sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cordel Encantado: Jesuíno lidera greve de colonos na fazenda

Revoltado com a expulsão de Amália (Débora Duarte) da fazenda, Jesuíno (Cauã Reymond) decide pôr um fim às maldades de Timóteo (Bruno Gagliasso). O sertanejo reúne todos os empregados da propriedade na igreja, onde escuta as reivindicações de todos e sugere que façam uma paralisação. “A minha ideia é que, antes, a gente faça uma lista dos problemas. Depois, marcamos um encontro com Timóteo para apresentar”, afirma Jesuíno.

Entusiasmados com a ideia, os colonos deixam seus afazeres e vão ao encontro de Timóteo já no dia seguinte. Representando os empregados, Jesuíno entrega um papel com todas as solicitações para o novo coronel. “Tire esse sorriso da cara, Timóteo. Ou você atende aos pedidos, ou essa fazenda vai parar. É você quem escolhe”, diz o sertanejo.

Esperto, Timóteo lê o papel e responde: “Ração, horas de trabalho e escola pras crianças? Pronto: todos os pedidos estão atendidos! (...) Podem voltar ao trabalho! E você, Tibungo, organize uma entrega de ração para hoje no final do dia”. Todos comemoram, mas Jesuíno vai embora desconfiado.

No fim da tarde, jagunços distribuem as sacas para os empregados, que têm uma triste surpresa: no lugar de ração, Timóteo distribuiu pedras. “Daqui para frente, essa vai ser a ração de vocês! Para deixarem de ser bestas! Acharam que iam me acuar? (...) Quem não estiver satisfeito, que arrume suas trouxas e suma de minha fazenda!”, ele afirma.

Fique ligado nesta cena, que irá ao ar na sexta-feira, dia 20 de maio.

Nenhum comentário: