de Tim Burton, filmado em 1989. Tenho uma lembrança afetiva muito boa, pois na época minha mulher estava grávida do nosso primeiro filho. Além disso, o diretor era ótimo e trabalhamos de forma extraordinária. Inovamos também no conceito de marketing cinematográfico. Foi a primeira vez que fizemos um lançamento com anúncios em jornais, banners em ônibus. Foram diversas ações de comunicação como entrevistas e festas de lançamento para falar do filme. Lembro do projeto com carinho até hoje - revelou.

Na próxima semana, a Rede Globo também promove cinco dias de workshops com Kevin Phipps para cenógrafos, figurinistas, produtores de arte, caracterizadores, diretores de fotografia, entre outros.



Nenhum comentário: