domingo, 14 de agosto de 2011

Aberturas Inesquecíveis: Mulheres de Areia

Mulheres de Areia foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no seu horário das 18 horas, entre 1 de fevereiro e 25 de setembro de 1993, totalizando 201 capítulos.

Escrita por Ivani Ribeiro, com a colaboração de Solange Castro Neves, e dirigida por Wolf Maya, Carlos Magalhães e Ignácio Coqueiro, com direção geral de Wolf Maya, a obra foi um remake da telenovela de mesmo nome transmitida na Rede Tupi, em 1973/1974, com Eva Wilma interpretando as duas personagens principais da trama, as gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas por Glória Pires nesta versão. A novela também contou com Guilherme Fontes, Suzana Vieira, Daniel Dantas, Marcos Frota, Vivianne Pasmanter e Humberto Martins, Paulo Betti e Raul Cortez nos papeis principais.


Aberturas Inesquecíveis: Quatro por Quatro

Quatro por Quatro foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo, entre 24 de outubro de 1994 e 22 de julho de 1995, contou com 233 capítulos. Foi escrita por Carlos Lombardi e dirigida por Ricardo Waddington, Alexandre Avancini e Luiz Henrique Rios.

Desde 19 de maio de 2010 está sendo reapresentada pelo canal de televisão a cabo Viva.


Aberturas Inesquecíveis: A Próxima Vítima

A Próxima Vítima foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 13 de março a 4 de novembro de 1995, às 20 horas e teve 203 capítulos. Foi escrita por Sílvio de Abreu com a colaboração de Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral e dirigida por Jorge Fernando, Rogério Gomes e Marcelo Travesso.

Teve José Wilker, Suzana Vieira, Tony Ramos, Aracy Balabanian, Tereza Rachel, Vivianne Pasmanter, Cláudia Ohana, Alexandre Borges, Cecil Thiré e Otávio Augusto nos papeis principais.


VOCÊ SABIA?: A atriz Claudia Raia já foi apresentadora do Globo de Ouro

Você sabia que Claudia Raia já foi apresentadora do programa Globo de Ouro? Pois é. No início de 1989, a atriz passou a comandar a atração ao lado de César Filho. Alguns meses depois, Isabela Garcia e Guilherme Fontes passaram a apresentar a atração.

Além desses, o programa teve apresentadores como os cantores Jerry Adriani e Vanusa e os atores Tony Ramos, Christiane Torloni, Dennis Carvalho, Myrian Rios, Kadu Moliterno, Cláudia Abreu e Adriana Esteves.

O Globo de Ouro estreou em dezembro de 1972 com o nome Globo de Ouro – A super parada mensal. A proposta era levar ao telespectador os maiores sucessos musicais do momento. A “parada” em questão era um ranking das dez músicas mais tocadas nas estações de rádio naquele mês.

Lista: No Dia dos Pais, relembre os grandes patriarcas da ficção

O dito popular só inclui a maternidade no quesito “padecer no paraíso”, mas há certos pais da ficção que tiraram uma boa casquinha dos deleites de cuidar da prole. No dia deles, relembre algumas figuras paternas que encheram os filhos de paparicos e despertaram a admiração do telespectador!

Lineu (Marco Nanini) – A Grande Família (Desde 2001)

Na barulhenta família Silva, é Lineu quem comanda em rédea curta os filhos Tuco (Lúcio Mauro Filho) e Bebel (Guta Stresser).

O estilo careta do progenitor bate de frente com a prole moderninha, mas Nenê (Marieta Severo) está sempre a postos para contornar as brigas com panos quentes.

Na casa humilde do subúrbio carioca, sempre cabe mais um. Não fosse trabalho suficiente com o casal de filhos, o fiscal sanitário ainda tem que dar conta das trapalhadas do genro Agostinho (Pedro Cardoso), o trambiqueiro marido de Bebel.

Edu (Fábio Assunção) – Coração de Estudante (2002)

O professor de biologia Edu (Fábio Assunção) é daquele tipo que faz as mulheres suspirarem. Pai solteiro e dedicado, ele criou Lipe (Pedro Malta) praticamente sozinho - a mãe Mariana (Carolina Kasting) é dependente química e, por isso, foi afastada do pequeno.

