quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Rolou na CAT: Adriana Birolli e Milena Toscano estão no topo da lista

Em Fina Estampa, Tereza Cristina (Christiane Torloni) promoveu uma festança para renovar os votos de sua união com René (Dalton Vigh). A farra luxuosa na mansão Velmont exigia trajes de gala e elegância dos convidados. E elas transbordaram estilo: Patrícia (Adriana Birolli), Vanessa (Milena Toscano) e Esther (Júlia Lemmertz) escolheram vestidos de deixar os telespectadores babando em frente à TV. Em A Vida da Gente, Cris (Regiane Alves) e Ana (Fernanda Vasconcellos) também usaram peças cobiçadas pelo público.

Confira, abaixo, a lista dos cinco itens mais pedidos nesta semana na Central de Atendimento ao Telespectador - Fale com a Globo!

1) Vestido bege com aplicação de flores da Patrícia (Adriana Birolli, Fina Estampa)

A it girl Patrícia conquistou o número um do pódio. O item desejo da semana foi o modelito glamouroso que a moça escolheu para a renovação dos votos matrimoniais de Tereza Cristina (Christiane Torloni) e René (Dalton Vigh). O vestido bege com aplicação de flores foi aprovadíssimo pelo público. E você? Gostou?

Na cena em que Tereza Cristina expulsa Antenor da festa, você confere o look de Patrícia no detalhe. Clique aqui!

2) Vestido balonê, transpassado, da Vanessa (Milena Toscano, Fina Estampa)

A festa dos Velmont foi praticamente um desfile de moda. Outra que fez bonito no tapete vermelho da mansão no Jardim Oceânico foi Vanessa (Milena Toscano). A sobrinha de Crô (Marcelo Serrado) era a encarregada de receber os convidados e caprichou no look para executar a missão. O vestido com efeito de ombro só foi o segundo lugar entre os itens mais procurados pelos telespectadores.

3) Vestido de um ombro só da Esther (Júlia Lemmertz, Fina Estampa)

Esther (Júlia Lemmertz), todos sabem, é pura elegância. A estilista da grife Fio Carioca não podia ficar fora da lista, certo? Medalha de bronze para o vestido vermelho tijolo da esposa de Paulo Siqueira (Dan Stulbach).

4) Esmalte rosa com espanhola fluorescente da Cris (Regiane Alves, A Vida da Gente)

A nova Sra. Jonas Macedo chegou para colocar fim ao monopólio de Fina Estampa no ranking dos mais pedidos. Cris é adepta de um visual nada discreto, arrematado pelas longas madeixas loiras. Desta vez, foram as unhas extravagantes que agradaram. O duo de esmaltes rosas ocupa a quarta posição entre os itens mais desejados da CAT.

5) Notebook com capa decorada da Ana (Fernanda Vasconcellos, A Vida da Gente)

Não foram só os itens de moda que encantaram os telespectadores. O notebook de Ana ganhou o charme de uma capa decorada e deixou o público geek em polvorosa com o mimo.

Gostou dos objetos?

Para saber onde encontrá-los, basta entrar em contato com a Central de Atendimento ao Telespectador - Fale com a Globo via internet ou pelo telefone: (21) 400 22 884 (custo de uma ligação local).

Mais informações sobre os visuais dos personagens em: http://finaestampa.globo.com/ e http://avidadagente.globo.com/

Aberturas Inesquecíveis: Abolição

Abolição foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 22 a 25 de novembro de 1988, com quatro capítulos. Escrita por Wilson Aguiar Filho, com roteiro de Walter Avancini e colaboração de Joel Rufino dos Santos, foi dirigida por Walter Avancini.

Morde & Assopra: Últimos Capítulos - Amanda planeja usar remédio tarja preta para matar Ícaro

Tadeu (Raphael Viana) receita um remédio tarja preta a Naomi (Flávia Alessandra) para tentar controlar as suas alucinações. E, mais uma vez, é Amanda (Carla Marins) quem recebe a missão de medicar a esposa de Ícaro (Mateus Solano). A enfermeira vai até o quarto da amiga para que ela tome a primeira dose.

"Esse remédio me dá arrepios. O doutor disse que pode provocar um ataque cardíaco", diz Naomi. Amanda a tranquiliza. "Só em altas doses ou se misturado com bebida alcoólica. Mas eu vou cuidar de você, querida", afirma a enfermeira.

Após medicar Naomi, Amanda deixa o quarto e comemora o fato de ter o remédio em mãos. "Esse remédio caiu nas minhas mãos por pura sorte. É exatamente o que eu precisava, Ícaro. Vamos fazer os papéis e quando o Rafael (Henry Fiuka) for o seu herdeiro... Ah, você não sabe o que vai acontecer com você!", planeja.

Será que Amanda vai conseguir usar o remédio para se livrar de Ícaro? Fique ligado na reta final de Morde & Assopra para saber! Não perca a cena, que deve ser exibida na quinta-feira, dia 6 de outubro.

Audiências da última quarta-feira (05/10)

7 de média

6 de média

10 de média

13 de média

14 de média

23 de média

33 de média

36 de média

21 de média

16 de média

8 de média

*Números referentes ao Ibope de São Paulo

Sessão da Tarde: 'Belas e Mimadas' é a comédia desta quinta-feira, dia 6

Após aprontarem com os pais, duas irmãs adolescentes milionárias passam a trabalhar. Este é o enredo da comédia "Belas e Mimadas" (2006), que a Rede Globo exibe em HD (alta definição) na Sessão da Tarde desta quinta-feira, dia 6, às 15h55, horário de Brasília.

No filme, Taylor (Alyson Michalka), de 16 anos, e sua irmã, Courtney (Amanda Michalka), de 14, levam uma vida tranquila, repleta de gastos.

Porém, a rotina das patricinhas muda da água para o vinho quando elas acabam incendiando a cozinha de casa e recebem um castigo do pai: trabalhar na empresa de laticínios da família, o Sítio Callum, para que elas passem a dar mais valor ao dinheiro.

Contrariadas, elas terão que deixar os velhos hábitos para trás e encarar o batente. Mas quando o negócio do pai corre perigo, as irmãs precisam decidir entre vestir a camisa para salvar o negócio da família ou continuar vivendo como meninas mimadas.

Resumo dos Capítulos: saiba tudo sobre as tramas desta quinta, dia 6

Quer saber o que vai acontecer nas novelas da Rede Globo nesta quinta-feira, dia 6? Então, confira os resumos dos capítulos de Malhação, A Vida da Gente, Morde & Assopra, Fina Estampa e O Astro e fique por dentro das emoções e novidades das tramas.

Malhação

Alexia pergunta a Gabriel sobre as fotos na parede com “Salve Alexia”. Betão tenta dar em cima de Babi e Débora fica furiosa, divertindo Filipe. Gabriel fala para Alexia sobre o pesadelo que eles compartilham e ela fica agitada.

Moisés, Dieguinho e Fôjo colocam Jefferson na cadeira de rodas e o obrigam a sair de casa. Filipe conta para Débora sobre a aposta que ele e Betão fizeram e ela fica furiosa. Gabriel pergunta a Alexia sobre o número mil e quarenta e seis e ela fica nervosa. Débora se lamenta com Michele que Betão quer conquistar Babi para ganhar a aposta com Filipe. Laura vai à locadora e Guido se ilumina. Alexia fala para Gabriel que sempre foge dele por acreditar que ele seja um hacker que a persegue. Laura pede para Guido não mandar mais flores para ela e ele fica arrasado. Verinha reclama com Michele de querer ir morar com Laura. Igor se lembra do que Betão lhe disse para conquistar uma garota e tenta usar com Débora. Gabriel vê Nelson, Helena e Aparecida com dificuldades para colocar Jefferson no carro e vai ajudar. Babi e Cristal ficam boquiabertas quando Gabriel fala que Alexia esteve no apartamento deles. Moisés se irrita com a namorada assim que ela chega e pergunta onde ela esteve.

A Vida da Gente

Ana acusa Vitória de querer que ela abandone sua filha como ela fez com Alice. Marcos e Sofia vão com Dora e Olívia a um pet shop. Manuela vê Rodrigo e Nina se beijando e fica arrasada pela irmã.

Vitória procura a ficha de sua filha na secretaria do curso de tênis. Ana combina com Manuela de ir à faculdade para falar com Alice. Vitória não dá importância à preocupação de Marcos para contar que o hamster de Sofia morreu. Ana vê Rodrigo e Nina de mãos dadas. Rodrigo comenta que ficou mexido ao ver Ana na faculdade. Iná e Josias penduram uma faixa para anunciar o baile. Alice percebe o interesse de Felipe em Manuela e comenta com ela, que não acredita. Dora compra um novo hamster para Sofia. Vitória procura Alice.

Morde & Assopra

Guilherme cuida de Dulce no hospital. Júlia conta que Josué fugiu e Abner promete achá-lo. Josué procura Daniel e pede ajuda ao irmão. Abner alerta Bento para vigiar Daniel. Amanda aceita que Ícaro registre Rafael como filho e diz que vai voltar para São Paulo.

Naomi reclama dos remédios para Amanda, mas acaba tomando os medicamentos. Daniel leva comida para Josué e é seguido por Nelsinho. Dulce faz os exames. Abner encontra Josué e exige que ele lhe diga onde pega os fósseis que leva para Virgínia e John. Davi se queixa que Duda continua gorda e Augusta sugere que ele encontre outra modelo. Alice reserva uma mesa no restaurante do hotel para o seu noivado com Renato. Guilherme fica sabendo do noivado de Alice. Dulce volta para casa e é recebida por Júlia. Augusta marca um jantar para Lídia e Tiago na casa de Oséas. Davi convida Abelha para posar no lugar de Duda. Cristiano resolve pedir Abelha em casamento e impõe que ela recuse a proposta de Davi. Guilherme desabafa com a mãe. Hortência e Raquel conversam com Marli sobre Xavier e tentam descobrir se Maria João ainda gosta dele. Abner avisa a Júlia que achou a caverna de onde Josué tira os fósseis. Renato pede Alice em noivado quando Guilherme surge e diz que a ama.

Fina Estampa

Griselda fica envergonhada com Renê. Guaracy reclama de Rafael colocar seus gastos na conta da Fashion Motos. Griselda manda Renê embora de sua casa e pede que Amália desmarque todos os seus clientes.

Íris aceita a sugestão da sobrinha e vai se hospedar com Álvaro. Tereza Cristina discute com Renê assim que ele entra em casa. Griselda olha suas roupas e pensa nos insultos que ouviu da socialite. Renê fica indignado com os insultos de Tereza Cristina e exige que ela se desculpe. Victor afirma que Nanda vai se arrepender por se envolver com Leandro e Rejane se surpreende. Álvaro manda Mandrake hospedar Íris e Alice na casa que foi de dona Zilá. Antenor fica com vergonha de Patrícia e se afasta assim que a vê na faculdade. Esther fala para Danielle que está decidida a fazer a fertilização in vitro e que não vai mais conversar com o marido sobre o assunto. Paulo diz a Renê que não quer sua esposa tenha um filho. Marcela impõe sua presença e obriga Paulo a almoçar com ela. Patrícia procura Antenor.

O Astro

Jôse faz Márcio prometer que vai cuidar de seu filho. Alan diz a Eustáquio que Herculano acha que a invasão no apartamento está associada ao assassinato de Salomão. Alan reconhece Neco como um dos invasores do apartamento de Herculano e avisa a Eustáquio. Herculano aconselha Márcio a proteger o filho. Eustáquio dá voz de prisão a Neco. Jôse morre ao lado de Amanda. Magda diz a Clô que Francisco trouxe paz à mansão. Márcio entrega a Herculano um bilhete deixado por Jôse pedindo que o ilusionista se case com Amanda. Neco é solto graças ao álibi trazido por Valéria. Samir nega para Eustáquio envolvimento na invasão do apartamento de Herculano. Herculano devolve a Clô as fotos dela com Felipe. Clô agradece, confirmando seu voto para próxima eleição do Grupo. Amin conta a Samir que Herculano está interessado em Nina. Samir ameaça o emprego de Nina, caso ela não revele o que sabe sobre Herculano. Márcio se emociona ao ver Lili com o seu filho no colo. Nina informa a Herculano sobre a chantagem feita por Samir. Amanda avisa a Cerqueira que fará uma viagem. Herculano pede Amanda em casamento.

Estrelas: David Lucas e Aline Peixoto gravam clipe musical no programa

Além de brilharem em novelas e séries, os irmãos David Lucas e Aline Peixoto também são feras na música. Instrumentistas e cantores, eles investem o tempo livre na companhia de baterias, violões e guitarras. “A gente toca junto. É o famoso ‘fazer um som’”, diz David.

A convite do Estrelas, eles gravaram uma música e fizeram um clipe em que tocam e cantam a canção.”Resolvemos tocar uma música do Lulu Santos, que a gente gosta bastante”, disseram. Além de ouvirem o próprio som em um estúdio, David e Aline acompanharam todo o processo de mixagem e finalização da gravação ao lado de Angélica.

Fãs de rock’n roll, eles elegem a banda System Of a Down como a grande influência e contam que costumam juntos o repertório que vão tocar na banda que têm com amigos. “Temos um gosto musical bem parecido”, contou Aline. A veia artística dos dois irmãos é herança dos pais, que também são ligados às artes em geral, e sempre incentivaram as crianças. “Começamos a aprender os instrumentos com uns 10, 12 anos”, contaram.

Quer ver como ficou a gravação e ouvir o som de David Lucas e Aline Peixoto? Então, não perca o Estrelas!

Vídeo Show: Não perca hoje, 6, os mascotes de Tereza Cristina passeiam pelo Projac

Você não pode perder no Vídeo Show desta quinta-feira, 6: os mascotes de Tereza Cristina, Doce e Gabana, passeiam pelo Projac. Confira a cena inesquecível da chuva de ouro em Fera Ferida.

Fique com a gente às 13h50, depois do Jornal Hoje.

Malhação: Gabriel decide mudar de vida e deletar blog Além da Intuição

Gabriel (Caio Paduan) está assustado e confuso. Depois de ter várias visões com Douglas (Pierre Baitelli), o garoto jura que viu Alexia (Bia Arantes) em sua casa no mesmo dia que ela desmaiou na favela. Chateado com esses últimos acontecimentos, Gabriel avisa a Cristal (Thaís Melchior) que pretende mudar de vida, começando por deletar o blog Além da Intuição.

“Eu tomei uma decisão, sabia? Vou deletar da minha vida tudo que tá me fazendo mal... Começando pelo blog. Se o Ziggy conseguir mexer nos códigos”, conta Gabriel. Cristal fica triste e pede para que ele não desista do seu blog. “Ah, Gabriel, não faz isso”,diz Cristal. O problema é que Gabriel está certo de sua decisão e conta que pretende trocar de faculdade.

“Vou fazer sim. Vou largar a faculdade de História, fazer vestibular pra outra coisa.Educação Física... eu adoro correr, adoro esporte”, afirma o garoto. Será que Gabriel vai mesmo fazer toda essa mudança radical? Não perca essa cena, que vai ao ar nessa sexta-feira, dia 07/10!

Morde & Assopra: Últimos Capítulos - Alice desiste de Renato após apelo de Guilherme e os dois ficam noivos

Guilherme (Klebber Toledo) decide lutar pelo amor de Alice (Marina Ruy Barbosa) e pede para ela não firmar compromisso com Renato (Fernando Roncato) em plena festa de noivado do casal. A ruiva fica sem ação diante do pedido e o dono do hotel insiste para que ela escolha o seu amor.

"Eu sei que você ainda sente alguma coisa por mim, eu vejo nos seus olhos. O nosso amor, eu sei que nunca acabou. Basta uma palavra, Alice, e eu vou embora e não te perturbo mais. Você quer que eu vá embora?", pergunta.

Alice faz que não com a cabeça e Renato percebe que a perdeu. Ele deseja felicidade àquela que seria sua noiva e se retira. Guilherme vai ao encontro da ruiva e a beija. "Já que era para ser um jantar de noivado, não vamos desperdiçar. Que tal continuarmos? Você aceita se casar comigo?", pergunta. Alice aceita e os dois voltam a se beijar.

Será que dessa vez Alice e Guilherme serão felizes para sempre? Fique ligado na reta final de Morde & Assopra para saber! Não perca a cena, que deve ser exibida na sexta-feira, dia 7 de outubro.

Herculano e Amanda subirão ao altar em O Astro

Apesar das tentativas de Nina (Juliana Paes) para seduzir Herculano (Rodrigo Lombardi), o mago se dará conta de que o grande amor de sua vida é mesmo Amanda (Carolina Ferraz) e pedirá a empresária em casamento nos próximos capítulos de O Astro. Em cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 11, o casal vai oficializar a união numa cerimônia pequena, apenas para os amigos íntimos.

Herculano decidirá se casar depois que ler uma carta deixada por Jôse (Fernanda Rodrigues), na qual ela faz um apelo para que ele fique com sua irmã e a faça feliz. Amanda aceitará a proposta e trocará juras de amor com Herculano no altar.

Mas a felicidade dos dois não irá durar muito. Na véspera do casamento, Herculano será vítima de uma armação de Neco (Humberto Martins) e Samir (Marco Ricca). Depois da despedida de solteiro organizada pelos irmãos Hayalla, o mago encontrará Nina esperando por ele em seu barco.

Herculano pedirá desculpas à secretária, e dirá que não pode ficar com ela porque não quer trair Amanda. Mas será filmado na companhia de Nina quando levá-la embora de seu iate. Samir fará com que as imagens da suposta traição abalem a felicidade de Herculano e Amanda.

Patrícia Kogut

PDTG Notícias: Morre Steve Jobs, fundador da Apple

Morreu nesta quarta-feira (5) aos 56 anos o empresário Steven Paul Jobs, criador da Apple, maior empresa de capital aberto do mundo, do estúdio de animação Pixar e pai de produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad.

Idolatrado pelos consumidores de seus produtos e por boa parte dos funcionários da empresa que fundou em uma garagem no Vale do Silício, na Califórnia, e ajudou a transformar na maior companhia de capital aberto do mundo em valor de mercado, Jobs foi um dos maiores defensores da popularização da tecnologia. Acreditava que computadores e gadgets deveriam ser fáceis o suficiente para ser operados por qualquer pessoa, como gostava de repetir em um de seus bordões prediletos, que era "simplesmente funciona" (em inglês, "it just works"). O impacto desta visão foi além de sua companhia e ajudou a puxar a evolução de produtos como o Windows, da Microsoft.

A luta de Jobs contra o câncer desde 2004 o deixou fisicamente debilitado nos anos de maior sucesso comercial da Apple, que escapou da falência no final da década de 90 para se transformar na maior empresa de tecnologia do planeta. Desde então, passou por um transplante de fígado e viu seu obituário publicado acidentalmente em veículos importantes como a Bloomberg. Há 42 dias, deixou o comando da empresa.

Foi obrigado a lidar com a morte, que temia, como a maioria dos americanos de sua geração, desde os dias de outubro de 1962 que marcaram o ápice da crise dos mísseis cubanos. "Fiquei sem dormir por três ou quatro noites porque temia que se eu fosse dormir não iria acordar", contou, em 1995, ao museu de história oral do Instituto Smithsonian.

"Ninguém quer morrer", disse, posteriormente, em discurso a formandos da universidade de Stanford em junho de 2005, um feito curioso para um homem que jamais obteve um diploma universitário. "Mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. E, por outro lado, a morte é um destino do qual todos nós compartilhamos. Ninguém escapa. É a forma como deve ser, porque a morte é provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente da vida. Limpa o velho para dar espaço ao novo."

Homem-zeitgeist
A melhor invenção da vida, nas palavras do zen-budista Jobs, deixa a indústria da tecnologia órfã de seu "homem-zeitgeist", ou seja, o empresário que talvez melhor tenha capturado a essência de seu tempo. Jobs apostou na música digital armazenada em memória flash quando o mercado ainda debatia se não seria mais interessante proteger os CDs para fugir da pirataria.

Ele acreditou que era preciso gastar poder computacional para criar ambientes gráficos de fácil utilização enquanto as gigantes do setor ainda ensinavam usuários a editar o arquivo "AUTOEXEC.BAT" para configurar suas máquinas. Ele viu a oportunidade de criar smartphones para pessoas comuns ao mesmo tempo em que o foco das principais fabricantes era repetir o sucesso corporativo do BlackBerry.

Sob o comando de Jobs, a Apple dizia depender muito pouco de pesquisas de mercado. “Não dá para sair perguntando às pessoas qual é a próxima grande coisa que elas querem. Henry Ford disse que, se tivesse questionado seus clientes sobre o que queriam, a resposta seria um cavalo mais rápido", afirmou, em entrevista à revista "Fortune" em 2008. Em 2010, quando perguntado sobre quanto a Apple havia gasto com pesquisa com consumidores havia sido feito para a criação do iPad, Jobs respondeu que "não faz parte do trabalho do consumidor descobrir o que ele quer. Não gastamos um dólar com isso."

Nem sempre esta habilidade garantiu o sucesso da Apple, como na primeira versão da Apple TV, computador adaptado para trabalhar com central multimídia que não conseguiu um volume de vendas relevantes. Mas Jobs conseguia minimizar os fracassos: no caso da Apple TV, ele dizia que se tratava de um "hobby", um projeto pessoal que não fazia tanta diferença nos planos da empresa.

Perfeccionista e workaholic, Jobs gostava de controlar todos os pontos da produção da Apple, resistindo, inclusive, à decisão de terceirizar gradativamente a fabricação dos produtos da companhia para fabricantes chineses - plano proposto e executado pelo agora novo comandante da companhia, Tim Cook, e que se mostrou acertado.

Conhecido como um “microgerente”, nenhum produto da Apple chegava aos consumidores se não passasse pelo padrões Jobs de qualidade e de excentricidade. Isso incluía, segundo relatos, o número de parafusos existentes na parte inferior de um notebook e a curvatura das quinas de um monitor. No dia do anúncio de que Jobs estava deixando o comando da Apple, Vic Gundotra, criador do Google Plus, contou que recebeu uma ligação do presidente da Apple no domingo para pedir que fosse corrigida a cor de uma das letras do ícone do atalho do Google no iPhone.

Na busca por produtos que fossem de encontro com seu padrão de qualidade pessoal, Jobs era criticado em duas frentes. Concorrentes e boa parte dos consumidores que tentavam fugir da chamado "campo de distorção da realidade" criado pela Apple reclamavam das diversas decisões que faziam dos produtos da companhia um "jardim fechado", incompatíveis com o resto do mundo e restritos a normas que iam além de restrições tecnológicas. Tecnicamente sempre foi possível instalar qualquer programa no iPhone, mas a Apple exige que o consumidor só tenha acesso aos programas aprovados pela companhia.

Internamente, entre alguns de seus funcionários, deixou a imagem de "tirano". Alan Deutschman, autor do livro “The second coming of Steve Jobs", afirma que, ao lado do "Steve bom", o mago das apresentações tão aguardadas pelo didatismo e capacidade de aglutinar o interesse do consumidor, também existia o “Steve mau”, um sujeito que gostava de gritar, humilhar e diminuir qualquer pessoa que lhe causasse algum tipo de desprazer.

Ao jornal “The Guardian”, um ex-funcionário que trabalhou na Apple por 17 anos comparou a convivência com Steve com à sensação de estar constantemente na frente de um lança-chamas. À revista “Wired”, o engenheiro Edward Eigerman afirmou: “mais do que qualquer outro lugar onde já trabalhei, há uma grande preocupação sobre demissão entre os funcionários da Apple”. A mesma publicação contou que o diretor-executivo não via problemas em estacionar sua Mercedes na área da empresa reservada aos deficientes físicos -- às vezes, ele ocupava até dois desses espaços.

Jobs também sempre precisou de um "nêmesis", um inimigo que ele satanizava e ridicularizava em público como contraponto de suas ações na Apple. O primeiro alvo foi a IBM, com quem disputou o mercado de computadores pessoais principalmente no início dos anos 80. Depois, a Microsoft, criadora do MS-DOS e do Windows. Mais recentemente, Jobs vinha mirando o Google, gigante das buscas na internet cujo presidente chegou a fazer parte do conselho de administração da Apple, e que investiu no mercado de sistemas para smartphones com o Android. Jobs ordenou que a Apple lutasse, mesmo que judicialmente, contra o programa que ele considerava um plágio do iOS, coração do iPhone e do iPad.

Do LSD ao Mac
O sucesso empresarial de Jobs é ainda um dos principais resquícios da transformação da contracultura dos anos 60 e 70 em mainstream nas décadas seguintes. A companhia que hoje briga para ser a maior do mundo foi fundada após Jobs ir à Índia em 1973 em busca do guru Neem Karoli Baba. O Maharaji morreu antes da chegada de Jobs, mas o americano dizia que havia encontrado a iluminação no LSD.

"Minhas experiências com LSD foram uma das duas ou três coisas mais importantes que fiz em minha vida", disse, em entrevista ao "New York Times". Depois, afirmou que seu rival, Bill Gates, seria "uma pessoa (com visão) mais ampla se tomasse ácido uma vez". O LSD foi a mesma droga que fascinara o inventor do mouse e precursor do ambiente gráfico, Douglas Englebart, cerca de dez anos antes de Jobs.

Coincidentemente foram o mouse e o ambiente gráfico os inventos que chamaram a atenção de Jobs na fatídica visita ao laboratório da Xerox em Palo Alto, em 1979. É uma das histórias mais contadas e recontadas do Vale do Silício, e as versões variam entre acusações de espionagem industrial à simples troca pela Apple de patentes que a Xerox não teria interesse em desenvolver por ações da companhia, que abriria seu capital no ano seguinte.

Fato é que a equipe de Jobs voltou da visita encantada com a metáfora do "desktop" utilizada pelo Xerox Alto. A integração entre ícones representando cada uma das funções do computador, acessadas por meio de uma seta comandada por um mouse, foi a base do Apple Lisa e, posteriormente, do Macintosh.

Com o "Mac", enfim, Jobs conseguiu colocar em prática a visão de que havia desenvolvido em parceria com o amigo e sócio Steve Wozniak, responsável pela criação das soluções técnicas que fizeram dos primeiros computadores da Apple máquinas que mudaram o cenário da computação "de garagem" que vinha se desenvolvendo nos Estados Unidos nos anos 70. Agora, 8 anos após a fundação da empresa, Jobs e "Woz" apresentavam um computador que não era feito para "o restante de nós".

"Algumas pessoas acreditam que precisamos colocar um IBM PC sobre cada escrivaninha para melhorarmos a produtividade. Não vai funcionar. As palavras mágicas especiais que você precisa aprender são coisas como 'barra Q-Z'. O manual para o WordStar, processador de texto mais popular, tem 400 páginas. Para escrever um livro, você precisa ler um livro - e um que parece um mistério complexo para a maioria das pessoas", afirmou Jobs em entrevista publicada pela Playboy americana de fevereiro de 1985.

Na frase, Jobs demostra que queria enfrentar a IBM, gigante nascida no início do século e que, depois de dominar o mercado de servidores corporativos, queria tomar também o setor de computadores pessoais. Para ele, as máquinas da IBM eram feitas "por engenheiros e para engenheiros", e havia a necessidade de criar algo para o "restante", ou, como diria a famosa campanha "Pense diferente" da Apple de 1997, um computador para "os loucos, os desajustados, os rebeldes (..), as peças redondas encaixadas em buracos quadrados".

Saída da própria empresa
Mas o sucesso do Mac - que viria posteriormente a impulsionar a adoção de ambientes gráficos até mesmo entre os computadores da IBM (com o Windows, criado pela Microsoft) - não evitou que Jobs acabasse demitido de sua própria companhia. As disputas internas entre equipes que queriam investir no mercado corporativo e as que apostavam apenas no consumidor fizeram com que John Sculley, vindo da Pepsi à convite do próprio Jobs, convencesse o conselho de administração de que era hora da empresa se livrar de seu fundador.

Durante a década em que esteve fora, Jobs fez dois investimentos que acabaram, de maneiras diferentes, alavancando o mito em torno de seu "toque de midas". No primeiro, pagou US$ 10 milhões pela problemática divisão de computação gráfica da LucasFilm, empresa de George Lucas responsável por franquias do cinema como Star Wars e Indiana Jones. A nova empresa foi batizada de Pixar, e após emplacar sucessos como “Toy story”, “Vida de inseto”, “Monstros S.A.” e “Procurando Nemo”, acabou sendo adquirida pela Disney por US$ 7,4 bilhões em 2006. No processo, Jobs se transformou no maior acionista individual da companhia de Mickey Mouse.

O outro investimento foi a semente não apenas do retorno de Jobs à Apple, mas teve relação direta com o surgimento da World Wide Web, invenção que impulsionou o crescimento da internet no mundo. Com a NeXT, Jobs desenvolveu computadores poderosos indicados para o uso educacional e desenvolvimento de programas. Um terminal NeXT foi usado por Tim Berners-Lee como o primeiro servidor de web do mundo, em 1991. Em dezembro de 2006, a Apple adquiriu a NeXT, manobra que serviu para incorporar tecnologias ao grupo e trazer Jobs de volta para o comando da companhia.

O retorno de Jobs marca o início de uma era de crescimento para a Apple incomum na história do capitalismo americano. A sequência de sucessos - alguns atrelados a mudanças no paradigma de mercados importantes - inclui o MacBook, o tocador digital iPod, a loja virtual iTunes, o iPhone e o iPad. A maioria destes produtos veio de ideias impostas pelo próprio Jobs. À revista “Fortune”, em 2008, Jobs falou sobre sua tão aclamada criatividade - "sempre aliada ao trabalho duro", como ele mesmo enfatizou. "Não dá para sair perguntando às pessoas qual é a próxima grande coisa que elas querem. Henry Ford disse que, se tivesse questionado seus clientes sobre o que queriam, a resposta seria um cavalo mais rápido."

Nesta segunda passagem, Jobs reforçou ainda o legado de um empresário ímpar, que impunha uma visão holística na criação, desenvolvimento e venda de seus produtos, Do primeiro parafuso ao plástico que embalaria a caixa de cada aparelho, passando por custo, publicidade, estratégia de vendas.

Sigilo na vida pessoal
A mesma discrição que Jobs impunha na vida profissional - os lançamentos da Apple sempre foram tratados como segredo, aumentando a gerar um movimento de especulação que acabava servindo como publicidade gratuita - foi adotada em sua vida pessoal. Por isso, a luta do executivo contra o câncer no pâncreas foi tratada com muito sigilo, dando margem a uma infinidade de boatos.

Em 2004, Jobs fez tratamento após descobrir um tipo raro da doença. Durante o ano de 2008, Jobs foi aparecendo cada vez mais magro e os boatos aumentaram, até que ele anunciou em janeiro de 2009 seu afastamento da diretoria da empresa para cuidar da saúde. No início de 2011, novo afastamento, até que, em agosto, Jobs deixou de vez o comando da Apple. "Eu sempre afirmei que se chegasse o dia em que eu não fosse mais capaz de cumprir minhas obrigações e expectativas como CEO da Apple, eu seria o primeiro a informá-los disso. Infelizmente, este dia chegou", afirmou, em comunicado.

A vida reservada fez, por exemplo, que Jobs não tivesse contato direto com sua família biológica. Nascido em 24 de fevereiro de 1955 em San Francisco, filho dos então estudantes universitários Abdulfattah John Jandali, imigrante sírio e seguidor do islamismo, e Joanne Simpson, foi entregue à adoção quando sua mãe viajou de Wisconsin até a Califórnia para dar à luz.

Segundo o pai biológico, os sogros não aprovavam que sua filha se casasse com um imigrante muçulmano. Lá, ele foi adotado por Justin e Clara Jobs, que moravam em Mountain View. Seus pais biológicos depois se casaram e tiveram uma filha, a escritora Mona Simpson, que só descobriu a existência do irmão depois de adulta.

Do pai adotivo, herdou a paixão de montar e desmontar objetos. Assim como Paul, Steve não chegou a ser um especialista em eletrônicos, mas ao aprender os conceitos básicos conseguiu se aproximar das pessoas certas no lugar certo. Vivendo no Vale do Silício, conheceu Steve Wozniak, gênio criador do primeiro computador da Apple. Trabalhou na Atari até decidir criar, com Woz, sua própria empresa.

Em mais uma conexão com a contracultura, Jobs teria tido um relacionamento de curta duração com a cantora folk Joan Baez, ex-namorada do ícone da música Bob Dylan, talvez o maior ídolo do empresário.

Casado com Laurene Powell desde 1991, Jobs deixa quatro filhos: Reed Paul, Erin Sienna, e Eve, nascidos de seu relacionamento com Laurene, e Lisa Brennan-Jobs, de um relacionamento anterior com a pintora Chrisann Brennan.

Portal G1

Mais Você: Programa desta quinta-feira, 6, mostra importância da vacinação

Ana Maria mostra a história de Marcelo Bueno, de 14 anos, um adolescente que sofre de dislexia. Ele enfrentou muitas dificuldades até descobrir que tinha o problema.

O programa mostrará ainda a visita do Doutor Guilherme Furtado a um posto de saúde para falar sobre a importância da vacinação.

O Mais Você vai ao ar, ás 8h30.

Fantástico: Quadro com Drauzio Varella seleciona fumantes que querem largar o cigarro

Sempre há uma desculpa para não parar de fumar: o nervosismo, os problemas financeiros, emocionais ou conjugais, a situação no trabalho que ficou complicada. Qualquer desculpa vale para empurrar para o futuro a decisão de parar. Afinal, largar o cigarro é um processo sofrido, e a pessoa precisa estar muito bem preparada emocionalmente.

Para ajudar essas pessoas, o Fantástico lança em novembro o novo quadro “Brasil sem cigarro”, com o doutor Drauzio Varella. O médico dará dicas preciosas para o público e acompanhará a vida de três fumantes que estão largando o vício. Esse três fumantes serão escolhidos aqui pela página especial do quadro.

Para se candidatar, mande um vídeo de, no máximo, 1 minuto contando por que você quer parar de fumar.

MANDE SEU VÍDEO PARA O BRASIL SEM CIGARRO

O Astro: Jôse morre ao lado de Amanda

Jôse (Fernanda Rodrigues) está em seu leito hospitalar. A enfermeira traz o bebê da jovem para que ela o fique ao lado do filho pela última vez. Totalmente desnorteada, Amanda (Carolina Ferraz) pede que a irmã fique quieta para sentir-se mais forte.

A caçula de Assunção (Reginaldo Faria) entrega Francisco para que a enfermeira o leve de volta ao berçário e, como se estivesse profetizando, começa a falar para Amanda: “Não perca o Herculano... É o... seu amor...”. Amanda chora e pede que a irmã não fale sobre esse assunto.

Jôse insiste: “Casa com ele... Casa com ele...”. Amanda desaba em choro. Jôse continua suas palavras. Agora ela fala sobre o filho: “O Márcio... vai cuidar dele...”. “Todos nós vamos...”, diz Amanda. Já quase sem vida, Jôse sussura para a irmã: “Dá um beijo... no papai?”. Antes que Amanda responda, Jôse se vai. A arquiteta leva a mão à boca para segurar um grito de desespero. Ela chora muito. Sua comoção é profunda.

Não perca a cena, que vai ao ar na quinta-feira, dia 6 de outubro.

Morde & Assopra: Últimos Capítulos - Guilherme invade noivado de Alice e pede que ela largue Renato

Guilherme (Klebber Toledo) não se conforma com a ideia de perder Alice (Marina Ruy Barbosa) para sempre. Dulce (Cassia Kiss Magro) percebe a angústia do filho no dia do noivado da ruiva com Renato (Fernando Roncato) e o aconselha a tomar uma atitude antes que seja tarde demais.

"ainda gosta da Alice, não gosta? Vai se conformar com ela ficando noiva de outro?", pergunta.

Decidido a recuperar o amor de sua vida, Guilherme invade a festa de noivado e faz um pedido a Alice. "Não fica noiva do Renato. Não fica. Eu te amo, Alice. Eu te amo", declara.

Será que Alice decidirá ficar com Guilherme? Fique ligado na reta final de Morde & Assopra para saber! Não perca a cena, que deve ser exibida na quinta-feira, dia 6 de outubro.

Alice incorpora mechas vermelhas, dreads e piercing ao novo visual em A Vida da Gente

Após decepção com Vitória (Gisele Fróes), sua mãe biológica, Alice (Sthefany Brito) decide transformar completamente seu look. Ela deixa para trás o ar de boa moça e dá espaço para uma jovem rebelde. A mudança mais impactante vai ser notada no cabelo da personagem, que passará a ter dreads (tranças emboladas que partem da raiz dos cabelos) e mechas vermelhas. O esmalte claro também será substituído por um preto.

“Além do cabelo, a maquiagem também fica bem forte. Ela, no início de A Vida da Gente, usava tons que dão um aspecto natural. Com a decepção, ela virá com uma sombra escura e um batom diferente”, diz Sthefany. As roupas também ficarão mais sombrias e curtas.

O supervisor de caracterização Luiz Ferreira comenta que o trabalho em cima do novo visual foi idealizado para que a própria personagem pudesse se transformar em casa. Para Sthefany, essa foi a maneira que Alice encontrou de exteriorizar a angústia e a tristeza do momento.

“A mudança foi pensada para demonstrar que essa situação mexeu muito com a cabeça da Alice. Por isso, o visual chocante. É uma forma de ela chamar atenção, demonstrar que não está bem. Foi uma grande decepção, já que ela criou uma enorme expectativa em torno dessa mãe”, explica a atriz.

A rebeldia começa com a transformação da decoração do quarto. Irritada com os objetos que remetem à infância, como bichos de pelúcia e adesivos colados no espelho e na janela, a jovem faz uma limpa e joga grande parte dos objetos fora.

Ficou curioso para ver o lado rebelde de Alice? Fique ligado em A Vida da Gente e acompanhe todo esse processo de transformação da garota. As cenas estão imperdíveis e começam a ir ao ar neste sábado, dia 05/10, logo depois que ela se decepciona com Vitória, ao ouvir da boca da mãe o pedido para se afastar de sua família. Fique ligado!

Fina Estampa: René admite gostar do assédio de Vanessa

Quando Vanessa (Milena Toscano) jogou seu charme para cima de René (Dalton Vigh) em plena festa de renovação dos votos matrimonais com Tereza Cristina (Christiane Torloni), o chef de cozinha ficou sem reação. Mas, durante uma conversa com Severino (Ricardo Blat) na cozinha do Le Velmont, o marido de Tereza Cristina vai revelar o que achou da atitude da funcionária.

“Você não acha que a Vanessa está exagerando na devoção ao patrão queridíssimo?”, pergunta o gerente do restaurante.

René concorda com Severino: “Acho que está”. O chef explica que fica vaidoso com o assédio de Vanessa, mas tenta tranquilizar o funcionário dizendo que tira de letra essa situação.

Será que René vai resistir aos encantos de Vanessa? Fique ligado em Fina Estampa e descubra! Estas cenas vão ao ar na sexta-feira, 7 de outubro.

'Estou de bem com o espelho', diz Cristiana Oliveira, 14 kg mais magra

Cristiana Oliveira já emagreceu 14 dos 20 quilos que engordou para interpretar Araci, a violenta presidiária que interpretou em Insensato Coração, novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Mas a atriz, que malha de domingo a domingo em sua casa, pretende perder mais 10 quilos antes de voltar à TV - o que só deve acontecer em 2012.

- Estou de bem com o espelho. Não emagreci tudo mas, na verdade, o mais importante para mim é a saúde. E eu estou supermusculosa, com o corpo mais bonito - comemora Cristiana.

Apesar de não se pesar com frequência, a atriz observa que já ganhou alguns quilos. Mas de massa magra.

- Eu tenho uma tendência a ganhar massa muscular muito rápido. Por isso, estou dando prioridade aos exercícios aeróbicos - diz Cristiana.