Na trama de Emanuel Jacobina, Edu se muda para a fictícia cidade de Nova Aliança em busca de qualidade de vida para o rebento. Lá, sua noiva Amelinha (Adriana Esteves), filha de rico fazendeiro da região, disputa com a advogada Clara (Helena Ranaldi) o amor do galã. E quem não entraria nesse ringue?

Miguel (Tony Ramos) – Laços de Família (2000/01)

Com enredos normalmente dedicados a mulheres guerreiras, foi um homem de fibra quem roubou a cena na novela de Manoel Carlos. Miguel (Tony Ramos) era pai de Paulo (Flávio Silvino), jovem com sequelas neurológicas de um desastre de carro, e Ciça (Júlia Feldens), imatura e irresponsável.

No cenário do Leblon, bairro xodó de Maneco, o proprietário da Livraria Dom Casmurro conquistou Helena (Vera Fischer) com sua gentileza e paciência. Antes com alguns desencontros: no começo da trama, ela se envolveu com Edu (Reynaldo Gianecchini), médico recém-formado, 20 anos mais novo, que viria a ser namorado de sua filha Camila (Carolina Dieckmann).

Álvaro (Herson Capri) – Era Uma Vez (1998)

O viúvo Álvaro (Herson Capri) mora com os quatro filhos no sítio de Pépe (Elias Gleiser), avô dos meninos. São eles: Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum).

O amor pela escadinha de filhos é tanto, que a ciumenta Bruna (Andréa Beltrão) perde o posto de namorada por não suportar dividir a atenção do amado com a prole. A doce Madalena (Drica Moraes), governanta da casa do avô materno, conquista o coração dos filhos e, por tabela, o do pai.


Otávio Jordão (Antônio Fagundes) – A Viagem (1994)

Na telenovela espírita de Ivani Ribeiro, o renomado criminalista Otávio Jordão (Antônio Fagundes) não mede esforços para educar os filhos Tato (Felipe Martins) e Dudu (Daniel Ávila). Vítima de um acidente de carro, a morte do advogado é o clímax da trama. Ele passa a viver um amor transcendental com Dinah (Christiane Torloni), lembra?

Capitão Jonas (Reginaldo Faria) – Vamp (1991/92)

O título militar entrega: disciplina é fundamental para o viúvo Capitão Jonas (Reginaldo Farias). Na casa (ou seria quartel?) do personagem, os seis filhos eram comandados por meio de apitos e vestiam trajes de marinheiros.

A tropa ganha reforço quando o aposentado servidor das Forças Armadas se casa com a historiadora Carmem Maura (Joana Fomm), também viúva e mãe de seis filhos. Para não perder as contas: ao todo, uma dúzia de crianças e adolescentes. A semelhança não é mera coincidência, a trama do núcleo era uma referência ao clássico “A Noviça Rebelde” (1965) e ao Capitão Von Trapp (Christopher Plummer) do musical.

Gaspar Kundera (Nuno Leal Maia) – Top Model (1989/90)

Elvis (Marcelo Faria), Olívia (Gabriela Duarte), Jane (Carol Machado), Ringo (Henrique Farias) e Lennon (Igor Lage). Uma banda de rock? Não, os filhos do hippie Gaspar Kundera (Nuno Leal Maia) na trama da década de 90. Detalhe: cada um deles fruto de relações com diferentes mulheres.

O surfista quarentão em nada se parece com a figura de um pai tradicional: com lar em frente à praia, ele se desdobra para ensinar a filosofia “paz e amor” para o quinteto adolescente, sem a presença das mães. A família fica completa com o cachorro Maradona, que arrebatou o coração do público com seu abanar de rabinho.

Álvaro Galhardo (Cláudio Marzo) – Bambolê (1987/88)

Conviver com três mulheres em casa pode ser um desafio para muitos. O viúvo Álvaro (Cláudio Marzo) conseguiu a proeza com louvor: ele é adorado e idolatrado pelo trio de filhas - Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins).

No entanto, há quem torça o nariz para a forma como o personagem criou as herdeiras. Fausta (Joana Fomm), sua cunhada, acredita que o melhor futuro para as meninas é trocar alianças com homens milionários, o clássico golpe do baú. Na disputa pela educação do trio, a dupla de veteranos da dramaturgia protagonizou acaloradas discussões.

Ari (Luiz Gustavo) e Jacques Léclair (Reginaldo Faria) – Ti Ti Ti (1985/86)

Ao menos nisso os arquirrivais Jacques Léclair (Reginaldo Farias) e Ari (Luís Gustavo) concordariam: eram ambos bons pais. Em meio às constantes disputas para saber quem melhor comandava as tesouras, os profissionais do mundo da moda sempre achavam um tempinho de mimar os filhos.

Por uma dessas ironias do destino, os filhos dos rivais se apaixonaram: Valquíria (Malu Mader) e Luti (Cássio Gabus Mendes) deixaram os pais furiosos.

Alberico (Mário Lago) – Dancin’ Days (1978)

Entre polainas de lurex e clássicos da “era disco”, uma trama paralela se destacou na novela de Gilberto Braga: a de Alberico Santos (Mário Lago). Homem sofisticado, típico morador do bairro de Copacabana, ela era unha e carne com a filha Carminha (Pepita Rodrigues) na trama do fim da década de 70.


Domingo Maior: Shawn e Marlon Wayans estão em 'As Branquelas'


Para investigar uma denúncia de sequestro, dois detetives negros do FBI fingem ser duas patricinhas louras, herdeiras de uma grande fortuna. Esta é a história de "As Branquelas" (2004), filme que a Rede Globo exibe, em HD (alta definição), no Domingo Maior do dia 14, às 23h05, horário de Brasília.

Após fracassarem em uma importante missão, os agentes Marcus (Marlon Wayans) e Kevin Copeland (Shawn Wayans) têm seus empregos ameaçados. Quando um plano para sequestrar as milionárias Brittany (Maitland Ward) e Tiffany Wilson (Anne Dudek) é descoberto, os dois fracassados são designados a escoltar as riquinhas do aeroporto para o hotel, enquanto seus rivais investigam o caso.

Durante a escolta, as irmãs acabam se ferindo e se recusam a aparecer em uma festa naquele estado. A partir daí, Marcus e Kevin se veem obrigados a ocupar no lugar das duas, para que ninguém perceba o ocorrido. Os detetives - que são negros - de repente se transformam em louras branquelas e tentam solucionar o caso mesmo sem os recursos do FBI.

O diretor do longa-metragem, Keenan Ivory Wayans, e os atores Marlon Wayans e Shaw Wayans são irmãos na vida real.

Malhação: Bernardo Mesquita conta a experiência de ser 'pai' na ficção

Pai de primeira viagem na ficção, Bernardo Mesquita aprendeu, ao longo das gravações, os cuidados e a atenção que os bebês exigem e, é claro, a vencer o medo de pegar a pequena Ketellen, a Julinha de Malhação, no colo.

Bernardo assume que nunca tinha tido tanto contato com criança pequena, mas que adorou o presente de poder gravar com a fofíssima Ketellen. O ator encheu a bebê de elogios e contou um dos fatos engraçados que já aconteceu durante as gravações. “Ela tinha acabado de mamar, eu peguei ela no colo e ela golfou na minha roupa toda”, lembra o ator aos risos.

Portanto, aos papais de primeira viagem, aqui vai a dica: não esqueça da fraldinha de pano quando for pegar no colo o seu neném que acabou de mamar, senão...

Autores escrevem cena em que Léo acusará Raul da morte de Norma

Em um dos desfechos escritos por Gilberto Braga e Ricardo Linhares para Insensato Coração, Léo (Gabriel Braga Nunes) aprontará mais uma para seu pai no último capítulo da novela, que vai ao ar no dia 19.

Depois de levar uma surra de Pedro (Eriberto Leão), ao chegar à delegacia o vilão acusará Raul (Antônio Fagundes) da morte de Norma (Glória Pires).

Em cenas distribuídas à produção da novela, Léo alegará que todas as acusações que pesam contra ele são invenções do pai e do irmão. Mas o vilão ficará surpreso quando o delegado lhe mostrar uma pasta com as fotos do atropelamento de Irene (Fernanda Paes Leme). Ou seja: o dossiê de Norma, que ele achava que tinha destruído capítulos atrás.

- Ela deu a palavra final... A Norma conseguiu – dirá Léo.

Mas ele mentirá deslavadamente. O vilão dirá que estava apaixonado pela viúva de Teodoro (Tarcísio Meira), que Raul e Pedro fizeram de tudo para sabotar seu casamento e que, quando chegou à mansão e viu que tinha perdido, seu pai se descontrolou.

- Ele saiu atirando, a Norma morreu tentando me proteger! Foi o meu pai quem matou a Norma, eu vi.