Apesar de já estar bastante diferente do que à época em que interpretava Araci, a atriz diz que até hoje as pessoas se chocam com sua transformação para viver a personagem.

- Tenho viajado muito porque estou de férias e, aonde eu chego, as pessoas falam da minha aparência, de como eu mudei para a novela - diz.

Patrícia Kogut

Por dentro da programação

08:30 Mais Você

15:55 Sessão da Tarde - Belas e Mimadas

22:30 A Grande Família

Malhação: Jefferson sente uma energia diferente ao receber ajuda de Gabriel

Jefferson (Douglas Sampaio) e Aparecida (Edvana Carvalho) foram à consulta com o médico enquanto Nelson (Kadu Moliterno) e Helena (Virgínia Cavendish) esperavam do lado de fora. Na saída, Nelson se oferece para levá-los de volta para casa e, apesar da cara emburrada do filho, Aparecida aceita a ajuda.

Aparecida, Nelson e Helena tentam colocá-lo dentro do carro e se atrapalham. Se sentindo humilhado, Jefferson tenta disfarçar a vergonha. Nessa hora, Gabriel (Caio Paduan) atravessa a rua, meio perturbado por causa de seu encontro com Alexia (Bia Arantes), vê a dificuldade dos três e para no intuito de ajudar.

Quando Gabriel pega o menino no colo, com uma força que nem imaginava ter, e o coloca dentro do carro, uma coisa estranha acontece: Jefferson sente uma energia diferente, um sentimento bom e fica emocionado.

Em um aperto de mãos, o filho de Aparecida agradece a ajuda. Gabriel olha fixo nos olhos do garoto e responde: “Aí, vai na fé, você vai sair dessa, cara!”. Cheio de esperanças, o garoto concorda: “Vou mano. Eu vou sair dessa, pode crer!”

Como será que Gabriel conseguiu dar novas esperanças para Jefferson? Como ele consegue transmitir essas vibrações? Fique ligado em Malhação Conectados! Esta cena vai ao ar dia 6 de outubro, quinta-feira.

A Vida da Gente: Alice fica decepcionada ao saber que Ana traiu sua confiança

Arrependida por ter traído a confiança da amiga, Ana (Fernanda Vasconcellos) vai até a faculdade atrás de Alice (Sthefany Brito). A tenista quer se desculpar por ter contado o segredo da moça para Vitória (Gisele Fróes).

Ana revelou à treinadora que Alice é a filha que ela deu para adoção na adolescência. “Você não podia ter feito isso, não sem me falar! Seria a mesma coisa que eu contar para alguém sobre a Júlia! Já pensou como você ia se sentir?”, pergunta a garota, irritada.

E agora, como vai ficar a amizade entre as duas? Descubra nos próximos capítulos de A Vida da Gente. Essa cena vai ao ar nesta quinta-feira, dia 06/10. Fique ligado!

Morde & Assopra: Últimos Capítulos - Alice joga na cara de Guilherme que ele não soube cuidar dela

Guilherme (Klebber Toledo) não se conforma em perder Alice (Marina Ruy Barbosa) para Renato (Fernando Roncato) e vai atrás da ruiva no dia em que ela vai oficializar o noivado com o enfermeiro. O filho de Dulce (Cassia Kiss Magro) pergunta se ela tem certeza de que está com o homem certo e acaba ouvindo o que não queria.

"O Renato me protege, Guilherme, coisa que você nunca fez. Ele pensa em mim, quer cuidar de mim, e toda mulher precisa de um homem que queira cuidar dela. Mas acho que você não sabe o que é isso", dispara Alice.

Guilherme discorda e revela que passou a noite cuidando da mãe no hospital. Por isso, ele sabe o que é se preocupar com uma pessoa. Alice usa este exemplo para mostrar que ele deveria ser igual no amor. "E eu nunca soube cuidar de você, não é?", pergunta o dono do hotel.

Os dois se olham durante um instante e a ruiva diz que precisa ir embora para se arrumar. "Você não precisa se preocupar, Alice. Continua linda. Como sempre. Linda!", afirma Guilherme.

Será que Guilherme vai permitir que Alice fique noiva de Renato? Fique ligado na reta final de Morde & Assopra para saber! Não perca a cena, que deve ser exibida na quinta-feira, dia 6 de outubro.

Fina Estampa: Tereza Cristina humilha René ao dizer que é a dona da mansão e do restaurante

Tereza Cristina (Christiane Torloni) espera René (Dalton Vigh) voltar da casa de Griselda (Lilia Cabral) para tirar satisfações com o marido. Indignada por ele ter ido consolar Pereirão, a madame fica inquieta na mansão.

"Você não tinha nada que sair atrás da dona Griselda e bater na casa dela", alega Tereza Cristina quando o chef entra na sala. Ela quer saber por que René mentiu todo esse tempo sobre a reforma do restaurante e as noites que passava em claro ao lado de Griselda.

Revoltada, Tereza Cristina corre para o quarto e tranca a porta. Do lado de fora, René insiste em conversar: "Isso é bem do seu feitio, fala o que lhe dá na telha e depois foge para não ouvir o outro... Mas dessa vez não vai colar", ele diz.

A socialite grita lá de dentro e joga na cara do marido que foi ela quem pagou o restaurante e a casa e afirma que tudo pertence à ela. Logo depois, ela se arrepende e começa a pedir desculpas, porém, o chef diz que só vai aceitar se for olhando dentro dos olhos dele.

Ela abre a porta e se aproxima de René pedindo desculpas. Ela escuta o que ele tem para dizer sobre Griselda. Ele conta que a própria faz-tudo pediu distância da família Velmont. Romântico, René agrada sua esposa afirmando que é todo dela e leva a amada para cama. Não perca esta cena que vai ao ar na quinta-feira, 6 de outubro.