Raul acabará detido para averiguações.

Patrícia Kogut

TOP 5: São Paulo - 25/07 a 31/07/2011

40 de média

34 de média

32 de média

30 de média

29 de média

*Números referentes ao Ibope de São Paulo

TOP 5: Rio de Janeiro - 25/07 a 31/07/2011

41 de média

35 de média

34 de média

33 de média

33 de média

*Números referentes ao Ibope do Rio de Janeiro

Temperatura Máxima exibe o filme 'Quarteto Fantástico' no domingo, 14

Os tripulantes de uma nave espacial ganham poderes especiais após um acidente. Este é o enredo de “Quarteto Fantástico” (2005), filme que a Rede Globo exibe em HD (alta definição) na Temperatura Máxima deste domingo, dia 14, às 13h55, horário de Brasília. Dirigido por Tim Story, o longa traz Ioan Gruffudd, Michael Chiklis, Jessica Alba, Chris Evans, Julian Mcmahon e Erry Washington no elenco.

Após serem expostos a radiação cósmica, Reed Richards (Ioan Gruffudd), Sue Storm (Jessica Alba), Johnny Storm (Chris Evans) e Ben Grimm (Michael Chiklis) sofrem mutações, que tornam os seres humanos em super-heróis extraordinários. O cientista Reed Richards, o líder do grupo, passa a ter a capacidade de esticar seu corpo feito borracha. Sue, sua ex-namorada, ganha poderes que a permitem ficar invisível e criar campos de força. Johnny, irmão de Sue, pode aumentar o calor do seu corpo e Ben tem seu corpo transformado em pedra e ganha uma força sobrehumana.


Só que os quatro não são os únicos afetados pelos raios cósmicos. Patrocinador da viagem espacial, o empresário Victor von Doom perdeu muito dinheiro com a missão fracassada e agora, também dotado de poderes fantásticos, jura vingança contra Reed. O quarteto fantástico se vê obrigado a entrar em ação, pois são os únicos que podem frustrar os planos malígnos de Doom.

Antes das filmagens do filme "Quarteto Fantástico", o ator Michael Chiklis levava três horas para concluir sua maquiagem e para colocar o seu figurino.

Aventuras do Didi: Fernando e Sorocaba salvam a festa na casa de Didi, neste domingo, 14

No episódio das Aventuras do Didi que vai ao ar neste domingo, dia 14/08, a casa da turma é invadida por lindas gatas que, por conta de um boato, procuram uma dupla sertaneja que se apresentaria por lá. O problema é que as moças erraram de endereço. Animados com a presença das gatas, Didi (Renato Aragão) e sua turma bolam um plano para manter as belas por perto. Tatá (Tadeu Mello) e Marcelo (Marcelo Augusto) se disfarçam de dupla sertaneja e fazem um show, mas a ideia não dá muito certo. Na hora em que tudo parecia perdido, Fernando & Sorocaba aparecem na casa da turma e animam a festa.

Aventuras do Didi vai ao ar aos domingos, logo após o Esporte Espetacular. O programa tem redação final e direção geral de Guto Franco. A direção de núcleo é de Jayme Monjardim.

O Dia dos Pais de Bel Kutner e Paulo José

Quando tinha 7, 8 anos, Bel Kutner era levada para o palco pelo pai, Paulo José, sempre que a peça que ele estava dirigindo precisava de uma criança. Pode-se dizer que foi assim que carreira dela começou e que os laços familiares ficaram ainda mais estreitos.

Filha de Dina Sfat, hoje Bel atua em O Astro, novela que sua mãe protagonizou na década de 70. Já Paulo pode ser visto em Morde & Assopra, no horário das 19h. Com a mesma profissão, eles vão comemorar hoje o Dia dos Pais com muito assunto de trabalho em comum, mas também com muita conversa fiada regada a uns “bons drinques”, como ela conta.

— Meu pai é muito animado. Vamos beber para comemorar — diz Bel. — Ele é exigente também, mas eu não existo sem ele — derrete-se a atriz que, na TV, só trabalhou junto com seu “grande ídolo” na novela Vamp, dos anos 90.

Patrícia Kogut

Auto Esporte mostra veículo que 'leva' turistas ao fundo do mar

Fernando de Noronha é um dos destinos do programa Auto Esporte deste domingo (14). Lá, a equipe do programa mostrará o hidronavi, um veículo especial que leva turistas para conhecer o fundo do mar, sem usar roupa de mergulho.

Outro destino do programa é a Inglaterra. Os telespectadores poderão conferir o Goodwood Festival of Speed, evento que reúne carros de competição e tem a participação de aficionados do automobilismo, tais como o baterista da banda de rock Pink Floyd, Nick Mason, e grandes pilotos, como Lewis Hamilton, Jason Button, Emerson Fittipaldi e Nigel Mansell.

Ainda na edição de domingo, o Auto Esporte dará dicas para conservar a pintura dos carros pretos. Os riscos aparecem bem mais do quem em outras cores de automóveis. O programa vai ao ar logo após o Globo Rural.

No Fantástico deste domingo, 14, especialista em segurança mostra como agir em situações de risco

Na semana em que um ônibus foi sequestrado no Rio de Janeiro, o Fantástico foi às ruas pra saber: as pessoas sabem enfrentar situações de risco? Um especialista em segurança mostra como se deve agir diante de situações de violência nas grandes cidades.

E domingo também é dia de estreia: Choque Cultural. São pessoas que precisam aprender a viver com outras pessoas de costumes totalmente diferentes. É domingo, no Fantástico, logo depois do Faustão. Até lá!

Insensato Coração: Última Semana - Fabíola descobre que Norma é ex-presidiária

Fabíola (Roberta Rodrigues) atende o telefone em casa. É alguém que procura Milton (José de Abreu). A cozinheira conta que o antigo namorado morreu. Mais tarde, desabafa com Daisy (Isabela Garcia) sobre o telefonema.

"Daisy, esse Elói comentou uma coisa que me deixou encafifada... é advogado, bambambã lá em Floripa. Ele queria saber se se a ficha que ele mandou por e-mail foi útil", conta Fabíola. Daisy quer saber de quem é a tal ficha.

"De uma ex-presidiária. Sabe o nome dela? Norma. Norma Pimentel. Será que a Norma é ex-presidiária? E o que o Milton tinha a ver com isso? Por que pediu a ficha da Norma? Tem alguma coisa errada nessa história!", diz a cozinheira.

Veja a cena nesta segunda-feira, 15/08, na reta final de Insensato Coração!

O Astro: Lili terá acesso de fúria ao saber que Jôse está grávida

Lili, personagem de Alinne Moraes em O Astro, terá um acesso de fúria ao descobrir que Jôse (Fernanda Rodrigues) está esperando um filho de Márcio (Thiago Fragoso). Nos próximos capítulos da novela de Geraldo Carneiro e Alcides Nogueira, a taxista receberá a notícia do próprio namorado e, muito nervosa, quebrará vários objetos do apartamento onde eles estão morando.

Dias antes, Lili terá ido a uma cartomante, que irá prever "uma criança entre eles". Ao comentar o assunto com Márcio, ele dirá que não há nenhum risco de alguma gravidez. À esta altura, ele não saberá que Jôse está esperando um filho seu.

Assim que receber a notícia da ex-namorada, Márcio ligará para Lili e pedirá que ela vá para casa imediatamente. Quando chegar ao apartamento, ela encontrará o namorado arrasado, tocando trompete na penumbra. Márcio será direto:

- A Jôse está esperando um filho meu.

Lili ficará indignada, achando que Márcio mentiu quando ela lhe perguntou sobre as previsões da cartomante. Chorando muito, ela começará a atirar os objetos da casa contra Márcio.

- Como pude confiar em você, achar que você era o homem da minha vida?

Mas Márcio dirá que não sabia de nada e os dois acabarão fazendo as pazes. Ao contar para Herculano (Rodrigo Lombardi) a novidade, o ilusionista o aconselhará a sair daquele apartamento e voltar às suas raízes. Lili também fará um apelo: ela acredita que depois que eles foram morar no local as coisas começaram a dar errado entre eles.

O casal então se mudará para a antiga casa de Salomão (Daniel Filho), onde vivem Clô (Regina Duarte) e Tia Magda (Rosamaria Murtinho).

Patrícia Kogut

Por dentro da programação

09:30 Esporte Espetacular

13:55 Temperatura Máxima - Quarteto Fantástico

18:00 Domingão do Faustão

Por dentro das novelas

Pedro avisa a Cláudia que Catarina sumiu

Herculano a Úrsula: 'Tu és minha perdição'

Celeste pega tiara de Naomi para usar

Carol descobre que André está com câncer